Cinema por quem entende mais de mesa de bar

30 livros para presentear neste Natal

2016 foi um ano excelente para quem curte ler. Tivemos novos autores nacionais, o retorno de autores incríveis e a chegada de novas editoras! Por isso, criamos essa lista de sugestões de presentes para ajudar você que está sofrendo sem saber o que dar neste natal. Seja para o seu namorado, sua tia, seu primo, seu chefe ou aquele desconhecido que você tirou no amigo invisível do grupo do WhatsApp, temos a sugestão perfeita para você. E o melhor. Separamos por estilos. Confira:

Livros para quem curte música:

livro-joao-gordo-viva-la-vida-tosca-darkside-booksViva la Vida Tosca, João Gordo: Dono de uma personalidade muito peculiar e carismática, João Gordo coleciona amigos e inimigos com a mesma intensidade. Nesse livro, o músico e atualmente proprietário de um restaurante vegano fala sobre tudo: TV, drogas, música, cultura pop, seus excessos e também sua transformação. Resultado de 18 meses de entrevistas e pesquisas, Viva la Vida Tosca é um livro para quem gosta de boa música e também de histórias comoventes e hilárias! Compre clicando aqui.

- Advertisement -

rita leeRita Lee: uma autobiografia: Rita Lee se descreve como “uma pessoa comum, um filho de Deus”. Mas quem já leu sua biografia, aprendeu que ela pode ser tudo menos uma pessoa comum. Um livro todo produzido por ela, da primeira à última capa, não poderia possuir outra característica marcante, que não fosse autenticidade. Da infância até o último porre, a cantora (e agora escritora) narra com riqueza de detalhes e sinceridade toda a sua trajetória. Discos voadores, seu relacionamento com Roberto de Carvalho, seus filhos, suas prisões, seus discos, escorregões… Assim, com muita intensidade, Rita Lee presenteia o mundo da literatura com sua autobiografia. Compre clicando aqui.

Sonata em Punk Rock, Babi Dewetsonata-em-punk-rockDona de um talento incomum, Valentina Gontcharov vê seu sonho de viver de música ficar em segundo plano devido à dificuldades financeiras. Mesmo quando foi aceita na conceituada Academia de Música Margareth Vilela, a realização de seu sonho era uma improvável até que seu pai, que a abandonou quando ainda era bebê, reaparece e custeia seus estudos. E é na Cidade da Música, que a autora Babi Dewet aborda assuntos como sororidade, machismo e homofobia (entre tantos outros também muito importantes). Com a linguagem voltada para o público infanto juvenil, permeando entre o Rock e a Música Clássica e utilizando referências muito atuais como Harry Potter, Cartoon Network, Dexter…, esse é o presente ideal para aquele amigo, afilhado, primo que não chegou na fase adulta, mas também não é mais uma criança! Compre clicando aqui.

Livros para quem é fã de Black Mirror, Westworld e tudo que buga a mente:

historia-da-sua-vida-e-outros-contos-ted-chiangA história da sua vida e outros contos, Ted Chiang: Ted Chian é um nome conhecido entre os leitores de ficção científica que só escreve contos. Mas apesar de conhecido, não possui inúmeras publicações, chegando a publicar apenas um ou dois contos por ano. Isso ocorre, pois ele trabalha arduamente em seus textos que aborda diversas áreas de conhecimento (Matemática, Religião, Física…). Além de ser a primeira vez que seus contos são publicados no Brasil, esse o “A história de sua vida e outros contos” foi a fonte de inspiração para o filme “A chegada”, que estreou em novembro nos cinemas. Um bom presente para quem sente prazer em ter a mente bugada! Compre clicando aqui.

136d834b-938b-4423-b427-fc18257949a8fellsideokFellside, Mike Carey: Uma história de terror moderna, perturbadora e emocionante, assinada pelo mestre dos quadrinhos M. R. Carey, pseudônimo de Mike Carey, roteirista de sucessos como X-Men e Hellblazer é autor do cultuado A menina que tinha dons, adaptado para a telona pela Warner Bros (ainda sem previsão de estreia no Brasil). Em seu segundo romance, Carey conta a história de uma mulher que vive em Fellside, uma prisão de segurança máxima localizada nos confins da Inglaterra. Acusada de ter incendiado o seu apartamento e matado por acidente uma criança, Jess Moulson vive afundada em culpa e medo, e sabe que não pode confiar em ninguém ali. Até que começa a ouvir a voz de uma criança. Uma criança morta, que tem uma mensagem para Jess. É uma ótima pedida para quem gosta de narrativas aceleradas e psicológicas. Compre clicando aqui.

downloadO Livro das coisas estranhas, Michel Faber: Amalgamando referências que vão do Novo Testamento aos quadrinhos da Marvel, a obra se apropria do formato de um tipo de ficção científica em extinção (aquele em que as ideias surgem mais imponentes que naves e batalhas) para traçar uma obra delicada e de alto teor literário sobre amor e perda. A trama se desenrola num futuro próximo e acompanha o pastor Peter Leigh na missão de catequizar a civilização extraterrestre do planeta Oasis. Afastado de sua mulher, seu gato, seu mundo, Peter vê sua fé ser testada até o limite, progressivamente se alienando de sua própria espécie, numa narrativa tocante que leva o leitor a refletir sobre temas como amor, separação e a natureza da fé religiosaCompre clicando aqui.

o-livro-das-conspirac-pesO Livro das Conspirações, Edson Aran: Uma obsessão antiga da humanidade, as teorias da conspiração ganharam ainda mais força com a popularização da internet. Neste seu novo livro, o jornalista Edson Aran compila as principais delas, combinando uma vasta pesquisa, um texto acessível e comentários inteligentes. Ele aborda conspirações internacionais e outras específicas do Brasil e mescla algumas antigas, como os Illuminati e o Triângulo das Bermudas, com recentes, como a ameaça de dominação mundial do Google. Compre clicando aqui.

download-1Homo Deus, Yuval Harari: Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Yuval Noah Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra? A partir de uma visão absolutamente original de nossa história, ele combina pesquisas de ponta e os mais recentes avanços científicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova. Assim, descobrir os próximos passos da evolução humana será também redescobrir quem fomos e quais caminhos tomamos para chegar até aqui. Compre clicando aqui.

Livros com temática/personagens LGBT:

RESENHA HOMENS ELEGANTES SAMIR DE MACHADO DE MACHADOHomens Elegantes, Samir Machado de Machado: Além de entreter, Homens Elegantes vem recheado de críticas sutis e informações das quais não falamos por considerarmos tabu. Na trama somos apresentados ao personagem Érico Borges, um fiscal de alfândega brasileiro e veterano da Guerra Guaranítica, que é enviado a Londres em 1760. Seu objetivo é investigar uma rede de contrabando de um dos artigos mais controlados no comércio brasileiro de então: livros. Com um protagonista LGBT de personalidade forte e decidido, Samir entra em nossa lista para quem curte aventura e viver numa época de opéras, duelos, perseguições a cavalo e literatura pornográfica iluminista! Compre clicando aqui.

este-livro-e-gayEste livro é gay, James Dawson: Mais um livro voltado para a propagação do respeito à diversidade! Este livro é gay trata de uma questão muito importante e, às vezes, de difícil abordagem entre professores, pais e jovens: a sexualidade. Com um texto muito claro e ilustrações engraçadas, o livro lembra um manual. O autor convida os leitores a refletir, de maneira honesta e sem preconceitos, sobre os desejos sexuais de cada um, defendendo, acima de tudo, o respeito às escolhas. Compre clicando aqui.

Livros para se tornar uma pessoa melhor:

forrest-gumpForrest Gump, Winston Groom: Forrest Gump é um idiota. Ou ao menos é assim que a sociedade o considera. Estigmatizado por seu QI baixo, Forrest não acredita ter nascido para grandes feitos. Mas as situações em que se envolve desde a juventude são tudo, menos comuns.Ainda na escola, o jovem gigante do Alabama é promovido a prodígio do futebol americano, em um primeiro sucesso que rapidamente o leva a outras aventuras. Do Vietnã à China Comunista, da Nova Guiné a Hollywood e até no espaço, inusitadas circunstâncias vão guiando Forrest em uma trajetória de vida impressionante e nada corriqueira.A obra chega às livrarias com acabamento em capa dura, 13 ilustrações de Rafael Coutinho – ilustrador, desenhista, quadrinista e fã da obra – e um ensaio comparando o livro à sua adaptação cinematográfica, feito pela francesa Isabelle Roblin – professora da Université du Littoral Côte d’Opale. Também merece destaque a capa dupla-face: uma sobrecapa de papel, com impressão em ambos os lados, que permite ao leitor escolher o seu design favorito. Compre clicando aqui.

o-sol-e-para-todosO sol é para todos, Harper Lee: Abordando assuntos que vão desde preconceito racial a respeito familiar, Harper Lee presenteia o leitor com inúmeras histórias que contam com personagens doces e espontâneos. Scout e Jem são os dois filhos do advogado Atticus Finch, que é designado pelo xerife da cidade Maycomb para defender Tom Robinson: homem negro acusado de estuprar uma jovem branca. É um livro doce, forte, sobre honestidade, caráter e respeito à vida! Um lindo presente para se pensar um pouco mais sobre “a vida, o universo e tudo o mais”. Compre clicando aqui.

  • pollyannaPollyanna, Eleanor H. Porter: Publicado em 1913, esse livro é um clássico que arranca suspiros e sorrisos de quem o lê. Órfã de pai e mãe, aos 11 anos Pollyanna vai morar com sua tia Polly, que ao contrário de Pollyanna, é amarga e dura. Além de não gostar de crianças. A chegada da Pollyanna e seu “Jogo do Contente” transforma não só a vida de todos na casa de sua tia Polly, mas também a vida de toda a cidade. É um livro recheado de otimismo, força e lições que valem para toda a vida, apesar da pouca idade da personagem principal! Compre clicando aqui.

Livros para levar a vida mais de boa:

untitledA garota com a tribal nas costas, Amy Schumer : É como uma longa conversa entre uma mulher e a melhor amiga: ela confessa que é introvertida, embora tenha uma profissão que pareça exigir exatamente o contrário; já saiu com caras que foram um completo desastre, mas também já teve em mãos o equivalente humano de um príncipe da Disney e fez com ele só um sexozinho casual. Precisou de anos de terapia para entender que a mãe não é perfeita, mas que é possível amá-la mesmo assim, e de uma grande dose de coragem para admitir que já esteve num relacionamento abusivo. Mais de uma vez. Amy Schumer expõe seu passado em histórias sobre a adolescência, a família, relacionamentos e sexo, e divide as experiências que a tornaram quem ela é — uma mulher com a coragem de desnudar a própria alma e se colocar diante do que acredita, tudo isso enquanto faz as pessoas rirem. Compre clicando aqui.

livro-do-bemLivro do Bem volume 1 e 2, Ariane Freitas:  Ariane Freitas e Jessica Grecco são as criadoras da página Indiretas do bem, que “virou” dois livros lindos. O Livro do bem vol.1 é sobre pensamento positivo, força, alegria e amor. Já o “O livro do bem vol.2”, é um livro mais interativo. Sobre as viagens que podemos fazer pelo mundo e pelo nosso coração. São livros para quem gosta de leveza, de criatividade, de amor! Compre clicando aqui.

curtindo-a-vida-adoidadoCurtindo a vida adoidado: No ano em que o filme de John Hughes completa 30 anos, um livro homônimo é lançado pela primeira vez no Brasil no formato romance. No livro é possível reviver todas as aventuras de Ferris Bueller, quando ele tira um dia de folga da escola e fazem seus pais acreditarem que ele está doente. Muito doente. Consegue convencer seu amigo Cameron a sair da sua fossa interior, tirar a namorada da escola e ainda despistar o diretor Rooney e sua irmã Jeanine. Tão divertido quando o filme, esse livro é um super presente para pessoas divertidas ou que precisam de uma dose extra de diversão! Go, Ferris! Compre clicando aqui.

mas-voce-vai-sozinhaMas você vai sozinha? Gaia Passarelli: Aparentemente, é incomum que uma mulher dê uma volta sozinha na Avenida Paulista, imagine viajar sozinha pela Europa, Estados Unidos, América Latina sem explicar os motivos de viajar sem companhia! Neste livro, a autora Gaía Passarelli conta com sinceridade e bom-humor sobre suas aventuras sozinha pelo mundo afora. Estas são histórias sobre ser consolada por um xamã andino, molhar os pés nas águas do mar no extremo sul da Índia e dormir debaixo de uma mesa de bar no Texas. Acima de tudo, este é um livro que fala sobre ser mulher e, ao mesmo tempo, ser livre para viajar por aí sem companhia, sem medo e sem preconceito. O livro traz ilustrações da artista paulistana Anália Morares.Sim! Você pode ir sozinha! Compre clicando aqui.

Livros para viver grandes aventuras:

deuses-americanosDeuses Americanos: A saga de é contada ao longo da jornada de Shadow Moon, um ex-presidiário de trinta e poucos anos que acabou de ser libertado e cujo único objetivo é voltar para casa e para a esposa, Laura. Os planos de Shadow se transformam em poeira quando ele descobre que Laura morreu em um acidente de carro. Sem lar, sem emprego e sem rumo, ele conhece Wednesday, um homem de olhar enigmático que está sempre com um sorriso no rosto, embora pareça nunca achar graça de nada. Depois de apostas, brigas e um pouco de hidromel, Shadow aceita trabalhar para Wednesday e embarca em uma viagem tumultuada e reveladora por cidades inusitadas dos Estados Unidos, um país tão estranho para Shadow quanto para Gaiman. É nesses encontros e desencontros que o protagonista se depara com os deuses – os antigos (que chegaram ao Novo Mundo junto dos imigrantes) e os modernos (o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas) -, que estão se preparando para uma guerra que ninguém viu, mas que já começou. O motivo? O poder de não ser esquecido. Compre clicando aqui.

coracao-de-aco_coverCoração de Aço: Misteriosamente várias pessoas, de diferentes origens, recebem superpoderes, mas são corrompidas por eles e tornam-se vilões cruéis. Após tomarem o controle das cidades para si, eles criam uma nova realidade distópica, submetendo os humanos a uma vida de servidão.Isso aconteceu há dez anos, quando David viu seu pai ser morto por Coração de Aço, ditador de Nova Chicago. Agora, ele se dedica a estudar as fraquezas desse e de outros supervilões, planejando fazer parte do misterioso grupo dos Executores, pessoas comuns com a ousada missão de matar os tiranos um a um. Compre clicando aqui.

harry-potter-e-a-crianca-amaldicoada_2Harry Potter e a criança amaldiçoada: Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados. Compre clicando aqui.

esquadrao-rougueEsquadrão Rogue, Michael A. Stackpole: Dois anos e meio depois dos acontecimentos de O Retorno de Jedi, resquícios das forças imperiais, isoladas mas ainda poderosas, se espalham pela galáxia. Esses postos avançados ameaçam a paz ao tentar derrubar a Nova República e restabelecer uma tirania violenta e opressora do lado sombrio.Para combatê-los, surge uma nova geração de pilotos de X-wing. Seguindo os passos da equipe que destruiu a Estrela da Morte, os novos pilotos encaram um desafio ainda mais perigoso e desafiador que o de seus predecessores. Mas seu líder, o lendário piloto Wedge Antilles, sabe a dura verdade: mesmo sendo o melhor esquadrão da galáxia, as missões que os Rogues enfrentarão são praticamente suicidas.Em uma das melhores aventuras de STAR WARS, que inspirou games e quadrinhos estrelados pelo esquadrão, Michael A. Stackpole presenteia o leitor com conflitos pessoais, tramas políticas e batalhas espaciais impressionantes. Compre clicando aqui.

untitledDoctor Who – Cidade da Morte, Douglas Adams: Baseado no roteiro original de Douglas Adams, Cidade da morte é o episódio de Doctor Who mais assistido de todos os tempos. Uma aventura do Quarto Doutor e sua companion Romana, cheia de humor, reviravoltas e, claro, planos mirabolantes para salvar o universo: Paris, 1979. O Doutor leva Romana para um dia de folga, mas, enquanto almoçam em um dos charmosos cafés da cidade, o tempo parece saltar, deslizando alguns segundos para trás. Intrigado, o Doutor não demora a identificar uma rachadura no espaço-tempo. Com a ajuda do detetive Duggan, especialista em esmurrar pessoas, o Doutor e sua companion precisam deter os planos do elegante e misterioso conde Scarlioni — e das onze versões dele! —, para que a humanidade tenha chance de sobreviver. Compre clicando aqui.

Livros para passar a noite em claro:

ultra-carnemUltra Carnem, Cesar Bravo: Ultra Carnem expande em muito a mitologia criada por Cesar Bravo, dando detalhes assustadores sobre a infância e a obra maldita de Wladimir Lester, o estranho menino pintor. Além disso, o autor mostra até onde vai a fome de um homem desesperado pela fama ou por uma vida mais digna por direito. A caminhada segue sem pudores expondo a fragilidade de cada um de nós. Por fim, o leitor fica com a sensação de que nós, humanos, não devemos bancar o esperto. E que não existe a possibilidade de enganarmos o céu e o inferno. Compre clicando aqui.

diario-de-uma-escravaDiário de uma Escrava, Rô Mierling: Laura é uma menina sequestrada e jogada no fundo de um buraco por alguém que todos imaginavam ser um bom homem. Ela vê sua vida mudar da noite para o dia, e passa a descrever com detalhes sinistros e íntimos cada dia, cada ato, cada dor que o sequestro e o aprisionamento lhe fazem passar. Estevão é homem casado, trabalhador, pai de família, mas que guarda em seu íntimo uma personalidade psicopata. Ele percorre ruas e cidades se apossando da vida de meninas ainda muito jovens, pois dentro de si uma voz afirma que é dele que elas precisam. Mergulhando fundo nessa fantasia, ele destrói vidas, famílias e sonhos, deixando atrás de si um rastro de dor e morte. Narrado em parte em forma de diário, o livro acompanha mais de quatro anos da vida de Laura em um buraco embaixo da terra, período em que algo dentro dela também se modifica de uma forma inimaginável em busca da única maneira para sobreviver. Publicado originalmente na plataforma digital Wattpad, onde já teve mais de um milhão e meio de leituras. Compre clicando aqui.

setimo-andre-viancoSétimo, André Vianco: Quinhentos anos atrás, sete vampiros foram aprisionados lançados ao mar em uma caravela portuguesa em direção ao Novo Mundo. Quando o último deles, o pior entre os malditos, finalmente desperta, um reinado de terror entre humanos e criaturas das trevas tem início sob sua liderança impiedosa. Sétimo, o vampiro-monstro, o único capaz de caminhar sob a luz do sol, cria um exército sombrio para vingar-se dos responsáveis pela sua maldição.  Enquanto isso, Tiago, que caçou e combateu os mortos-vivos antes de tornar-se um deles, tenta se acostumar à sua nova vida noturna e conciliar sua condição odiosa e seu relacionamento com Eliana.Em Sétimo, os vampiros de André Vianco ganham as ruas de São Paulo, em verdadeiras batalhas pelo destino de milhões de vidas. Caçadores de vampiros, lobisomens, mortos-vivos e o exército brasileiro iniciam uma caçada a Sétimo, uma criatura mais cruel que o próprio demônio. Compre clicando aqui.

Livros para quem ama clássicos:

cem-anos-de-solidaoCem Anos de Solidão, Gabriel García Márquez: Em Cem Anos de Solidão, o escritor colombiano Gabriel García Márquez criou um dos livros mais relevantes da literatura latino-americana. O romance se passa em uma aldeia e conta, ao longo de gerações, os acontecimentos na família Buendía, com momentos de fracasso ou de sucesso. Mas o que todas essas pessoas têm em comum é a solidão, mesmo vivendo em grupo. Um livro que mexe com o imaginário de leitores há décadas, e não por acaso está entre os melhores do gênero Romance. Compre clicando aqui.

arte_OLoboDoMar_bolsoO Lobo do Mar, Jack London: Edição super caprichada, com tradução do texto integral feita por Daniel Galera, capa dura e acabamento perfeito! Em O Lobo do Mar, o leitor testemunha o duro embate entre a concepção de mundo primitiva de Larsen e a civilidade e o moralismo de seu refém. Para além de um romance de aventura, Jack London faz uma reflexão sobre a vida e a condição humana. Após naufragar, o jovem intelectual Humphrey van Weyden é resgatado e obrigado a integrar a tripulação da escuna Ghost. A bordo, ele presencia a dura rotina dos tripulantes e a tirania imposta por seu capitão, o embrutecido Wolf Larsen. Compre clicando aqui.

arte_PersuasaoPersuasão, Jane Austen: Para a versão definitiva do último romance de Jane Austen, uma publicação maravilhosa com capa dura e acabamento de luxo! Nele, a autora se revela em plena maturidade criativa. Ambientado na Inglaterra do século XIX, Persuasão narra a história de Anne Elliot, filha de um vaidoso e esnobe baronete, apaixona-se por Frederick Wentworth, um jovem ambicioso e inteligente, mas sem conexões familiares importantes. Obedecendo à recomendação da sua família, Anne sacrifica então seu grande amor por conveniências sociais, e, ao fazê-lo, fecha-se para novos relacionamentos, recusando inclusive uma proposta de casamento. Oito anos depois, Frederick, agora mais velho e rico, ressurge, abalando a ordem estabelecida e a paz familiar. Compre clicando aqui.

pela-luz-dos-olhos-teusPelas Luz dos Olhos Teus, Vinicius de Moraes: Ilustrada pelo artista plástico carioca Filipe Jardim, esta antologia reúne 22 poemas de um dos fundadores da bossa nova. Desde seu livro de estreia, O caminho para a distância, lançado em 1933, passando por Forma e exegese(1935) e Livro de sonetos (1957), até chegar a Novos poemas II (1959), o encantamento amoroso é o tema que perpassa toda a obra de um dos nossos principais poetas líricos. Se no poema “A mulher que passa” Vinicius pergunta: “Por que me faltas, se te procuro?”, nos versos iniciais de “Soneto do Corifeu” ele define o estado de urgência em que vivia, numa assombrosa constatação: “São demais os perigos desta vida/ Para quem tem paixão, principalmente”. Compre clicando aqui.

homens-imprudentemente-poeticos-valter-hugo-maeHomens imprudentemente poéticos, Valter Hugo Mãe: Com sua habitual escrita poética e desconcertante, Mãe traz à tona os temas da morte e do suicídio, em um contexto em que este ato possui um ponto de vista distinto ao do ocidente. Segundo o autor, no Japão, “um suicida não é visto como um fraco ou desistente, é visto como alguém que entendeu sua existência e se sente preparado para se entregar à natureza”. Tal como em seu romance A desumanização, que teve a Islândia como cenário, Mãe escolhe um lugar longínquo para retratar a história, levando o leitor ao Japão profundo, um  ambiente sagrado que partilha o mesmo universo das fatalidades e da miséria. Diante das dificuldades e conscientes do valor da natureza exuberante que os cerca, os personagens passam a valorizar as pequenas alegrias do cotidiano e a espera da morte. A morte também está no próprio modo do autor tecer sua literatura e não apenas nos enredos de suas histórias. Homens imprudentemente poéticos nasce da necessidade de retornar a um momento de descoberta, como se estivesse escrevendo seu primeiro livro. Compre clicando aqui.

Acha que tem algum livro incrível fora da nossa lista? Conta para a gente nos comentários!
Compartilhe e deixe o seu natal ainda mais cultural!

Comentários