30 filmes sobre desastres naturais

Qual forma você prefere? Meteoros, enchentes, vulcões…? O que é menos pior para o fim deste planeta? De uma olhada nesta lista espetacular e prepare-se para o fim do mundo!

  1. Terremoto – A Falha de San Andreas

A narrativa é baseada nas aventuras de um piloto Departamento de Resgate e Segurança de Los Angeles e sua esposa. O principal aspecto foi a realização do filme que envolveu alto investimento para criá-lo em 3D. Mas mesmo com tais recursos e um capricho visual, o resultado obtido não foi dos melhores e a história e as cenas são bem clichês. É aquele típico filme “entalado” que não consegue ser nada além de uma distração momentânea.

maxresdefault

  1. O Núcleo: Missão ao centro da Terra

A premissa baseia-se na deterioração da atmosfera terrestre. Para combater esse problemas, um grupo de cientistas aventura-se no centro da Terra em busca de soluções. O filme serve como passatempo e tem uma sequência legal de aventuras com alguns momentos inusitados, tornando-se assim, razoavelmente agradável embora lhe faltem grandes atrações.

o-nucleo606

  1. Armageddon

A Terra está prestes a ser eliminada do mapa e o responsável é um asteroide gigantesco. Um filme tenso de início ao fim, com cenas bem desenvolvidas e que evoluem de maneira cativante, assegurando um ótimo ritmo ao longa, além de contar com uma direção eficiente.

filmes-para-engenheiros-armageddon-inbec

  1. Um Inferno

O filme mais quente desta lista!! Produzido na Alemanha, mostra a humanidade lutando contra excessos de raios de sol (sendo este o grande vilão que pretende nos destruir). É bem instigante pois a Terra vai ser tornando um local cada vez menos propício para se habitar. (Título original: Hell. Direção:Tim Fehlbaum. 2011)

UM INFERNO FILMES DESASTREE

  1. Os 12 Macacos

Aqui, o fator maligno da vez é um vírus. Mas há um ponto diferente nesta filme: ele envolve viagem no tempo. Isso lhe assegura alguns pontos já que, de certa forma, o distancia de muitos arquétipos enlatados do mesmo gênero e sustenta certa originalidade ao roteiro. Uma boa dica aos que buscam fugir um pouquinho do senso comum dos filmes desse gênero.

43880_63

  1. Meteoro: o futuro está em jogo

Infelizmente temos um dos filmes mais decepcionantes da lista. No começo, até é interessante, mas logo a graça se perde e as cenas previsíveis tomam conta do roteiro que é muito pobre.

meteoro o futuro esta em jogo

  1. Magma: fúria do vulcão

Razoável, nada além disso. Algumas cenas dão um certo pavor, mas o filme acaba não tendo nenhum destaque extraordinário e tampouco possui surpresas criativas. O curioso mesmo é base do filme: o roteiro gira em torno de uma teoria ficcional que prevê que em certo momento devido a uma determinada combinação de fatores específicos, todos os 1.500 dos vulcões do planeta poderiam entrar em erupção dentro de um curto período de tempo. Doido!

magma filmes desastre

  1. Volcano: a fúria

Não é um dos melhores do gênero. Possui algumas falhas e momentos decepcionantes antes de ser bem enlatado. Mas, se você tiver uma paixão (por que não?) por filmes de catástrofes naturais focadas em vulcões, é uma opção. Aliás, apesar dos defeitos, digamos que há umas cenas de ação que são intrigantes!

volcano a furia

  1. Twister

Um bom passatempo para quem busca um pouco de adrenalina. Apesar de não ser um destaque no gênero, garante certas doses de emoção pelos efeitos técnicos, e consegue ser bem divertido, embora não possua grandes ápices e tampouco algum destaque que lhe torne espetacular ou memorável…

filmes_1375_Twister 1

  1. Inferno de Dante

Este filme garante suas emoções tendo um vulcão como centro do roteiro e das aventuras. É bem interessante e assegura envolvimento do espectador. Sua fórmula é: multidões apavoradas e bastante caos – típico e bom, embora não extraordinário.

6TSzmESfh0LVOBnDcktcRMI6Wnk

  1. No Olho do Tornado

Mais um bombástico filme em que as terras são impiedosamente arrastadas por tornados. Segure-se, se não serás engolido por esta força bruta da natureza!

BLACK SKY

  1. Enchente: Quem salvará nossos filhos?

Um dos filmes clássicos da TV aberta durante a década de noventa. Vale muito a pena assistir e acompanhar a tragédia que vivem alguns jovens após o ônibus que os conduzia cair num rio e ser arrastado por uma enchente. Esse emociona bastante e é muito realista. Além disso, é baseado em fatos reais.

i080888

  1. É o Fim

Todos estão levando suas rotinas normalmente até que, surpreendentemente, são afetados por um tremor de terra. E “é o fim”. Só que desta vez, temos algo diferente, pois o acontecimento é apresentado sob um clima cômico e não trágico.

This-Is-The-End-2013

  1.  Fim dos Tempos

    Uma doença ataca a humanidade. Ela é letal. Será que é possível escapar e sobreviver? Bom, é o que os personagens tentam fazer, mas manter-se vivo não é tão simples assim já que cada vez mais pessoas estão contaminadas e o mundo torna-se um cenário de guerra para sobrevivência. Para onde ir? Aonde se esconder? Eis as questões que tentam ser respondidas através do filme, mas infelizmente, a produção deixa a desejar e as falhas de direção decepcionam a maior parte dos espectadores.fimdostempos

 

  1. Perfect Sense

Uma pandemia estraga um romance maravilhoso e promissor. É um ponto de partida cativante, mas o filme é um tanto quanto enfadonho, embora algumas cenas prendam a atenção e instiguem os espectadores. O lado bom é que Evan McGregor faz parte do elenco e, como de costume, dá conta do recado.

perfect-sense_i02

 

15. Impacto Profundo:

Um verdadeiro clássico do gênero. Bem qualificado e com um roteiro instigante que envolve o espectador gradualmente com o desenrolar dos acontecimentos. Foi um sucesso de bilheteria em seu lançamento tendo arrecadado $140 milhões de dólares somente na América do Norte, e até hoje é um longa bem agradável e de tirar o fôlego, tendo se tornado um dos principais representantes do tema.

deep_impact

  1. Mar em Fúria

Mais um dos filmes que se passam no oceano. Bem assustador e com cenas de arrepiar que mostram os personagens encarando ondas gigantescas e pavorosas. Os navios tornam-se minúsculos e os homens parecem formigas diante da grandeza das águas do mar. Vale a pena embarcar nesse filme!!

perfect-storm

  1. O Abrigo

Neste filme, a história volta-se para um desastre nuclear. Possui cenas apavorantes e bem fortes e explora a situação do ser humano na busca pela sobrevivência, fato que aprofunda um pouco o roteiro e intensifica o desfecho. O elenco se sobressai e é responsável por assegurar cenas fascinantes.

o-abrigo-01

  1. Vivos

Este é dos bons! Pessoas tentando sobreviver no meio do nada, num território tomado pela neve! É preciso encontrar forças para sobreviver, e isso não é simples em tais condições. O filme é baseado em fatos reais, e isso, é claro, o torna ainda mais impressionante.

nGbAdzwVZ7nq72zjSVXfXUlJvNm

  1. Procura-se um amigo para o fim do mundo

E para entrar na reta final da lista, um filme que emocionou muita gente. Um meteoro vai colidir com a Terra e não há como escapar disso. E agora? O que fazer? Como aproveitar os momentos finais? Uma comédia romântica sem grandes surpresas e com um ritmo bem lento, mas que possui alguns momentos engraçados.

2012-seeking-friend-001-1

  1. O Impossível

Um filme qualificado e bem emocionante caracterizado por excelentes atuações um roteiro bem estruturado, que tornam o longa envolvente. A história é baseada em fatos reais e se passa em 2004 quando uma família que passa as férias na Tailândia é surpreendida por um tsunami. As cenas das águas se alastrando pela costa são impressionantes! Além do destaque do elenco, que expressa muito bem o desespero diante da situação, o filme conta com ótimos efeitos especiais.

O IMPOSSIVEL

  1. Noé

Bastante envolvente, centra-se no personagem Nóe. Este, possui visões sobre o fim do mundo. Obviamente um premissa de cunho religioso. Nóe quer salvar toda a Terra, mas essa missão é praticamente impossível, fazendo com que ele, ao menos, tenta proteger a si e sua família. A partir disso, o roteiro firma-se numa sucessão de cenas de ação e aventura. Excelente passatempo!

noe-2014

  1. Interestelar

Desta vez, para salvar o planeta Terra é preciso ir se aventurar no espaço. Ótimos efeitos visuais e um drama familiar extremamente meloso e enlatado garantiram o sucesso do filme. Indicado para quem gosta de tecnologia e viagens espaciais.

interestelar21

  1. A Era do Gelo

Uma das animações mais fofas e cativantes já criadas. Possivelmente, a maneira mais doce e light de se abordar o assunto, já que os personagens são animais engraçadinhos e amigáveis.

20101556

  1. Poseidon

Conforme sugere o título, catástrofe marítima é o foco do filme. Vários passageiros de um navio são surpreendidos por uma fúria provinda dos oceanos. E para os espectadores, também há muitas surpresas com as cenas em que os personagens fazem de tudo para salvar suas vidas.

f1873a02d16e09affec46c4a191

  1. Contagio

Para os dias atuais, um dos filmes mais assustadores. Afinal, o mundo anda preocupado com o Zika Vírus. Neste longa, o vilão da história é um vírus misterioso que atinge cada vez maior número de pessoas. A insegurança e medo dos personagens só aumenta com a expansão da situação que torna-se cada vez pior.

271461-cartaz-filme-contagio-20110911-size-598

  1. O Dia Depois do Amanhã

Uma demonstração das possíveis consequências do aquecimento e esfriamento global. Nesse filme, a humanidade colhe o que plantou durante décadas e é arrastada pelas forças da natureza. Com um roteiro bem desenvolvido e excelente direção, é um dos maiores destaques dos últimos anos no que diz respeito à temática.

maxresdefault

  1.  2012

2012 foi um ano marcado por comentários de que era o fim do mundo estava próximo. Milhares de pessoas ao redor do mundo estavam assustadas com supostas profecias à respeito. E antes desse ano chegar, o filme “2012” chegou nas telonas causando calafrios nos espectadores. Possui uma história concisa e excelentes efeitos especiais. Certamente, na época, aumentou o pavor de muitas pessoas que já estava desesperadas com o suposto fim do mundo, e até hoje, implanta medo em muita gente!

2012

  1.  Titanic

Uma das obras mais valiosas do cinema possui catástrofe natural como uma de suas marcas. Com uma ótima produção, Titanic emociona de início ao fim. A história é caracterizada por um clima de romance que é brutalmente interrompido por um iceberg.

rose-and-jack-titanic

  1.  Melancolia

Talvez a abordagem mais reflexiva e poética sobre o assunto. Kirsten Dunst participa do filme e aqui, mais uma vez presenteia o público com ótima atuação. E o diretor do longa, Lars Von Trier, conseguiu trabalhar a estética e o roteiro de forma que ambos transmitem grande nostalgia ao espectador.

d3de15bf71a15e24f77964d615bbfbcf

Juliana Vannucchi