Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Os Especialistas

 

OS ESPECIALISTAS CONSEGUE REUNIR TUDO QUE OS TRABALHOS DE JASON STATHAM TEM DE MELHOR. Além da pancadaria desenfreada e o humor seco, o ator tem espaço para cada vez mais fundir o seu nome com o gênero de ação e se firmar de vez como uma das maiores referência do cinema moderno. Há quem goste e aprove a maioria dos trabalhos de Statham, mas quase que na mesma proporção existem aqueles que desaprovam o estilo, e também o próprio astro.

Clive Owen surge como o antagonista, numa performance surpreendente e que relembra Mandando Bala (mas sem incluir a cenoura ou os tiros sem noçāo), uma pena que o trailer de Os Especialistas nos prega uma peça e acabamos pensando que trata-se de uma produćāo cujo único compromisso com a realidade é a de que os atores não sairão voando, porque de resto…

- Advertisement -

Até a presença de Robert de Niro merece respeito, ainda mais numa época de vacas magras para o ator, cada vez mais aparecendo como figurinha decorativa em grandes bombas fabricadas por mentes famigeradas e que após exagerarem nas bebidas, acabam pensando: “seria genial ter o De Niro no elenco”. Pior é saber que tanto ele quanto o Al Pacino andam quase que se prostituindo para manterem-se em atividade.

Inspirado numa história real, Os Especialistas coloca De Niro como o mestre de Statham e Owen como um soldado de bigodinho (sério, pelos trailers dava para esperar muita tosqueira, o que nāo rola) que passa a desconfiar de sua importância no jogo. Quando o personagem de De Niro acaba sequestrado, ele obriga Statham a abandonar a vida pacata e voltar a matar.

O diretor caprichou nas doses de açāo, o que já teria sido o suficiente para amarrar todos os detalhes, mas o excesso acabou pesando. A subtrama romântica pouco acrescenta (e não poderia ser mais forçada) e parece que a existência de uma mulher na vida de Statham foi apenas para que ela pudesse ser usada (ou quase) como moeda de troca. Será que essa mensagem de paz e recuperação através do amor realmente funciona ou convence alguém?Muito perigoso achar que as pessoas só se encontram quando estāo acompanhadas em um tempo onde ninguém quer isso de verdade. Outro problema observado está na conduçāo de alguns personagens, que ficam perdidos e desperdiçados. Claro que o filme gira em torno do trio de protagonistas, mas coadjuvantes de luxo sempre fazem falta.

Os Especialistas é o prato da vez para quem está ansioso por Os Mercenários 2, que coincidentemente (really?) terá Statham novamente como um dos protagonistas.

Título original: Killer Elite
Direção: Gary McKendry
Roteiro: Matt Sherring
Elenco: Clive Owen, Jason Statham, Robert de Niro
Nota: