Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Curta libre – Alma

Olá pessoal, este é o quarto Curta libre e hoje vamos fazer diferente, sair um pouco do underground e do oldschool e dar o foco da semana ao mainstream, vamos falar sobre um curta da Pixar!

Alma (2009) dirigido pelo espanhol Rodrigo Blaas, foi indicado pela leitora Dilian Caiafa,  e é uma animação que trás suspense ao universo infantil (confesso ter me deixado apreensivo com relação ao rumo da história e até mesmo perturbado com a conclusão).



O curta é bem pequeno 4:50, então vou falar pouca coisa antes de colocar o vídeo pra não estragar a surpresa.

A história é sobre Alma uma menininha que está dando uma volta em um dia de inverno em algum lugar do mundo, e de repente percebe que existe uma loja que tem uma boneca idêntica a ela. 


A partir dai coisas estranhas começam a acontecer.
Confira :

- Advertisement -

O curta americano já trás em si um trocadilho com  o título Alma que na língua inglesa é apenas um nome próprio enquanto que para nós que falamos línguas latinas a palavra tem um significado que é extremamente complexo . 
Além disso, a trilha sonora contribui com a atmosfera infantil e nos induz a pensar que no final vai dar tudo certo… e como vocês puderam ver, não é bem verdade… e a roda continua a girar.
Dá pra fazer milhares de analogias com as palavras-chaves “loja”, “deslumbramento”, “aprisionamento”. No meu entendimento a que ficou mais explicita é a questão de como achar que as coisas que estão na vitrine foram realmente feitas para você e pra mais ninguem pode nos colocar em uma situação complicada.



Bem é isso, Curtiu? Comente, compartilhe!
E não se esqueça que voce pode sugerir o curta da semana que vem.


Até lá pessoal!

Comentários