Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Entrevista com o Vampiro

Quando postei sobre o Anjos & Demônios surgiu nos comments aquela boa discussão sobre Original X Adaptação, e me dei conta que ainda não haviam postado sobre (pelo meno ponto de vista) uma das melhores adaptações Livro/Cinema da história: Entrevista Com o Vampiro. E como sou um grande fã de vampiros e dos livros da Anne Rice, me senti na obrigação de postar! Bom, antes de mais nada, vale ressaltar que essa foi a melhor adaptação para o Livro da Anne Rice, porque, convenhamos, A Rainha dos Condenados é um filme mt… enfim, fica a cargo de vocês o adjetivo a se usar!

Enfim, tudo começa em New Orleans quando a vida do jovem Louis de Point du Lac (Brad Pitt) chega ao ápisce da desgraça. Sem família, sem motivos pra viver, essas coisas tristes. Até que lhe aparece o sedutor vampiro Lestat de Lioncourt (Tom Cruise) lhe oferecendo nada mais nada menos do que a vida eterna em troca de um pouquinho de sangue! E pronto! +1 vampiro! Só que depois de um tempo, Louis vê que nem é tão bom ser vampiro e foge do Lestat, que tempos depois o encontra e o convence a voltar pra casa, só que… TCHARAM! Com uma menina vampira para constituir família! A pequena Claudia (Kirsten Dunst) dá um toque especial nesse trio de vampiros com sua inocência misturada a agressividade quando descobre que será eternamente uma criança vampira. Vale ressaltar que a atuação da Kirsten está FENOMENAL! Depois de não aguentarem mais viver sob o mesmo teto que Lestat, Claudia e Louis armam um plano para “matar” Lestat e fogem para a Europa, em busca de outros vampiros. Lá, eles conhecem o vampiro Armand (Antonio Banderas), dono do Teatro dos Vampiros, onde vampiros fingem ser humanos que fingem ser vampiros! Louis fica facinado por Armand, que o alerta do perigo que Claudia corria por ser uma vampira tão jovem. Enfim, não deu outra. Os vampiros do teatro caçaram a menina e deram um fim nela. Louis mais bolado ever, invade o teatro e acaba com todo mundo com uma foice! Sim! Praticamente o Rambo dos Vampiros! Acaba voltando para os EUA, onde depois de muitos anos encontra Lestat na miséria e com medo da evolução que o mundo sofreu. Tudo isso foi narrado por Louis ao jovem reporter Daniel Malloy (Christian Slater).


Well, depois desse resumão, vale repetir que o filme é sensacional! A atuação de todos está impecável! Você sofre com Louis cada momento triste e comemora cada vitória! Você fica puto com as atitudes infantis de Claudia e se revolta com Armand dizendo ser impotente contra todo o teatro! Mas nada, NADA, se compara ao amor e ódio que você sente pelo Lestat! É raro ver 4 atores atuando tão bem e passando de verdade pra película os sentimentos dos personagens. Neste caso, personagens sensacionais da obra de Anne Rice! Não preciso citar que mesmo em 1994, conseguiram usar efeitos especiais muito simples, mas que fizeram muitos se emocionaram e ansiosos ao ver o ato de transformação dos vampiros, as cenas de incêndio (principalmente no Teatro), e é claro, a maquiagem e o figurino que estão divinamente fodas! Sem falar na trilha sonora do Elliot Goldenthal que dispensa comentários!


Recomendadíssimo. FATO! Tanto livro quanto filme! Se você se arrepender ou achar ruim, me avisa que eu pago o prejuízo!

Título: Interview With The Vampire: The Vampire Chronicles
Direção: Neil Jordan
Produção: Dadiv Geffen e Stephen Woolley
Roteiro: Anne Rice (Tinha que ser!)
Elenco: Tom Cruise
Brad Pitt
Christian Slater
Antonio Banderas
Kirsten Dunst
Música: Elliot Goldenthal
Lançamento: Novembro de 1994
Duração: 123min.

pS.: De 1 a 5, o filme vale 5 Caipirinhas no Buteco!