Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Soldado Universal 3: Regeneração

Há muitos anos o diretor Roland Emmerich, famoso por dirigir filmes catástrofe como Independence Day e 2012, levava para o cinema a história de super soldados do exército norte-americano. Na época o ator Jean Claude Van Damme gozava de certa reputação como astro dos filmes de ação e podemos dizer que até chegaram a existir bons filmes (embora fossem raros) como Timecop e O Alvo, além desse Soldado Universal original. Hoje, quase vinte anos depois, o ator ainda continua na ativa e, como não podia deixar de ser, investindo em filmes de ação de qualidade duvidosa.

- Advertisement -

Curioso lembrar que recentemente ele estrelou uma espécie de biografia (no melhor estilo O Lutador, onde mostrava sua decadência como artista) e conseguiu surpreender ao mostrar que podia ser (um pouco) mais que músculos e chutes. Depois de JCVDparecia que a carreira de Van Damme voltaria aos eixos e ele se tornaria, novamente, um ator de respeito. Mas não foi bem isso que aconteceu. Além de esnobar o convite de Sylvester Stallone para integrar o elenco de Os Mercenários (longa que promete realizar os sonhos de todo fã do cinema de ação dos anos 80/90), o belga resolve revisitar um de seus grandes sucessos. Soldado Universal 3: Regeneração não chega a ser horrível, mas está bem longe de evitar a vergonha alheia que acabamos sentindo ao ver Van Damme tentando esboçar emoções.
O filme aparentemente não tem conexão nenhuma com a parte dois (a qual eu não vi e não tenho intenção nenhuma de ver algum dia) e começa logo onde o original parou. A personagem que JCVD interpreta está se recuperando e em período de adaptação na sociedade. Porém tudo muda quando outro super soldado sequestra os filhos de um líder político e ameaça explodir uma bomba nuclear no país. O exército não tem outra chance que não usar o velho super soldado para salvar a pátria e evitar o pior.
Poderia até ser interessante rever o encontro de Dolph Lundgren e JCVD, mas tudo acontece de uma forma extremamente pateta. Lundgren é um cara inteligente, mestre em química e com um alto nível de Q.I., mas parece que seu hobby é aparecer em filmes e fingir que é ator. Nem mesmo o Murilo Benício tem expressões faciais tão reduzidas. Seu personagem aparece de maneira inexplicável e se era criada a expectativa de ver os dois lutadores lutando contra um super soldado from hell, acabamos desiludidos ao perceber que o personagem de Lundgren nem mesmo encontra o novo soldado. Previsível e nada interessante. Poderia ter um resultado bem melhor se o roteiro usasse a união dos dois inimigos contra um sujeito ainda mais poderoso.
Infelizmente Soldado Universal 3 começa ruim (a sequência inicial é um tanto mongol e tosca) e tem um daqueles finais que nós imploramos para não ver nunca. Sabem quando o filme termina com o sorriso do vilão e indicando que não acabou ali e ainda vamos ouvir falar dele? E’ exatamente desta maneira que o filme acaba. E para quem teve que aguentar o Dolph Lundgren com crise existencial na parte final do filme, o resultado é um grande exercício para a paciéncia do espectador. No meu caso ela é quase nula e apostaria várias balas juquinha que a sua não deve ser lá muito diferente…
Ficha Técnica:
Soldado Universal 3: Regeneração (2009)
Dirigido: John Hyams
Roteiro: Victor Ostrovsky
Genêro: Ação
Elenco:Jean Claude Van Damme

Trailer:
13 Comentários
  1. Heliezer Soares Diz

    Você é muito, mas muito corajoso para perder tempo assistindo esse tipo de filme. Seria o mesmo que assistir um novo Anaconda e esperar alguma coisa diferente do péssimo.

    Confesso que quando era criança eu assistia e gostava dos filmes do JCVD. Acho que devo ter assistido umas cinco vezes o clássico "O Grande Dragão Branco"… como eu gostava dessa época. Mas isso agora pertence ao passado. Van Damme nunca foi um ator carismático. Aliás, não lembro de nenhuma boa atuação dele. Nos filmes, quando criança, eu gostava das cenas de luta e nada mais…

  2. ccsj Diz

    Respeito a opnião de cada um, mas todo este esculacho não deve passar de uma grande dispeita. Sim, pois o cara é podre de rico, enquanto você fica aí tirando ondinha de crítico super cabeça.

    Há quem goste deste tipo de filme, se não gostou poderia muito bem ter desligado nos primeiros 10 minutos, ou sua ignorância não o deixou raciocinar que se já não estava bom, melhor não ficaria.

    O fato é que ele tem fãns pelo mundo todo, e você? Será que tem um fã pelo menos em sua rua? kkkkkk

  3. Junnel Diz

    ccsj,
    me desculpa, mas o seu argumento de o cara ser podre de rico e cheio de fãns por ai não é válido.
    Pois ao dizer isto, vc ta falando que BBB é uma das maravilhas do mundo, afinal cada um dos participantes enchem o rabo de grana e saem de lá cheio de fãns.

    Ninguem aqui tira ondinha de critico de cinema, pois como o senhor pode ver, o subtítulo do blog é: "Cinema por quem entende mais de mesa de bar". ou seja postamos aqui as nossas impressões sobre os filmes.

    Completamente desnecessário seu comentário super ofensivo, afinal no post não há nenhuma referencia à qualquer limitação no cérebro de quem tenha gostado do filme.

    De qualquer forma, Obrigado por sua opinião 🙂
    continue comentando 😀 (mas tenha mais calma da próxima vez)

  4. robinho Diz

    Pelo amor de Deus, Me ajudem !
    Ate quando vamos ter que conviver com pessoas Derrotistas como vocês …
    O filme é ótimo , Vale a pena assistir pessoal !
    Ainda prova que Van Damme continua sendo um ótimo Ator !
    Falta de QI é de quem publicou este Post , AFF

  5. Junnel Diz

    É, vejo que existe um grande complexo de Q.I. baixo de quem assistiu e gostou deste filme.

    Calma Galera, o fato de nao termos gostado deste filme não significa que estamos ofendendo quem tenha gostado.
    (o mesmo para a saga de O crepúsculo)

    sendo assim, se voce viu e gostou, sinta-se convidado a escrever um post que será publicado na sessão "A vez do visitante"

    Obrigado 🙂

  6. Wladmir Diz

    MUITO BOM! SÓ Q NAUM GOSTEI PQ DOLPH LUNDGREN MORREU MUITO FACIL! O MAIOR VILAO DEVERIA SER ELE NAUM O PITBULL! TIRANDO ISSO FOI BOM! MAS PREFIRO O PRIMEIRO!

  7. andre Diz

    EU GOSTO DE FILMES DE AÇÃO COM ARTES MARCIAIS, E TE GARANTO QUE NO CINEMA POUCOS SÃO OS ATORES Q REALMENTE DEMONSTRAM BOA HABILIDADE, ENTÃO SÓ FALTA DIZER Q DE LUTA JCVD NÃO SABE NADA… QUANTO A INTERPRETAÇÃO, EXPRESSÃO E TAL QUEM GOSTA DESSE TIPO DE FILME NÃO COSTUMA PRESTAR MUITA ATENÇÃO NISSO.

  8. renner Diz

    fiquei triste poque ele nao aceitou o comvite do silveste estallone para filmar o s mercenarios que foi gravado no brasil no rio de janerio em 2009 o filme deve etreiar em agoar 20 de junho nos cinemas

  9. peça Diz

    acho que voces estao tentando se enganar,todos viram algum filme do van damme algum dia e gostou.pra mim o melhor filme dele é aquele em que ele nao luta:legionario

  10. lfss_1979_lec Diz

    mas e o que voce espera de um filme como esse? todo mundo sabe que esses caras não são atores de verdade, não acha que colocou as coisas um pouco desconexas demais? e daí que dolph lundgren tem mestrado em química?

    obviamente ele ainda faz esses filmes porque rende uma boa grana pra ele, porque outro motivo faria?

    como filme de ação e dadas as devidas limitações desse tipo de produção (não é uma produção hollywoodiana) eu achei acima da média pro gênero.

    além do mais como voce muito bem falou, é como crepúsculo, é filme pra fã.

    e se achou esse realmente tão ruim, assista soldado universal 2 e coloque suas impressões aqui no site por favor eu insisto se voce conseguir, rsrs

  11. 2T Diz

    cara…
    soldado universal 2 é pesado demais até para os meus padrões. hahahahaha
    vou ver se consigo seguir sua dica, de qualquer forma.

  12. Israel Almeida Diz

    israel de almeida silva
    paseru

  13. Israel Almeida Diz

    oi a miho
    taseto
    oi

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.