Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Caminhos Perigosos

red

MARTIN SCORSESE E ROBERT DE NIRO. UMA PARCERIA QUE RENDEU OITO FILMES. A maioria pode ser incluída como os melhores trabalhos das carreiras de ambos. E tudo começa nesse pouco visto Caminhos Perigosos.

O filme é bastante autobiográfico, a começar pelo próprio personagem de Keitel, que tem o nome do pai do diretor, Charlie, além de muitos traços do próprio Scorsese. Como católico, ele se vê em conflito entre a moral da igreja e a imoralidade do mundo em que vive. Charlie também está dividido entre seu relacionamento com três personagens: o tio, um homem da máfia que pode colocá-lo em alguma posição de prestígio; a garota com quem se envolve, Teresa (Amy Robinson), por quem seu tio não nutre simpatia; e um amigo desordeiro, Johnny Boy (De Niro).

- Advertisement -

Charlie não pode assumir seu relacionamento com Teresa, pois seu tio lhe prometeu um restaurante, o que melhoraria sua condição de vida. Por conta disso, ele tem que se afastar da moça por um tempo. A sua relação com o Johnny Boy é um dos destaques do filme, pois ele está sempre tentando ajudar o rapaz. O ápice da amizade se dá em uma das cenas finais do longa, quando Johnny afirma que Charlie apenas o ajuda para sentir-se bem espiritualmente.

mean-streets-harvey-keitel

“Você não paga pelos seus pecados na igreja. Você os paga nas ruas. Você os paga em casa. O resto é bobagem e você sabe disso.” – O filme se inicia com essa fala, tão pessoal que é proferida pelo próprio diretor. Em outro momento, o personagem de Harvey Keitel explica que as orações que o padre lhe pede semanalmente são desprovidas de significado, e que prefere cumprir as penitências de outra forma. Por isso diversas vezes durante a sua trajetória ele aproxima a mão do fogo (em uma clara metáfora para o inferno). A culpa católica está arraigada na obra: Charlie sofre com ela, mas não há muito que possa fazer, pois não pode fugir do mundo em que vive.

As atuações são excelentes; Harvey Keitel faz um sujeito dividido entre sua religião e seu meio social, entre a relação com sua família e com outras pessoas. Seu Charlie é um indivíduo bastante racional, o que diverge do personagem de Robert De Niro, que é um sujeito sem perspectiva alguma, e, por conta disso, vive de maneira inconsequente. Johnny Boy tem consciência de que não tem futuro, mas nenhum senso das consequências de seus atos.

A fotografia do filme é soberba, apresentando uma lógica visual fascinante, com a luz vermelha representando o inferno. A cor também é percebida no bar, que denota o pecado do ambiente e demonstra um nítido julgamento moral. Essa mesma lógica se repete diversas vezes na carreira do diretor. É bastante interessante, também, a cena da festa – na qual Keitel é filmado de frente – que nos dá a sensação de desnorteamento, aproximando-nos do que sente o personagem, que está alcoolizado.

500full

O longa ainda aborda, de certa forma, o conflito entre a tradição (representada pelo tio de Charlie) e o mundo moderno (Teresa e Johnny), expressando-o através de da trilha, que inclui Rock ‘n’ Roll, ópera e canções italianas. O Rock (ou pop, dependendo da perspectiva) é usado tanto nos conflitos físicos quanto psicológicos.

(Quem não viu o filme não leia o próximo parágrafo, pois ele contém spoilers).

No final, o que ocorre é o pior que poderia ocorrer com os personagens, considerando que eles não morreram após o tiroteio (sequência na qual Scorsese faz uma ponta). Charlie não poderá mais crescer na máfia com seu tio e não ganhará mais o restaurante, considerando a imagem denegrida que eles terão após o incidente. Eles então terão que sair da cidade e ir para outro lugar.

 

Caminhos Perigosos é um filme incrivelmente pessoal e autobiográfico de um dos maiores diretores americanos, marco do início da longa parceria entre o Scorsese e De Niro. Embora nem sempre seja lembrado, continua sendo uma das maiores obras do diretor.

tumblr_mijotpY0eN1rymt0wo1_500

 

Título original: Mean Streets
Direção: Martin Scorsese
Produção: Jonathan T. Taplin
Roteiro: Martin Scorsese, Mardik Martin
Elenco: Robert De Niro, Harvey Keitel, Amy Robinson
Lançamento: 1973
Nota:[cinco]