Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Uncharted: Fora Do Mapa

Tom Holland e Mark Wahlberg se transformam em piratas modernos em novo lançamento da Sony.

Os jogos Uncharted para Playstation ganharam uma adaptação para os cinemas estrelada por Tom Holland (Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa) e Mark Wahlberg (Pai em Dose Dupla) com lançamento no Brasil para o dia 17 de fevereiro.  O longa é dirigido por Ruben Fleischer, de Venom (2018) e Zumbilândia(2009) e, de forma semelhante a série de games, mostra uma história de caça de relíquias com muita ação e aventura. 

O filme inicia com uma contextualização sobre a infância do jovem Nathan Drake (Tom Holland)  e a sua relação com o irmão mais velho Sam. Os irmãos, que se separaram na adolescência, compartilham do sonho de viajar pelo mundo explorando  artefatos perdidos. Já em sua vida adulta, Nathan trabalha como bartender ao mesmo tempo que usa de habilidades sorrateiras para roubar clientes milionários.

- Advertisement -

Certo dia, Nathan recebe a visita do caçador de recompensas Victor “Sully” Sullivan (Mark Wahlberg) com a proposta de irem em busca do tesouro escondido dos Moncadas, conhecido como o maior tesouro nunca achado do mundo, supostamente avaliado em 5 bilhões de dólares. Assim, os dois parceiros reúnem recursos e criam planos para iniciarem a sua jornada.

Fora do Mapa chama a atenção pelo dinamismo em desenvolver suas ações. Dessa forma, o filme não perde muito tempo em colocar os personagem em situações de perigo em que devem usar suas aptidões para conseguirem seus objetivos. Por ser baseado em um game, fica nítido a estrutura de fases da montagem e a cada estágio, um novo desafio e uma nova recompensa é alcançada pelos caçadores. 

Além disso, as cenas de ação são empolgantes, com momentos que, apesar de nos fazer questionar a probabilidade dos personagens saírem vivos dali, são bem executados. Usando diversas técnicas de longas do gêneros com explorações, perseguições em várias cenas. É necessário, portanto, embarcar na imaginação do roteiro. 

A relação entre Tom Holland e Mark Wahlberg funciona e dois atores apresentam química em cena. Por outro lado, os vilões do filme não são bem explorados, com exceção do personagem de Antonio Banderas, o herdeiro Santiago Moncada, a maioria dos antagonistas não tem motivação clara e são unidimensionais. Ademais, as personagens femininas Braddock, vivida por Tati Gabrielle, e Sophia Ali, interpretada por Chloe Frazer, apesar de terem bastante tempo de tela, nem sempre expressam nuances interessantes. 

De maneira geral, Fora do Mapa, embora não traga nenhuma novidade ao gênero de aventura, é uma opção divertida e atinge seu objetivo de entreter a audiência em suas quase duas horas de duração. É possível que as pessoas familiarizadas com o game consigam pontuar diferenças significativas, porém, não conhecer o jogo previamente não é um fator limitador para assistir ao filme. Assim, Fora do Mapa consegue se sustentar sozinho e abre caminho para uma potencial franquia nos cinemas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.