Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Amor Bandido

MUD-pic-3_3
AHHHH, O AMOR E O DESGOSTO COM A DESILUSÃO. Não há quem não tenha passado por esse sofrimento que faz parte do ciclo da vida.

Mas calma, apesar da frase acima e do filme se chamar “Amor Bandido” (“Mud” no idioma original), não estamos falando de um drama/comédia romântica. Jeff Nichols, o diretor por trás do ótimo “O Abrigo” traz em seu terceiro filme como diretor uma história claramente inspirada nas obras do escritor Mark Twain, principalmente “Tom Sawyer”.

Em uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos, dois jovens, Ellis e Neckbone, acabam achando um barco abandonado preso em uma árvore, em uma pequena ilha do rio do Mississippi. Ao decidirem ficar com ele, logo descobrem que o fugitivo Mud (Matthew McConaughey) está vivendo nele, enquanto espera por sua namorada Juniper (Reese Witherspoon). Após simpatizarem com a história por trás do crime cometido por Mud, os dois resolvem ajudar o casal a se reunir, em troca do barco. E isso leva os jovens a mentir para seus pais e amigos e também a roubar comida para ajudar Mud.

- Advertisement -

Ellis, que é interpretado de forma espetacular pelo jovem Tye Sheridan, também está lidando com o divórcio dos seus pais e com um confuso romance no colégio, o que o leva a simpatizar ainda mais com Mud, enxergando o relacionamento dele com Juniper como algo mais puro do que vivenciado por seus pais e até por ele mesmo. Mas claro que, eventualmente, isso cai por terra.

E é bem interessante o jogo que Jeff Nichols faz aquino começo da obra, quando o barco está preso na árvore, o filme tem um tom mais lúdico e Ellis tem uma visão mais pura e ingênua do amor. E mais tarde, ao terminar o seu romance no colégio e ver que Juniper não é lá flor que se cheire, o barco já está em terra novamente, quebrando a idéia lúdica do começo do filme. Já a fotografia concebida por Adam Stone aposta em planos mais abertos, de modo a caracterizar a cidade e a ilha não só como locações, mas também como personagens.

Já Matthew McConaughey mais uma vez queima a língua dos seus críticos, fazendo mais uma performance espetacular e interpretando um homem que apesar de não ser inocente e ter cometido um crime bárbaro, ainda permanece ingênuo no que se refere ao amor. Já passou da hora de ganhar um Oscar.

topic-mud1

O filme acaba esbarrando em alguns clichês, mas fecha com uma única e eficiente sequência de ação. “Mud é a prova de que Jeff Nichols está no caminho certo de se tornar um dos maiores diretores contemporâneos dos Estados Unidos, ao trazer um filme que apesar da simples história, encanta pelo carisma dos dois jovens, pelo drama do personagem título e pela maneira que trata a temática do amor: crua, porém realista e até mesmo esperançosa.

poster amor bandido

Título original: Mud
Direção: Jeff Nichols
Produção: Lisa Maria Falcone, Sarah Green, Aaron Ryder
Roteiro: Jeff Nichols
Elenco: Matthew McConaughey, Tye Sheridan, Sam Shepard, Reese Witherspoon, Michael Shannon
Lançamento: 2012
Nota:[cinco]