Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Os Goonies

Quem foi criança na década de 1980 tinha uma certeza: queria ser um Goonie. Imagine juntar um grupo de amigos, um mapa do tesouro, uma série de perigos pelo caminho, uma família mafiosa com ascendência italiana, piratas e a entrada para o mundo adulto. O filme é de 1985 e teve o argumento e a produção executiva de Steven Spielberg que – ame-o ou odeie-o, fez um trabalho marcante em Os Goonies.

Os amigos Mickey, Bocão, Bolão e Dado estão prestes a se separar, já que seus pais terão de vender suas casas a uma empreiteira. No último dia juntos, encontram um mapa e partem em busca do tesouro do pirata Willy Caolho. No caminho, juntam-se a eles Brand, irmão de Mickey, e as garotas Andy e Stef. Enquanto seguem as orientações do mapa, eles enfrentam os Fratelli, liderados pela Mama, que dirige a família com mão de aço. Dos Fratelli, só se salva Slot, o irmão rejeitado, que encontra a amizade verdadeira ao lado do Bolão e, assim, dá uma mini-lição de moral sobre inclusão social e convivência com as diferenças.

- Advertisement -

Há partes muito legais em Os Goonies. Como quando os Fratelli capturam o Bolão e resolvem torturá-lo para que conte sobre o tesouro. Bolão, chorando, conta toda a sua vida e as coisas que aprontou na escola e na vizinhança. Jake Fratelli escuta, fascinado. E tem as armadilhas de Willy Caolho, o órgão feito de ossos, Bocão apresentando para a empregada Rosalita, em espanhol, as normas da casa de Mickey, o primeiro beijo de Mickey e a música tema de Cindy Lauper.

Os Goonies é o quarto filme de Corey Feldman, um dos atores queridinhos da década de 1980, que participou também do vampiresco Garotos Perdidos, do road Conta Comigo e do divertido Sem licença para dirigir, todos filmes voltados para o público infanto-juvenil.

É um típico filme de Spielberg, com todo mundo feliz no final, depois de muitas peripécias. Willy Caolho, o pirata, é a chave para unir ainda mais o grupo de amigos e mudar a vida de todos eles. Não é à toa que, na saída da caverna do pirata, todos os Goonies passam por um buraco na parede, algo que é quase literalmente um renascimento.

Pra quem viveu a infância na década de 1980, é impossível rever o filme sem se emocionar com a busca dos Goonies.

9 Comentários
  1. ­bella Diz

    bacana o post!
    e bacana o filme também. eu era mini gente na epoca em que vi, mas ainda me lembro dele. hahaha

  2. 2T Diz

    você viu?
    e eu não?
    uau. hahahaha

  3. Nathália Martins Diz

    Sempre que eu vejo uma pessoa mais fei que a morte, caolha, com dentes pra fora ou com a falta deles eu solto: "..ãaaa.. Slot quer chocolate.. dãaaa.." – HAHAHAHAHAHAHAH.. Marcou minha infância.. qdo o vi pela primeira vez eu era pequenina, mas ja sabia o q era um bom filme…

  4. Joubert Diz

    AI EU PEGUEI UM VOMITO DE MENTIRA E FIQUEI LA FAZENDO BARULHOS ASSIM BUWEWWWAAARRRRHHGGHHHH E TODO MUNDO FICOU COM NOJO E COMECOU A VOMITAR TAMBEM…. :ó( pobre bocão, so de lembrar eu choro…
    enfim, eu realmente acho que o charme deste filme é a dublagem.

    e TT nao acho digno vc nunca ter assistido os goonies.

  5. 2T Diz

    até a minha ex-namorada viu ele… acho muita falta de dignidade eu não ter assistido. ela nunca vê nada…

  6. Junnel Diz

    e desde quando você se acha um parâmetro de comparação para filmes clássicos da infância de pessoas normais?
    seu malaco, depois que assistir todos os "de volta para o futuro", "caravana da coragem", "o poderoso chefão", "Indianas Jones","Os Goonies" e "Gargantas profundas 2" além é claro de uma infinidade de filmes que passavam no CINE TRASH! (que vc nao viu pq sua mãe não deixava na época kkkkkkkkkkkkkkkk)
    vc vem se usar como parametro. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. 2T Diz

    dignidade, cadê? hahahahahahahahahhahaa

    eu vi todos esses filmes. e vc? HAHAHAHA

  8. Joubert Diz

    de volta para o futuro
    caravana da coragem
    o poderoso chefão
    Indianas Jones
    Os Goonies
    Gargantas profundas 2
    e todos os filmes do
    CINETRASH
    voce falou no seu comentario que voce NAO ASSISTIU OS GOONIES. NAO MINTA MACACO NAO MINTA.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.