Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Do Que as Mulheres Gostam

whatwomen

PENSE NUM FILME RUIM. Adicione a ele uma história recheada de clichês românticos e ideias irreais sobre homens e mulheres, que acreditamos de qualquer forma. O resultado conseguido é Do Que as Mulheres Gostam, filme de Nancy Meyers que você provavelmente já viu na Sessão da Tarde, na Globo. Pois é isso o filme: uma sessão da tarde tediosa na sua vida.

Nick Marshall (Mel Gibson, extremamente canastrão) é um homem sensual, machista e sem coração. Após um acidente em uma banheira, ele passa a ouvir os pensamentos das mulheres. Somente das mulheres. Decide-se, então, a se aproveitar de seus novos poderes. Ah, há ainda uma história de amor entre o personagem e sua chefa, Darcy Maguire (Helen Hunt, sempre linda, sempre sexy, sempre charmosa), que só serve para provar que o amor muda tudo nas nossas vidas.

- Advertisement -

O comportamento egoísta de Marshall é justificado pelo fato dele ter crescido em Las Vegas, onde sua mãe trabalhava. Ótimo motivo, só que não. Ok, a sociologia afirma que o ambiente influencia no crescimento da criança e no adulto que ela possa se tornar. No entanto, é um clichê enorme considerar que um homem será um mulherengo só porque cresceu cercado por várias mulheres trajando maiôs e com uma mãe devassa. Ele podia ter terminado como um depressivo ou um maníaco. E não só.

Por ser homem, Nick Marshall fuma, gosta de esportes, olha para bundas, bebe e despreza as mulheres. Como mulher, Darcy Maguire é delicada, determinada, romântica, envergonhada e líder nata (porque as mulheres precisam fazer mil coisas ao mesmo tempo, sempre com o desodorante no ponto). Você já viu em algum filme personagens com esta descrição? OPA, em vários… Isso faz com que eles sejam chatos, sonolentos e esquecíveis (ou só lembrados para por terem participado de obra tão ruim).

Gibson tem um desempenho típico de ator iniciante da Malhação. A cada expressão, uma boca aberta e olhos esbugalhados. Tudo muito exagerado e nada sexy, como deveria ser. As atrizes atuam como se estivessem falando quando suas personagens pensam, em um claro erro de direção. Aliás, este filme é extremamente equivocado. Atuações forçadas, roteiro fraco e fotografia feia. Ele não serve nem para Sessão da Tarde… Talvez por isso a Globo não o passe mais.

220px-Whatwomenwant

Título original: What women want
Direção: Nancy Meyers
Roteiro:Josh Goldsmith
Cathy Yuspa
Diane Drake
Elenco: Mel Gibson
Helen Hunt
Marisa Tomei
Bette Midler
Lançamento: 2000
Nota:[umaemeia]