Cinema por quem entende mais de mesa de bar

A Rede Social



Ficha Técnica

título original:The Social Network

gênero:Drama

duração:2 hr 1 min

ano de lançamento: 2010

site oficial:http://www.thesocialnetwork-movie.com

estúdio: Columbia Pictures / Relativity Media / Michael De Luca Productions / Scott Rudin Productions / Trigger Street Productions

distribuidora: Sony Pictures Entertainment / Columbia Pictures

direção:David Fincher

roteiro: Aaron Sorkin, baseado em livro de Ben Mezrich

produção: Dana Brunetti, Ceán Chaffin, Michael De Luca e Scott Rudin

música: Trent Reznor

fotografia: Jeff Cronenweth

direção de arte: Curt Beech e Keith P. Cunningham

figurino: Virginia Johnson

edição: Kirk Baxter e Angus Wall



“A Rede Social” é o grande filme do ano.Dirigido por David Fincher (‘O Curioso Caso de Benjamin Button e Clube da luta), ‘A Rede Social’ mostra a história de Mark Zuckerberg, um garoto mimado e um pouco arrogante, que resolve criar a maior rede social da atualidade o FACEBOOK.


No começo, ter um perfil no Facebook só era possível se você fizesse parte do grupo de estudantes de Harvard. Mimado, Mark é interpretado pelo jovem ator Jesse Eisenberg, que convence bem no papel principal do filme(Ele não sorri nem altera o tom de voz e tem uma forma de falar meio que atropelando as palavras. ). Já Andrew Garfield (o próximo Homem Aranha das telonas.. sim sim sim) não parece muito seguro no papel de Eduardo Saverin, co-fundador e principal “patrocinador” do projeto que se tornaria no Facebook como o conhecemos hoje. A participação do cantor Justin Timberlake como Sean foi crucial para criar o clima competitivo entre os jovens Bilionarios.


Esse clima competitivo gerou a briga mais fácil de se ver hoje em dia. A Briga por poder, dinheiro e sucesso.. Os dois ate então amigos (Mark e Eduardo ) entram nesse mundo e se perdem, na busca de mais.. mais.. muito mais. Mark além de brigar com seu melhor amigo ele é processado pelos irmãos Cameron Winklevoss e Tyler Winklevoss, por ter “roubado” a ideia deles.


Com uma fotografia peculiar( principalmente na cena da competição de remo) o filme nos prende com os diálogos intensos, cheios de sentimentos bons e ruins. A montagem ágil é o ponto chave para a construção das idéias do filme.


Vale destacar também a trilha sonora, moderna e cool, possui composições facilmente premiáveis, mas o filme não é apenas um tipo de documentário sobre a criação do Facebook, trata-se de algo além. O fato é que a mensagem passada pelos pôsteres foi muito bem trabalhada no longa: não se conquistam amigos sem também conquistar inimigos. Isso mesmo. O filme vai trabalhar a obsessão pelo sucesso e o que realmente vale a pena cometer para consegui-lo. Retrata como a Ambição, o dinheiro, o orgulho entre outros podem acabar uma amizade de anos. E mesmo sabendo como é o desfecho ficamos ansiosos a cada cena, a cada take.

“A Rede Social” concorre aos prêmios de melhor filme de drama; melhor diretor, para David Fincher; melhor ator, para Jesse Eisenberg; melhor ator coadjuvante, para Andrew Garfield; melhor roteiro e melhor trilha sonora original no oscar. Imagino que ele vai abocanhar a maioria dos prêmios.

Enfim, o filme é digno de curtir, compartilhar e comentar.

Premiações

OSCAR
Indicações
Melhor Filme
Melhor Diretor – David Fincher
Melhor Ator – Jesse Eisenberg
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Fotografia
Melhor Trilha Sonora
Melhor Edição de Som
Melhor Edição

GLOBO DE OURO

Ganhou
Melhor Filme – Drama
Melhor Diretor – David Fincher
Melhor Roteiro
Melhor Trilha Sonora

Indicações
Melhor Ator – Drama – Jesse Eisenberg
Melhor Ator Coadjuvante – Andrew Garfield


BAFTA

Indicações
Melhor Filme
Melhor Diretor – David Fincher
Melhor Ator – Jesse Eisenberg
Melhor Ator Coadjuvante – Andrew Garfield
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Edição

CÉSAR

Indicação
Melhor Filme Estrangeiro