Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Sunshine – Alerta Solar

Depois de apresentar uma história de suspense e assassinato entre jovens amigos (Cova Rasa); mostrar o submundo do vício nas drogas (Trainspotting); uma história romântica às avessas (Por Uma Vida Menos Ordinária); a utopia de paraíso (A Praia); e zumbis esfomeados (Extermínio), o diretor inglês Danny Boyle se aventurou no universo da ficção científica e trouxe um filme inspirado em clássicos como 2001 – Uma Odisséia no Espaço, Solaris entre vários outros. Será que podemos dizer que Sunshine – Alerta Solar é digno de figurar nessa lista de melhores ficções da história do cinema? Não sei a resposta. Quando se trata de ficção, só sei falar de Star Wars e olhe lá. É uma meta para 2010, sabe? Ver alguns filmes indispensáveis… mas isso não é assunto para falar agora.

A sinopse do filme já dá a ideia da viagem que Danny Boyle teve ao convidar Alex Garland para criar o roteiro de Sunshine. Imagine que no ano de 2057 o sol está nos seus últimos momentos e um grupo de astronautas parte na missão de salvar a vida no planeta Terra. Junto da espaçonave carregam uma bomba atômica que poderia alimentar a energia solar, evitando a extinção da espécie humana. Ok. Percebemos o cunho político/social envolvendo o aquecimento global e suas futuras consequências na nossa vida. Mas quem é que quer ver um filme sério e sem muita ação? Eu gostaria. Principalmente depois de conferir Sam Rockwell no excelente Moon (que também é uma ficção e se passa na lua). E de novo estou fugindo do tema principal…

- Advertisement -

Foi justamente por conta disso que uma boa dose de suspense foi injetada na história. Além da tensão envolvendo os personagens de Cillian Murphy (ou Espantalho do Batman) e Chris Evans (ou Tocha Humana do Quarteto Fantástico), os tripulantes ficam intrigados ao interceptar uma transmissão da primeira espaçonave que tentou cumprir a missão e ficou desaparecida por sete longos anos. O resultado é que ao desviar da rota original para uma missão de resgate, eles não tinham ideia de que estavam assinando a própria sentença de morte.

Falando assim parece que a ficção do Danny Boyle soa como um filme de terror no espaço, né? Não é bem assim. Existe sim um elemento digno de filmes de terror espacial como… ahnm… Jason X (HAHAHAHA), mas nunca fica com destaque o suficiente para mudar o rumo da história. Talvez seja por esse motivo que Sunshine – Alerta Solar foi massacrado por público e crítica em geral. Porém, como bom fã do diretor, não me decepcionei e muito menos perdi as esperanças no cara que dois anos depois abocanhou o seu primeiro Oscar com o divertido Slumdog Millionaire.

Três caipirinhassss

Ficha Técnica:
Sunshine – Alerta Solar
(Sunshine , 2007)
Dirigido:
Danny Boyle
Roteiro: Alex Garland
Genêro: Ficção
Elenco:
Cillian Murphy, Chris Evans
Trailer


Comentários