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Romance

Cartas Para Julieta

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Se você ainda não assistiu Cartas Para Julieta, sugiro que não leia o texto a seguir.

CARTAS PARA JULIETA É UM FILME DE ROMANCE que conta a história de Sophie, uma jovem escritora que vai passar uns dias no interior da Itália com o noivo, que acaba ficando ocupado com suas coisas e lhe deixa a ver navios. Sophie descobre um grupo de mulheres que trabalha respondendo cartas que mulheres do mundo inteiro pregam na parede da Casa de Julieta e acaba encontrando uma carta escrita há mais de 50 anos. Na carta, Claire se revela apaixonada por Lorenzo, mas tem medo de que seus pais não aprovem o relacionamento e fica sem saber o que fazer. Sophie resolve ignorar as barreiras do tempo e responde a carta. Semanas depois, Claire e seu neto chegam na Itália, dispostos a encontrar Lorenzo e o amor verdadeiro.

O velho ditado “quem não dá assistência, abre espaço para a concorrência” ganhou um filme que não poderia refletir melhor o significado dessa frase. E devo admitir que é uma história cativante e que consegue ser romântica sem cair no brega ou fazer o espectador morrer com o excesso de açucar. Ignorei esse filme por muito tempo e acabei surpreendido pela leveza e sensibilidade como a história de Sophie (Amanda Seyfried) é contada.

Todo mundo já namorou com alguém que tivesse outras prioridades, além de pensar no futuro do relacionamento e na própria pessoa. Não importa se a prioridade era um cursinho pré-vestibular, uma faculdade, um emprego, um blog ou um negócio, como no caso do personagem Victor (interpretado por Gael Garcia Bernal), por mais compreensivo que você seja, uma hora tudo chega ao limite e é inevitável se cansar. Já no final do filme, Sophie desabafa com o noivo e diz que não sabia mais o que eles estavam fazendo. Que era um absurdo terem passado uma viagem inteira sozinhos ao invés de ficarem juntos, e que pior era que isso não tivesse incomodado a nenhum dos dois. No final ela conclui dizendo uma das frases mais marcantes do filme: “Eu amo você, mas eu mudei”. E assim termina o relacionamento e parte em busca da pessoa que a faria feliz de verdade.

No cinema isso tudo soa fácil demais. O próprio Victor acaba aceitando tudo sem discutir ou argumentar, talvez por se conhecer e saber que ele não poderia agir de modo diferente. Mas na vida real não é a mesma coisa. O que podemos fazer quando a outra pessoa muda e você fica estacionado, acreditando e amando o que se transformou no passado? Numa ilusão? O personagem de Gael Garcia negligenciou o amor de Sophie praticamente o filme inteiro. Ele colocou o seu negócio no ramo da culinária como mais importante que dedicar alguns dias para a pessoa amada. Enquanto isso ela vivia o amor através da vida e coragem de uma senhora idosa que procurava recompensar um erro do passado. Passou a viajar pelos românticos “cenários” italianos na companhia dessa apaixonada velhinha e seu netinho sarado e bonitão, que logo se apaixonaria pelos encantos de Sophie. 


Em apenas uma semana, Sophie descobriu que o seu relacionamento já não existia mais e que ela precisava buscar algo que a completasse de verdade. Buscar alguém que fizesse questão da companhia dela o tempo inteiro. Havia mais amor na busca da velhinha Claire pelo seu Lorenzo, do que no seu noivado e isso realmente fez a diferença. Ele teve tempo o suficiente para perceber o rumo que estava indo e consertar a sua vida, evitando um desastre completo. Algumas pessoas conseguem ser capazes de fazer isso na vida real, mas raras são as vezes em que um lado não sai machucado. Cartas Para Julieta tenta dar esse aviso, deixar essa mensagem positiva para que os corações apaixonados não se deixem levar pela indiferença e descaso do parceiro. Todo mundo tem direito de ser feliz, mesmo que isso signifique escolher ficar sozinho por um tempo. Às vezes não há nada mais importante que um tempo para si mesmo. 

Letters to Juliet, 2010
Direção: Gary Winic
Roteiro: Tim Sullivan, Jose Rivera
Elenco: Amanda Seyfried
ps: dedicado para a Isabella Fernandes, que deve ser capaz de entender nas entrelinhas.
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3 Comments

3 Comments

  1. Rafael W.

    13 de junho de 2011 at 8:01

    Filme bonitinho, mas é clichê demais.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

  2. ana.

    13 de junho de 2011 at 21:48

    ah, acho a Amanda Seyfried tao bonitinha!
    Gostei muito de 'mamma mia', achei ela muito bonitinha no filme, e desde então gosto bastante dela!
    Adorei Cartas para Julieta…. Queria ter visto no cinema, no fim não deu tempo, e acabei assistindo em um vôo, por sorte! Achei muito bonitinho o filme, fiquei LOUCA para conhecer a ITALIA (ahhhhh preciso dessa viagem), achei a história diferente das demais, não achei nada clichê, e torci demaaaaaaaaaaaaaaiis pra Claire encontrar o Lorenzo dela!

    O ditado "quem não dá assistência, abre espaço para a concorrência" é mesmo muito real, não?!
    Esse negocio de todo mundo já ter namorado alguém com outras prioridades, é assim porque acho que simplesmente não existe como dar prioridade pro relacionamento sempre!! A vida de tooodo mundo tem mais coisas do que um namorado/namorada, e é inevitavel ter outras preocupações. O mais importante é saber o que dar prioridade e o momento de dar prioridade, e principalmente saber dividir… isso foi o que o noivo da Sophie não soube fazer… ele simplesmente nem se lembrooou que deveria estar numa viagem romântica, e isso que ele fez de errado!

    E sobre ele não ter "ligado" pro fim do relacionamento, acho que na vida real pode acontecer a mesma coisa também… pro Victor foi facil talvez por ele sentir exatamente a mesma coisa que a Sophie estava sentindo… ama-la, mas estar diferente, ao menos por aquele momento! Claro que é muito mais dificil na vida real as coisas acontecerem dessa forma que sempre ocorre nos filmes… do tipo aqueles filmes que o cara ta noivo, e se apaixona por outra, e no fim do filme milagrosamente a ex-futura-noiva descobrir que simplesmente não amava o ex-futuro-noivo e o relacionamento acabar sem ninguém sofrer…. isso é muito mais realidade em hollywood do que na nossa vida real… mas ah, pode acontecer do sentimento acabar ao mesmo tempo :p
    Sim, todo mundo tem mesmo direito de ser feliz, e muitas vezes o ficar sozinho por um tempo é uma coisa muito tentadora/boa pra uma vida que anda sem sal ;p

    Adoro o filme, adorei teu texto, e adorei a semana dos namorados aqui! Poderia ter mais semanas dos namorados….. ahahahaha

  3. Suellen Andrade

    2 de maio de 2013 at 23:13

    Não é um daqueles romances sabe, super intrigantes etc porem é suave e fofo, não achei clichê e confesso que sinto vontade de viajar pela Itália graças ao filme. Lindo o romance dos dois e esse Victor não estava com nada, tendo uma "esposa" linda como a Sophie do lado e não lhe dar a atenção que precisava. Mas acho que ele foi mais feliz assim seguindo a carreira dele sem se preocupar com alguém, por mais que ele gostasse de Sophie. Ela e o netinho sarado e bonitão, ficaram muito bem juntos, ele me atraiu muito bom o seu jeito e no final ficando com ela.
    E sabe, eu também gostaria de encontrar o meu Lorenzo um dia.

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Comédia

Crítica de Alguém Avisa: comédia sólida sobre sexualidade

Quando anunciaram Alguém Avisa (Happiest Season, EUA, 2020) em 2018, achei o projeto interessante por causa da questão da representatividade. Porém, não esperava muito mais do que uma divertida história de amor entre duas mulheres. Após assistir ao filme, preciso dizer que fui surpreendida. 

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alguém avisa crítica filme 2020

Crítica de Alguém Avisa: comédia sólida sobre sexualidade.

Quando anunciaram Alguém Avisa (Happiest Season, EUA, 2020) em 2018, achei o projeto interessante por causa de sua representatividade. Porém, não esperava muito mais do que uma divertida história de amor entre duas mulheres. Após assistir ao filme, preciso dizer que fui surpreendida.

Abby (Kristen Stewart) e Harper (Mackenzie Davis) estão juntas há um ano. A introdução do filme serve para nos apresentar, por meio de imagens, a história do casal. Conheceram-se numa festa pouco antes do Natal e, desde então, têm um relacionamento feliz e apaixonado. Em um momento de impulsividade, Harper convida Abby – que pretende pedi-la em casamento – para passar o Natal com sua família. O problema é que os pais (Mary Steenburgen e Victor Garber) e irmãs (Alison Brie e Mary Holland) não sabem da sua sexualidade, o que obriga a namorada a voltar ao “armário” por alguns dias, até o fim da celebração.

O que o filme tem de especial?

Alguém Avisa? é uma comédia romântica de Natal, com todos os clichês e previsibilidade desse tipo de produção. Temos momentos de humor, dramas familiares, alguns personagens irritantes, outros engraçados. Nenhuma novidade para quem já viu Simplesmente Amor (2003), O Amor Não Tira Férias e/ou Uma Segunda Chance para Amar (2019). Mas não acredito que a proposta de Clea Duvall, que dirigiu e co-escreveu o filme com Holland, tenha sido inovar as comédias românticas natalinas.

O que Duvall faz em seu segundo filme como diretora é algo semelhante ao que Greg Berlanti fez em Com Amor, Simon (2018). Trata-se de um longa leve, sutil, mas que tem êxito ao abordar o tema sexualidade. É fácil se identificar com a chateação de Abby, pois a pessoa que ama ainda não dá conta de dizer à família que a ama também. Assim como é fácil compreender o medo de Harper em assumir quem realmente é, pois teve, ao lado das irmãs, uma criação rígida e competitiva, que a fez se esconder durante grande parte da vida e somente mostrar o que era esperado dela.

Julgar é fácil

Inicialmente, podemos julgar Harper e suas atitudes. Riley (Aubrey Plaza), um relacionamento passado da personagem, entra em cena para trazer à tona as questões mal resolvidas que esta tem consigo mesma. Não é vilã. Aliás, bem longe disso! Mas John (Dan Levy) está lá para nos fazer ter mais empatia. Harper tem seus defeitos, como todos nós, só que é fácil julgar de fora a vergonha dela em “sair do armário”. Nem todo mundo tem a mesma família, criação ou sofre as mesmas pressões. Cada um vive a sua realidade e age da maneira que consegue no momento. Existem pessoas que assumem a sua sexualidade na adolescência; outras já adultas; e outras que nem chegam a fazer isso. São escolhas fruto do livre-arbítrio de cada um, e cabe a nós respeitá-las. Quem vai lidar com as consequências disso são elas e não a gente.

Duvall e Holland aproveitam o tema da sexualidade para também discutir sobre família. Por mais que os indivíduos sejam, em teoria, livres para fazerem o que quiserem, o exemplo que têm dos pais faz a diferença. Criar um ser humano é algo de tamanha responsabilidade, portanto, muitas ações dos filhos são um reflexo do que foram ensinados ou do que viam em casa. Os acontecimentos do terceiro ato deixam isso em evidência para Tipper (Steenburgen) e Ted (Garber).

Veredito

Alguém Avisa? junta os ingredientes de comédias românticas, o clima de Natal e traz uma pitada leve, mas saborosa, de sexualidade. O elenco também é ótimo, especialmente Stewart (finalmente a vi em uma comédia!), Plaza (exala sexualidade por todos os lados) e Levy (o amigo gay que todo mundo ama).

https://www.youtube.com/watch?v=OX2KysLFLI0

 

Crítica de Alguém Avisa: comédia sólida sobre sexualidade

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Críticas de filmes

Vanilla Sky (2001)

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crítica de vanilla sky - tom cruise

melhores filmes de romance dos anos 2000 - vanilla sky posterVANILLA SKY É UM DAQUELES FILMES QUE NUNCA CANSAMOS DE DISCUTIR. Dirigido por Cameron Crowe, o longa é uma adaptação norte-americana do espanhol Preso na Escuridão (Abre los Ojos, Alejandro Amenábar, 1997) e coloca Tom Cruise, Penélope Cruz, Cameron Diaz, Kurt Russell e Jason Lee numa trama misteriosa em que nada é o que realmente parece ser.

Cruise, que havia trabalhado com Crowe anos antes em Jerry Maguire, vive o protagonista David Aames. Um homem cuja vida é um verdadeiro sonho para outras pessoas: ele tem dinheiro, ele é bonito, tem várias garotas interessadas, talentoso etc, MAS não sabe ao certo como VALORIZAR o que tem ao seu alcance. Isso faz com que leve uma vida descuidada até conhecer a personagem de Penélope Cruz.

Sofia Serrano faz David Aames parar e refletir sobre o estilo de vida que está levando. Bastou apenas um único encontro para que a espanhola (que curiosamente também está no elenco do original) para tudo mudar e ele desejar se tornar uma pessoa diferente. No entanto, somos feitos de atitudes, e não de nossas vontades.

Como um teste cruel do destino, assim que deixa a casa de Sofia, após passarem uma noite em claro sem foderem como coelhos apenas conversando e se apaixonando, Aames é surpreendido por Julie Gianni (Cameron Diaz), que na noite anterior ganhou o apelido de “garota mais triste segurando um Martini”. Ela usa sua lábia para convencê-lo a entrar em seu carro. Notem como Cruise faz uma expressão maravilhosa de “por que Deus está me testando assim? Logo agora que decidi ser uma pessoa melhor?”, que só quem SABE o que é ser um cuzão com o sentimento de outras pessoas sabe o que significa.

Durante o caminho, Julie dá uma pirada básica. Se para Aames, todas as relações em sua vida eram casuais e sem importância, quase como uma carta branca para nunca precisar se preocupar com o sentimento das suas conquistas (que são apenas isso), Julie pensava totalmente diferente. “Eu engoli a sua porra”, ela diz. Para ela isso significa um comprometimento profundo, uma relação verdadeira. E claro, ser deixada para dançar sozinha com o garçom ou ficar conversando com o amigo desprezado, não é exatamente o que ela chama de relacionamento. Cameron Diaz é uma atriz maravilhosa, que a gente talvez nunca tenha valorizado do jeito certo. O que ela faz em Vanilla Sky é muito especial.

Lembrando daqueles minutos iniciais de Vanilla Sky quando Julie e David parecem “encenar” uma vida de casal bem teatral, é fácil questionar se para ela era apenas “fingimento”. Aliás, a vida toda de David é como se fosse uma encenação, não é mesmo? Até quando conhece Sofia, eles agem com aquele encantamento que causa frio na barriga e nos faz agir de forma impulsiva, engraçadinha e atenta para chamar a atenção um do outro.

Cruise cria um personagem maravilhoso mesmo quando usa a máscara. Para um ator tão acostumado a se apoiar nos sorrisos sedutores e olhares que dizem tanto, ficar sem esses recursos e conseguir surpreender é um grande mérito. Aames é um cara que TENTA mudar, tenta ser um cara do bem, viver algo legal com uma mulher, mas se dá mal ao provar o quanto a vida pode ser doce e amarga.

Ainda no elenco, nós temos Kurt Russell vivendo um psicólogo que ao mesmo tempo que pode ser tanto a própria encarnação do próprio Aames feita pelo seu inconsciente quanto a idealização de uma figura paterna compreensiva que faltou em sua vida. Qualquer que seja o caminho que você escolher interpretar, Russell dá um show com um personagem aparentemente pequeno, mas que faz grande diferença.

Cameron Crowe é um cineasta que veio do mundo da música, com experiência como jornalista musical (retratada em Quase Famosos), e casado com Nancy Wilson, da banda Heart (eles se divorciaram em 2010). Por isso, não é de surpreender que as músicas tenham papel fundamental na narrativa. Seja pela capa do cd do Bob Dylan no quarto de David que logo depois é reencenada por ele e Sofia, pelo Radiohead tocando em dois momentos especiais (“Everything is in this Right Place” no começo; “I Might Be Wrong” numa cena num bar), Joan Osborn emprestando “One of Us” para uma gritaria louca de Tom Cruise, ou o anjo Jeff Buckley sendo ouvido após o final do encontro com Sofia, somos presenteados com momentos especiais.

Gosto das brincadeiras com sonhos que Crowe faz ao longo da história. Ele é cruel na sequência da balada, desde a iluminação azulada remetendo a sonho até Tom se embebedando no meio das pessoas; depois quando ele acorda na sarjeta com Sofia e eles andam juntinhos para longe da câmera, como num sonho, e no frame seguinte, temos Cruise aprisionado caminhando para perto da câmera, como a triste realidade; enfim, temos alguns momentos assim, mas o forte são as questões colocadas.

Existem algumas teorias sobre Vanilla Sky. Você certamente tem a sua, né? Um adesivo no parabrisa do carro de David tem a data de 31 de fevereiro, o que pode (ou não) significar que nada daquilo é real. Outra ideia, que me parece interessante, é imaginar que toda a vida de David no começo da história era um sonho. Ele tem TUDO que alguém pode querer, né? E por último, podemos imaginar que, cansado de viver de aparências, o David quis viver um sonho em que ficasse feio para ver se alguém seria capaz de se apaixonar por ele.

A verdade é que NÃO existem interpretações incorretas para Vanilla Sky. A certa é aquela que fizer mais sentido para você, como espectador.

Cameron Crowe pode não ter tido uma carreira tão bem sucedida após Quase Famosos, mas é inegável que seu trabalho seguinte tenha alcançado o seu objetivo de produzir uma história que pudesse sobreviver após a experiência cinematográfica. Vanilla Sky é muito mais interessante do que parece. Quase como um verdadeiro sonho que nos faz questionar o que acreditamos ter entendido até que abrimos nossos olhos… E bem, eu gosto do que vejo.

Assista a crítica do filme Vanilla Sky na edição 223 do projeto 365 Filmes em um Ano:

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Críticas de filmes

O Lagosta (2015)

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critica o lagosta

O CINEMA DE BUTECO ORGULHOSAMENTE RECEBE A CONVIDADA ESPECIAL ALINE PARA ESCREVER A CRÍTICA DE O LAGOSTA.

O que é isso que eles chamam de “amor”? cantam Sophia Loren e Tonis Maroudas na melancólica música que encerra esta história de amor pouco convencional, dirigida pelo grego Yorgos Lanthimos.
No roteiro escrito em parceria com Efthymis Filippou, os acontecimentos se passam numa distopia na qual pessoas solteiras são obrigadas a encontrarem seus pares confinadas num hotel, dentro de um prazo de 45 dias. Caso a missão falhe, serão transformadas, literalmente, em um animal de própria escolha.
Para quem não está acostumado com as premissas excêntricas que costumam habitar os projetos desse diretor, que tampouco se preocupa em dar maiores explicações, pode ser difícil enxergar um romance nessa história.
Além disso, a forma apática como os personagens articulam suas falas, como desprovidos de emoção e vontade própria, pode prejudicar o processo de identificação.
Porém, o que torna este filme fascinante é a forma como ele critica a concepção de relacionamento ideal. Tudo permeado por um humor deliciosamente sarcástico, que nos faz rir das regras absurdas impostas pela sociedade nessa eterna caçada pelo amor.
Desde o processo da conquista, o que buscamos no outro, como nos caracterizamos para as pessoas, o porquê da necessidade de se estar em um relacionamento e enfim, o que é preciso para manter um casamento bem-sucedido. A piada sobre filhos para “resolver” as crises é apenas uma das críticas sutis do filme que, apesar do tom absurdo, não deixa de manter relação com a nossa realidade.
Num determinado momento, somos apresentados aos rebeldes desse sistema, os Solitários, que vivem na floresta nos arredores do hotel. Eles, por sua vez, vivem sob outras regras, tão rígidas quanto as da instituição que desejam destruir. São proibidos o afeto e a intimidade. As punições partem desde mutilações até a morte solitária, numa cova cavada pelo próprio “infrator”. Mesmo durante uma comemoração, cada um dança sozinho sua própria coreografia de música eletrônica. Até mesmo o vislumbre de uma personagem isolada jogando seu Resta 1, demonstram a frieza da solidão.
Entre esses dois extremos, surge uma história de amor, que se inicia como tantas outras: num meio adverso e improvável, evoluindo para o encantamento e a criação de todo um mundo particular, com direito até a uma bizarra linguagem própria. No entanto, o caminho para o final feliz se depara com os velhos obstáculos: a inveja, os ciúmes e as dúvidas em relação aos sentimentos.
Afinal, o amor é algo que foi construído culturalmente e, por isso, deve seguir as regras sociais para perdurar ou é mesmo um sentimento livre que para perseverar necessita se libertar das amarras impostas tanto pelo coletivo como as individuais? Até que ponto vale se sacrificar por amor? Vale a pena viver numa mentira apenas para manter um relacionamento?
Eu particularmente adoro obras que me deixam cheias de perguntas, bagunçam minhas visões do mundo, demonstram outros pontos de vista. Agora, se a vibe é de ver uma história de amor fofa, que dê um calorzinho gostoso no coração, fuja para as montanhas! Os gregos não brincam em serviço!
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Bombando!