Cinema por quem entende mais de mesa de bar

O Amor nos Tempos do Cólera


Meu primeiro contato com o escritor colombiano Gabriel García Márquez foi em Memórias de Minhas Putas Tristes. Achei um livro bem escrito, mas que não merecia todo o mérito que recebia. Recentemente, por recomendação de uma amiga, li Cem Anos de Solidão, e entendi o porque do título de um dos melhores romancistas de todos os tempos. Seus livros são recheados de magia e superstição, onde o surreal e o verossímel se encontram, convivem entre si, disputam um espaço, e de uma forma tão harmoniosa. Assim, me apaixonei pelo autor, e o segundo romance que li foi O Amor nos Tempos do Cólera. Lindíssimo. A maneira pela qual o autor discorre sobre o amor, seus fatos, suas intempéries, seus acasos, seus infortúnios. É como se ele traduzisse todas aquelas sensações que temos por alguém que amamos: calafrios, batimentos rápidos, ânsias de vômito. Todos sintomas que coincidem com o cólera. Recomendo que leiam o autor, investiguem sua obra, retalhem seus contos e romances. Como eu fiz.

Depois de ler, corri atrás da adaptação e o que vejo? UM PECADO. Antes de blasfemar contra essa infâmia, tomei conhecimento do filme pelo relato que o Tullio fez aqui.

Posso afirmar com muita convivção que a escolha do elenco foi horrível. Salvo Javier Bardem e Fernanda Montenegro, vemos atores pálidos, insensíveis, fora do tom. A falta de expressão da atriz que interpreta a Fermina Daza, que, descrita por Marquez, tem um temperamento de mula, simplesmente me chocou. E que atriz feia. Um Juvenal Urbino sem o charme e a cortesia que irritavam Fermina. O filme falha com o livro, contando coisas que não aconteceram, e distorcendo outras. E, por Deus, onde está Leona Cassiani??? E, por favor, atores falando inglês? Cadê a fidelidade com o castelhano? Tenha dó.

- Advertisement -

Aqui está, definitivamente, um exemplo de MÁ adaptação. Se você leu o livro, FUJA desse filme que peca com o original. Onde está a magia de Márquez, aquilo que nos envolve como um feitiço, na aura de suas linhas, que nos hipnotiza por horas e horas e horas? Não recomendo. Não. Nananinanão.

Vale 1 capirinha, pela interpretação de Javier e Fernanda Montenegro, e só.

Ps.: Post dedicado à Gabi, que faz 19 anos hoje, mas que não vai ler isso…

11 Comentários
  1. Wendel Wonka Diz

    Nossa, qto ódio no coração Fla! Realmente, o filme deve ser bem ruim! AHHAHAHAHAH

  2. 2T Diz

    a trilha sonora é boa, vai…

  3. Fla Diz

    a trilha-sonora é da SHAKIRA VEI!
    tem como ser boa não

    Wonka, se você ler o livro, vai entender o ódio hahahaahahaha

  4. Thaynara Diz

    Li uma vez, que todas as obras de García Márquez, a favorita dele é O Amor nos Tempos do Cólera.

  5. LoLo Melamed Diz

    eu li o livro e comentei com o Dois Tê e ele falou da Shakira hauahauhauahauhauahauhauhauhauhua

    "A falta de expressão da atriz que interpreta a Fermina Daza, que, descrita por Marquez, tem um temperamento de mula, simplesmente me chocou. "

    Flávia, seja compreensiva, a Fermina era filha de um cara que vendia mulas… é uma jogada… hauahauh

    Ah, eu quero muito ler "Cem anos de solidão" já comecei a ler duas vezes, mas só li algumas poucas páginas, não sei… não senti ainda que é hora…

  6. Fla Diz

    Então LoLo! Ela é descrita como teimosa e orgulhosa, e de caráter explosivo! Não vi nada disso no filme!

    Cara, se você não acha que chegou a hora, não leia… Cem Anos de Solidão habita meu Top5, se bobiar no topo da parada, lindo, lindo, lindo!

  7. Fla Diz

    espero que não pensem em filmá-lo! hahahahaha

  8. 2T Diz

    Claro que pensam em filmar…

    E meu, a trilha sonora da Shakira foi surpreendente. Vai me falar que as músicas do filme são remotamente parecidas com qualquer uma que ela já colocou nas paradas de sucesso aí…

  9. LoLo Melamed Diz

    hauhauahauhaua eu já ouvi essa história e o próprio falando…

    aiai Shakiraaa!

    Estoy aqui, querendo te, arrongado-me entre fotos e cuadernos entre cosas que recuerdo que nao puedo compreender, estoy enloqueciendo-me…

    ahuahaahuahauahuahuahauahauhauahau

    Então, como eu to de repouso, novamente, após outra internação, Flávia… Eu li "Metamorfose" numa sentada hoje… aí resolvi pegar "Cem anos de solidão" e pela primeira vez eu me interessei, então estou dando sequência e acho que dessa vez estou preparada

  10. Fla Diz

    Mais uma? O que rolou, criatura?
    Metamorfose é muito bom!! O que achou? Adoro o Gregor Samsa!

    Ah, sai fora dessa Shakira gente! A unica coisa boa que ela colocou no mundo foi o que a LoLo cantou aqui hahahahaha

    Quando acabar Cem Anos de Solidão, me diga o que achou 🙂

  11. LoLo Melamed Diz

    hauahauhauhuhauha boa! Fla!! muito boa!
    MEtamorfose é ótimo, eu fiquei com uma angústia o livro todo, mas eu não conseguia parar de ler… e realmente, é muito foda!!
    Beleza, quando eu terminar de ler eu te conto, mas não prometo que vai ser logo, porque semana que vem eu volto pras aulas e aí tudo fica corridissímo, mas eu te conto quando terminar…

    Ixi… Então, deu umas febres e eu tava com umas dores nas costas, aí vai que eu tava com gripe suína, né? isso aqui é o Paraná!!! hauahuaha aí fiz uma caralhada de exames, fui internada… e eu to com uma infecção urinária e os exames de cálculos renais ainda não saiu, sai segunda…
    E é isso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.