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A Princesa e o Sapo

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Toda história de princesa tem princesa, príncipe, vilão, feitiço e fada madrinha. Não muito mais original do que as outras, essa é diferente por ser um pouco às avessas.

A personagem principal, Tiana, não é necessariamente uma princesa, digo, não dessas nascidas em berço de ouro e tudo o mais. Ela é negra, pobre, filha de um cozinheiro que sonha abrir um restaurante. Sua mãe é costureira e faz vestidos lindos como os de princesas dos livros para Charlotte, filha de um homem muito rico. Charlotte, sim, está para princesa, das mais insuportáveis e mimadas possível. E quer um príncipe a qualquer custo, mesmo que tenha que beijar um sapo, como no conto de fadas. Tiana, também cozinheira das de mão cheia, está mais interessada em realizar o sonho do pai de abrir o próprio negócio e faze-lo um sucesso. Ela trabalha muito, desesperadamente, e junta todas as economias pra conseguir o que quer.

Mas como as coisas têm que acontecer, eis que aparece na cidade um príncipe, que de encantado, a princípio, não tem nada. Naveen, príncipe da Maldônia, é um gastador do dinheiro dos pais, que pararam de bancá-lo, preguiçoso e apaixonado por jazz. Vive a vida procurando farra e moças bonitas. Quando ele chega a Nova Orleans, Charlotte trata logo de fazer o pai oferecer sua mansão pra hospedar o bonitão, prepara um baile à fantasia e tudo mais. E oferece um dinheirão pra Tiana pra que ela cozinhe suas especialidades, assim, Charlotte pode conquistar o princeso pela barriga, já que assim que se conquista um homem, dizem por aí. Tiana aceita: o dinheiro pago pelo serviço será de grande ajuda pra que ela possa, finalmente, abrir seu restaurante.

Acontece que, Naveen, muito desassossegado, esbarra pelas ruas com Mr. Facilier, um charlatão que faz feitiços pros seus “amigos do outro lado”. Conhecido também como o homem da sombra, por um motivo bacana e assustador, transforma Lawrence, empregado de Naveen, no patrão, de quem tem inveja. E o príncipe é transformado, adivinha!, em sapo. Lawrence chega na festa pagando de príncipe e já trata de correr atrás de Charlotte, de olho no dinheiro da filhinha de papai. E o príncipe, agora sapo, sai atrás de uma princesa pra beijá-lo e desfazer o feitiço. Aí, ele encontra Tiana, linda e fantasiada de princesa, e a convence, com muito esforço e por meio de chantagem (por que homens adoram isso?) a “destransformá-lo”. Só que Tiana não é princesa de verdade, né? E aí, os dois pequenos répteis acabam se aventurando por uma floresta escura atrás de ajuda pra voltarem à forma humana. E aqui tem o mais legal: os personagens que aparecem pelo caminho são os mais divertidos de todos.

Não vou contar o que acontece pelo caminho (sim, vou deixar todo mundo curioso e obrigá-los a assistirem desenho!), mas a parte que me deixou surpresa foi a atitude de Charlotte quando ela finalmente precisou agir. Não esperava que ela fosse ter o tal comportamento. No final das contas, depois de muita estripulia do povo doido da floresta, musiquinhas que embalam os momentos e todas as coisas dos filmes da Disney, a moral da história é: seja perseverante, mas não fique obcecado pelo seu objetivo, divirta-se também (nossa, olha quem é que foi ver o filme!) e, quando aparecer um problema, tome tempo pra se conhecer melhor e ver o que há de errado pra, então, buscar uma solução.
É um conto de fadas com uma curandeira de vudu no lugar da fada, muito engraçada. Não ganha da Branca de Neve, mas os personagens da floresta me conquistaram. Vai um chopp pra Tiana e dois pra galera da floresta.

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3 Comments

3 Comments

  1. João

    17 de março de 2010 at 21:07

    "Ela é negra, pobre, filha de um cozinheiro que sonha abrir um restaurante"
    quando comecei a ler essa frase achei que se tratava de um post de "preciosa".
    mas quando era criança só pegava filminhos da disney na locadora pra ver.
    verei este.

  2. 2T

    17 de março de 2010 at 23:37

    HAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAA, verdade.

    Bem vinda ao clube.

  3. Anonymous

    21 de março de 2011 at 14:42

    Esta é uma história onde devemos tirar como aprendizado que não devemos ficar obssecado por nossos objetivos e esquecer de viver a nossa vida, por mais dificuldades que apareçam, devemos sempre estar preparado para solucioná-las.
    E no lado amoroso da história, podemos tirar como conclusão que a pessoa que amamos ou aprendemos a amar, possuem defeitos, como o sapo que era preguiçoso, gastão, metido… mas devemos aprender a lidar com tais defeitos, pois somente um amor verdadeiro é capaz de mudar uma pessoa, o que devemos fazer é não desistir do nosso amor, pois finais felizes existem e perseverança é a principal caracteristica para nunca desistir de nossos sonhos.

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Críticas de filmes

O Telefone Preto

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A Blumhouse, produtora americana conhecida pelas franquias Halloween e Atividade Paranormal, traz uma boa surpresa para o cenário do terror mainstream em 2022 com o lançamento de O Telefone Preto. O longa dirigido por Scott Derrickson (Doutor Estranho, 2016), chega aos cinemas brasileiros dia 21 de julho e traz Ethan Hawke (Cavaleiro da Lua, 2022) sequestrando adolescentes nos anos 70.


O roteiro segue Finney Shaw, interpretado por Mason Thames (Walker, 2017) um adolescente de 13 anos introvertido e que sofre bullying na escola. Ele e sua irmã Gwen, vivida por Madeleine McGraw (Homem Formiga e a Vespa, 2018), são muitos próximos e enfrentam dificuldades em casa devido ao alcoolismo do pai, papel de Jeremy Davies (A Casa Que Jack Construiu, 2018).


Um ponto alto do filme está no carisma das crianças. Finney e Gwen são personagens com os quais nos importamos desde o ínicio, não apenas por serem crianças desprotegidas, mas por possuírem instinto de sobrevivência e superação. A amizade dos irmãos proporciona momentos comoventes e fofos em tela e, mesmo quando estão separados, a conexão entre os dois continua muito forte.


Dessa forma, ao colocar crianças como protagonistas, o diretor que também é um dos roteiristas do filme juntamente com C. Robert Cargill (A Entidade, 2012), assumiu o risco de confiar nas habilidades delas para transmitir a tensão do filme. É certo que o elenco de apoio, composto pelos adultos também atua bem, o próprio Ethan Hawke, sempre competente, porém, ele passa todo tempo do filme mascarado e, as situações mais aflitivas, são lideradas pelos atores mirins.


Na cidade de Denver, Colorado, onde a família mora, alguns garotos que estudam na mesma escola dos irmãos começam a desaparecer. Finney, ao voltar para casa depois da aula, também é pego pelo sequestrador mascarado que o leva para um porão à prova de som. No local, há apenas uma cama e um telefone preto desconectado, porém, Finney começa a ouvir chamadas do aparelho desligado.


As ligações recebidas por Finney são os fantasmas dos meninos assassinados anteriormente pelo sequestrador. A princípio, Finney fica assustado com essa interação sobrenatural, mas logo começa a se comunicar melhor com os garotos mortos e usar isso para tentar escapar do cativeiro. Nesse momento, conhecemos melhor o caráter sádico do vilão e quem foram as primeiras vítimas dele.


Além disso, a atmosfera sombria, a violência e a constante ameaça de que Finney não irá escapar de seu destino terrível, aliadas ao uso contidos de jump scares, fazem com que o suspense seja eficiente. O longa foi baseado no conto de mesmo nome de Joe Hill, filho do famoso escritor Stephen King, e, os fãs de King irão perceber várias referências e inspirações do autor de It: A coisa.


O Telefone Preto não é um filme perfeito e pode não impressionar a todos, porém, quem aprecia uma combinação entre os subgêneros sobrevivência e investigação, irá sair da sessão muito satisfeito. As jornadas dos personagens e a entrega das performances conseguem prender nossa atenção. Vale a pena conferir!

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Críticas de filmes

Elvis: Austin Butler é o Rei do Rock em cinebiografia de Baz Luhrmann

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O ator de 30 anos, Austin Butler, era conhecido por participações em programas adolescentes dos canais Disney Channel e Nickelodeon e por protagonizar a série The Carries Diaries (2013-2014). No ano de 2019, além de uma ponta em Era Uma Vez…Em Hollywood de Quentin Tarantino, Butler foi escalado para viver Elvis Presley na cinebiografia Elvis (2022), de Baz Luhrmann, neste que provavelmente é o papel que colocará o jovem ator como um dos mais promissores artistas do cinema atualmente. 

Elvis, que estreia no Brasil no dia 14 de julho de 2022, a primeira vista pode parecer uma cinebiografia tradicional e, de certo modo, o roteiro segue uma estrutura linear conhecida de ascensão e queda do astro do rock. Contudo, a direção e estilo de Baz Luhrmann (O Grande Gatsby, 2013), trazem um diferencial para o filme e, principalmente, para quem é fã do diretor, elevem a experiência cinematográfica. 

Como de costume, Baz utilizou de toda sua criatividade para maximizar os eventos que ele decidiu contar. O filme é extremamente vibrante e frenético. Logo nos minutos iniciais pode-se perceber que a montagem, nada convencional,  realiza transições diferentes, mistura gêneros diferentes e potencializa as partes musicais com cortes rápidos e variações de filtros e cores em sua fotografia e figurinos.

Para acompanhar essa vibração alucinante, era preciso contar com uma performance marcante que conseguisse capturar a essência de Elvis. Levando isso em conta, Austin Butler foi a escolha perfeita. Austin é uma estrela em ascensão e, é impossível não se apaixonar por ele. Em entrevistas para promover o longa, Butler detalhou um longo processo de dois anos de estudo para fazer justiça à figura de Presley. 

A dedicação e preparo do ator compensaram bastante porque Austin Butler é o filme! Para dar luz ao personagem, além de cantar e dançar muito bem, eram necessárias atitudes e comportamentos que fossem além de imitações caricatas. Dessa maneira, o ator transmite todo o magnetismo, energia e carisma que encontramos em Elvis Presley. 

Por outro lado, o personagem vivido por Tom Hanks,  o empresário Tom Parker, que foi responsável por lançar o cantor ao estrelato, não fugiu muito de um caráter caricaturesco. Isso se deve, não tanto pela interpretação de Tom Hanks, mas sim, pelas escolhas do roteiro e direção. Ao definirem Tom Parker como um antagonista muito claro, eles o transformaram em um vilão exagerado. De fato, os abusos emocionais e financeiros que Parker praticava com Elvis, são angustiantes e  é nítido que a proposta do filme era aumentar a comoção e nos deixar revoltados com a manipulação sofrida por ele. 

De maneira geral, Elvis emociona, entretém e destaca as contribuições do ícone do rock para a história da música. Comparada às dezenas de cinebiografias que os estúdios produzem todos os anos, Elvis consegue se sobressair. O filme foi ovacionado por 12 minutos no Festival de Cannes em maio deste ano, e vem conseguindo ótimos números de bilheteria nos Estados Unidos. O sucesso do filme é merecido, vida longa a Austin Butler e Baz Luhrmann! 

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Críticas de filmes

Lightyear: Buzz recruta turma de desajustados em aventura do Comando Estelar

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A franquia Toy Story é sem dúvidas um dos maiores sucessos da história do cinema, tanto no desempenho nas bilheterias quanto na aclamação da crítica e do público em geral. Um dos motivos que explicam tamanho êxito é o carisma e simpatia de personagens como Woody, Rex, Sr. Cabeça de Batata e Buzz Lightyear. Este último ganhou seu spin-off que estreia dia 16 de junho no Brasil.

Os fãs de Toy Story, provavelmente devem se lembrar que em 1995, Andy  ganhou um exemplar do brinquedo Buzz, personagem principal do seu filme favorito. Assim, Lightyear, como indica o nome, se propõe a contar a história original de como Buzz se tornou o lendário patrulheiro espacial. 

No enredo, Buzz é ainda um jovem astronauta e junto de sua parceira de equipe, Izzy, estão a explorar um planeta desconhecido, porém as coisas se complicam quando plantas hostis atacam a nave de Buzz. A tentativa de escapar do local dá errado e Buzz e a tripulação são forçados a ficar no local e elaborar um plano arriscado de fuga. 

Dessa forma, o filme percorre várias referências e alusões a clássicos da ficção científica. De fato, em sua missão para conseguir retornar à Terra, Buzz precisa encontrar uma maneira de viajar entre o tempo e o espaço.  Assim, em suas tentativas, o patrulheiro envelhece alguns minutos, enquanto seus amigos envelhecem por anos e, a cada falha de Buzz, ele se distancia da idade das pessoas. 

Além disso, esse fato traz diversos conflitos para o protagonista: Buzz se sente muito frustrado por não conseguir cumprir a missão e não consegue se integrar à nova realidade. Dessa maneira, o roteiro usa as investidas que falharam para mostrar características da personalidade de Buzz, ele ainda é muito teimoso e se recusa a aceitar ajuda. 

Todas essas qualidades são acentuadas quando Buzz se junta à uma turma de patrulheiros desajustados. Nesse momento, o protagonista precisa aprender a lidar com seus defeitos e, principalmente, a trabalhar em equipe. Os elementos de nostalgia são explorados na medida mas nunca em exager. Assim, o filme destaca valores de amizade, companheirismo e força de vontade. 

Outro momento especial que acompanhamos são as mudanças de traje do Buzz, que vão evoluindo no decorrer da história. De modo geral, Lightyear é divertido e tem personagens carismáticos que vão agradar a todos os públicos. O enredo se mantém consistente e no terceiro ato traz elementos novos mas sem grandes reviravoltas.  A Pixar trouxe uma experiência cinematográfica depois de dois anos sem lançamentos no cinema e vale a pena conferir. 

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