Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Passageiros

Spoilers.

Quando vi o trailer de Passageiros, pensei que fosse um filme de suspense ou coisa parecida. Dava a ideia de uma coisa bem sobrenatural. O tal homem sobrevivente do acidente de avião, parecia que ia causar várias coisas na vida da personagem de Anne Hathaway. De fato, acaba sendo mesmo um filme sobrenatural, mas longe de ser suspense. É um bom drama com destaque para a atuação de Hathaway, que oscila entre filmes interessantes como O Casamento de Rachel e outros mais duvidosos como Noivas em Guerra.

- Advertisement -

O roteiro do estreante Ronnie Christensen pode ser confuso, previsível e ao mesmo tempo curioso. Depois de um tempo você passa a desconfiar dos acontecimentos e para quem já é phd em Sexto Sentido, é fácil ligar os pontos e chegar num resultado. Agora que eu praticamente contei o filme, podem me odiar e escrever várias juras de ódio eterno. Vou entender perfeitamente.

Para quem acredita no espiritismo, é um filme bonito. A personagem principal cria todo um universo ao redor dela, vivendo aquele momento de apego ao material e não conseguindo prosseguir. Ela simplesmente não sabe o que aconteceu e passa a viver cercada de bons espirítos que tentam mostrar a ela a verdade. Não existem muitos testemunhos de quem morreu e passou por esse momento (embora exista o filme Amor Além da Vida com o Robin Willians e o próprio Sexto Sentido), mas pelas leituras que já fiz ao longo da vida, creio que seja uma situação possível. O campo do espiritismo é complexo demais e a nossa alma é um verdadeiro oceano. Existem aqueles que conseguem se desligar por completo do serviço, da rotina, das pessoas e existem também os que continuam vivendo como se nada tivesse acontecido. Engraçado isso.

Acho que vou recomendar esse filme para os leitores do Cinema de Buteco. Assim como os outros dois citados no post. É sempre bom conhecer e tentar entender as crenças das pessoas, mesmo que não sejam compartilhadas.

Ficha Técnica:
Passageiros (Passengers, 2008)
Dirigido: Rodrigo Garcia
Roteiro: Ronnie Christensen
Genêro: Drama
Elenco: Anne Hathaway
Trailer