Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Elysium

951023 - Elysium

EM UM FUTURO APOCALÍPTICO,, no ano de 2.159, a humanidade é  dividida em apenas duas classes. Alguns privilegiados vivem em Elysium e o restante das pessoas continua em um Planeta Terra praticamente inabitável.

Elysium é um satélite localizado na órbita do planeta. Seus habitantes são pessoas selecionadas, monitoradas e, aparentemente, perfeitas. A ambição pelo poder e o desprezo pelos habitantes da Terra é constante e um dos principais objetivos de seus governantes é proteger Elysium da população que vive na Terra. Entre estes ambiciosos, está a secretária Rhodes (Jodie Foster), que é capaz de passar por cima de qualquer um que queira atrapalhar seus planos.

- Advertisement -

Max (Matt Damon) é atingido por um excesso de radiação e precisa ser curado em até cinco dias. Este é o prazo que ele tem para invadir Elysium. Em troca da ajuda de Spider (Wagner Moura), Max aceita o desafio de realizar a invasão. Se ele conseguir isto, não só a sua cura estaria garantida, como também a igualdade entre os povos e a acessibilidade à perfeição que só existe no satélite.  No meio do caminho, Max descobre que Frey (Alice Braga), sua amiga de infância, está precisando encontrar a cura para a doença de sua filha e que só é possível em Elysium. As principais barreiras para alcançar o satélite são os grandes e poderosos robôs criados para protegê-lo dos “intrusos” vindos da Terra.

elysium

A comparação com Wall-E é realizada de primeira. A Terra é retratada quase da mesma forma; um lugar inóspito para a raça humana. Também é possível notar a grande semelhança com a situação na qual os latinos vivem em relação aos Estados Unidos e sua fronteira, sendo tratados como raça inferior.

O filme conta com cenários e efeitos especiais de altíssima qualidade. O sufoco está no ar da Terra, dando a verdadeira percepção de poluição e sujeira. Neill Blomkamp é o diretor e roteirista da obra, lembrando que ele também esteve à frente de Distrito 9. É de se esperar que o filme surpreenda em quesitos técnicos.

Matt Damon

Apesar de toda a ação que acontece no longa-metragem, nada de extraordinário surpreende quem assiste. O roteiro linear faz com que o espectador preveja o final. Matt Damon, como sempre se esforça para ser expressivo, só que este objetivo não é alcançado. Wagner Moura é bom e todo mundo sabe, mas a impressão é de que Spider, seu personagem, já foi visto em outros lugares. Jodie Foster é diva sempre, e mesmo que tenha ficado um pouco “apagada” no filme, ela arrasa. Pra concluir, a linda da Alice Braga também manda bem, mas sua personagem poderia ter sido um pouco mais cativante.

Três caipirinhas são o suficiente para avaliar Elysium, que apesar de ser um bom filme, não veio para arrastar multidões às salas de cinema. Ponto positivo para o ator Wagner Moura, que agora poderá mostrar ao mundo que o seu talento é universal.

Matt Damon;Diego Luna;Wagner Moura

Nota: [tres]

 

Comentários