Cinema por quem entende mais de mesa de bar

O Que Há Tigresa?

O QUE HÁ TIGRESA? É UM FILME DE 1966, que conta a história do agente secreto Phil Moscowitz  (Tatsuya Mihashi) que recebe a missão de encontrar a valiosa receita de salada de ovos roubada do Marajá Maluco, de Raspur que acredita que a receita pode lhe ajudar a dominar o mundo depois que seu país inexistente ganhar um espaço no mapa e se tornar real.

Essa história sem pé nem cabeça fica mais interessante quando temos a informação que este é um filme japonês (mais precisamente o International Secret Police: Keys of Keys), que teve seus diálogos totalmente reescritos por Woody Allen e redublados por atores americanos, transformando o filme de espionagem numa comédia muito interessante. Fato que não só faz parte da história do filme, mas como foi a maneira que foi filmado.

- Advertisement -

Após a sua estréia em O que Há Gatinha?, onde tem um papel coadjuvante e escreve o roteiro, Allen faz sua estréia como diretor em O Que Há Tigresa?, onde ao transformar um filme com uma história tipicamente de espionagem em uma comédia canastrona podemos perceber bons momentos do seu característico humor presente no restante de sua carreira.

O Que Há Tigresa? possui apenas 80min de duração, mas que garantem bons momentos de risadas com dublagens fora de sincronia, xingamentos estilizados (do tipo “Porco sarraceno! Cão espartano!), cenas de luta e mulheres bonitas e sensuais (é claro). De longe não é o melhor dos filmes de Allen, mas para época fez obteve sucesso comercial que proporcionou a Allen o respaldo para filmar Um Assaltante Trapalhão, de 1969.

p.s: para a geração que cresceu assistindo Hermes e Renato na MTV, não vai estranhar muito o aspecto “amador” da dublagem, que torna o filme ainda mais engraçado.

Título original: What’s Up, Tiger Lily?

Direção: Woody Allen

Roteiro: Woody Allen, Julie Bennett, Frank Buxton, Louise Lasser, Len Maxwell, Mickey Rose,Bryan Wilson

Elenco: Woody Allen, Louise Lasser, The Lovin’ Spoonful, Frank Buxton, Len Maxwell, China Lee

Lançamento: 1966

Nota:

 

Comentários