Cinema por quem entende mais de mesa de bar

The Science Of Sleep / Sonhando Acordado

Aproveitando que fui ver recentemente uma palestra com o Michel Gondry no CCBB, minha namorada deu a idéia de assistirmos A Ciência do Sonho, que ela já havia assistido, mas queria ver de novo. Bom, só tenho uma coisa pra declarar: Michel Gondrytem problemas! :O

Acho que o mais conhecido do elenco é o Gael García, o que torna o filme mais curioso, já que não tem famosos e tal. A história também é bem interessante. Stéphane (Gael García) é um jovem filho de um mexicano com uma francesa que vivia com o pai até a sua morte, e acabou retornando para França com a mãe (Miou-Miou) lhe prometendo um bom emprego como desenhista de calendários. Bom, não bastando o emprego não ser nada do que ele esperava (muito exploratório e mecânico) o Stéphane tem um sério problema de imaginação fértil! Digamos que seus sonhos são muito intensos e sua imaginação muito ativa, ocasionando que ele não consiga dicernir entre realidade e sonho em certas situações.

 

- Advertisement -

O mais engraçado é que em seus sonhos ele sempre está “conciente que está sonhando” e apresentando um talk show, o StephaneTV! (Vide img acima) Até que ele ganha uma nova vizinha, Stéphanie (Charlotte Gainsbourg) uma artista criativa por quem ele se apaixona. O mais legal é que no começo ela não sabe que ele é seu vizinho, e ele fica fingindo que não mora ao lado! E ela acha que na verdade ele gosta de sua amiga Zoé (Emma de Caunes) e pra completar, seus amigos de trabalho vivem o importunando! Guy (Alain Chabat) que não pode ver uma mulher, é quem mais perturba o coitado!

 

Os melhores momentos do filme, sem sombra de dúvidas, em 3 pontos. Quando o Stéphane aparece com uma invenção, sua máquina do tempo de 1seg, que rende boas risadas! Os momentos em que a imaginação de Stéphane e Stéphanie funcionam ao mesmo tempo. E pra fechar, os sonhos de Stéphane! É impagável ver ele discutindo com as pessoas em seu próprio sonho dizendo que tudo não passa de sonho! O final apenas deixou um pouquinho a desejar, mas não tira a maestria do filme! Continua sendo sensacional! Filme digno pra ver com namorada debaixo das cobertas nesse frio!

Trailer:

DADOS DA PELÍCULA
Título Original:The Science of Sleep

Direção: Michel Gondry

Roteiro:Michel Gondry

Elenco: Gael García Bernal

Charlotte Gainsbourg

Alain Chabat

Miou-Miou

Emma de Caunes

Sacha Bourdo

Música: Jean-Michel Bernard

Lançamento:Agosto de 2006

Duração: 106min.
Nota: de 1 a 5, vale 4 caipirinhas no Buteco!