Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Licorice Pizza

Alana Haim e Cooper Hoffman brilham em drama de amadurecimento do sempre genial Paul Thomas Anderson.

Paul Thomas Anderson, de Trama Fantasma (2017), escalou Alana Haim, do trio de rock alternativo Haim e Cooper Hoffman, filho do falecido ator Philip Seymour Hoffman, para estrelarem seu novo filme Licorice Pizza”. O longa estará nos cinemas brasileiros no dia 17 de fevereiro e é uma bela homenagem a San Fernando Valley, região sul da Califórnia, ao cinema e à juventude dos anos 70.

Em Licorice Pizza é nítida a capacidade de Paul Thomas Anderson, que divide os créditos de Fotografia com Michael Bauman, de não apenas ambientar um filme em uma certa região ou década, o diretor consegue capturar a essência  dos anos 70 e nos transportar para San Fernando. Dessa forma, embarcamos em uma máquina no tempo em que é possível sentir a atmosfera como se estivéssemos dentro do filme com os personagens. 

- Advertisement -

Na história o adolescente de 15 anos Gary Valentine(Cooper Hoffman) se apaixona pela moça Alana Haim, de 25 anos.  A distância de idade que impede o romance não impossibilita que a amizade entre eles se estabeleça e assim, Gary e Alana começam a passar tempo juntos, inclusive, se tornando sócios em um negócio de colchões de água. 

A caracterização e personalidade dos protagonistas são definitivamente o primeiro destaque positivo do filme. Gary, apesar da pouca idade, é bem maduro, confiante e seguro em suas atitudes. Além de trabalhar como ator em Hollywood, Gary tem uma mente empreendedora e determinada, é curioso ver que, em muitos momentos os adultos o tratam como igual. Em outros, contudo, Gary se comporta como um típico adolescente.

Por outro lado, Alana Kane, é uma moça que está tentando descobrir o rumo de sua vida. Ela não é insegura mas está confusa, ansiosa e algumas vezes com raiva. Alana é inteligente, prática, conectada com o mundo ao seu redor e não tem medo de mudar de ideia.  Sua personagem é o que Caitlin Quinlan, em artigo para W Magazine, chamou de o novo tipo de protagonista de dramas de amadurecimento. 

Essas mulheres se encontram entre os seus 25 e 30 e poucos anos e, representam este período de saída da adolescência que, segundo Quinlan, oferece novas liberdades mas com velhos medos para assombrá-las. A maneira como Haim retrata esses sentimentos é maravilhosa, orgânica e convincente. Alana Haim, a  musicista, se provou, mais uma vez, uma artista multi talentosa e que está preparada para os cinemas. 

É importante ressaltar também, que a relação de Anderson com Alana e Cooper vêm de longa data, sendo Paul amigo de toda família Haim e tendo ele dirigido oito clipes da banda. Além disso, Philip Seymour Hoffman, pai de Copper, colaborou com o diretor em cinco filmes: Jogada de Risco(1996), Boogie Night – Prazer Sem Limites(1997), Magnólia(1999), Embriagado de Amor (2002) e em O Mestre (2012).

De acordo com o próprio Paul Thomas Anderson, que conhece Cooper  desde os dois anos de idade, a sua personalidade simpática e engraçada contribuíram para compor o papel de Gary.  Cooper Hoffman, contou em entrevistas, do medo de atuar e a responsabilidade com o legado pai. Para sorte tanto de Cooper quanto de Alana, Paul Thomas Anderson é um excelente diretor de atores e debutar em um filme dele, é um grande privilégio. 

Do mesmo modo, o diretor-roteirista trouxe para Alana Kane vários elementos da vida real de Alana Haim: seu nome, a participação de sua família, a sua religião, o lado artístico da protagonista e até mesmo seu signo foram mantidos. Deve ser incrível para ela poder dizer que Paul Thomas Anderson escreveu, tão bem, diga-se de passagem, um papel especialmente para você. 

A união desses componentes tão pessoais do diretor e dos atores tornam Licorice Pizza seu filme mais doce, agradável, acessível e divertido.  As participações especiais  são hilárias. Bradley Cooper, interpretando Jon Peters, está no segmento mais engraçado. Além dele, Sean Penn,John Michael Higgins, Benny Safdie, George DiCaprio(pai de Leonardo DiCaprio) entre outros nomes, fazem aparições pontuais mas bastante efetivas na história.

Ademais, Licorice Pizza possui uma energia verdadeira, encantadora e alinhado a uma trilha sonora vigorosa de Jonny Greenwood, consegue aquecer o coração. Todas as referências, todos os detalhes e a jornada de crescimento dos protagonistas nos fazem amar os personagens. Paul Thomas Anderson entregou tudo aquilo que esperamos de um bom drama de amadurecimento e muito mais.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.