Cinema por quem entende mais de mesa de bar

As dez maiores bilheterias de 2019

Disney bate recorde de arrecadação e reina entre os destaques do ano.

QUAIS FORAM AS MAIORES BILHETERIAS DE 2019?

O ano de 2019 foi marcado por diversos sucessos de bilheteria. E recordes! Antes de apresentarmos a lista das dez maiores arrecadações do ano, precisamos destacar algumas coisas.

Disney reina

- Advertisement -

Primeiramente, é preciso dizer que é a primeira vez, na história, que temos no TOP 10 oito filmes com faturamento superior a $ 1 bilhão. Destes, sete são da Disney.

O estúdio também atingiu a marca de $ 10 bilhões nas bilheterias mundiais  pouco depois do lançamento de Frozen II. O recorde anterior era dele mesmo, com $ 7,6 bilhões em 2016. Ou seja, mais de dois bilhões acima do número alcançado há três anos. Isto, sem contar a arrecadação de Star Wars e das produções da Fox, recentemente comprada pela Disney.

Ausência de histórias originais

É importante destacar que, de todos os longas, nenhum é uma história original. Temos blockbusters adaptando quadrinhos da Marvel, DC e desenhos clássicos, um spinoff de uma franquia de sucesso, duas continuações de animações de sucesso e uma animação chinesa baseada em um livro. Se por um lado é triste vermos essa gritante ausência de roteiros originais, por outro vemos uma receita global enorme. E esse sucesso com certeza resultará em mais adaptações no futuro. Afinal, dá dinheiro e dinheiro é o que move a indústria cinematográfica.

Adeus, Avatar

Depois de dez anos, finalmente desbancaram Avatar. Quem fez isso foram os Vingadores da Marvel, no filme Ultimato. A produção de mais de $ 350 milhões passou o hit de James Cameron por muito pouco, mas passou: cerca de $ 8 milhões de diferença. O longa precisou ser relançado em junho, com novas imagens, para dar uma força a mais na corrida para desbancar Avatar.

Confira a seguir o ranking completo:

#10 Ne Zha – $ 707M

ne zha poster

Baseado na obra “Investiture of the Gods”, o filme chinês bateu vários recordes em 2019. Tornou-se a maior animação da história da China, onde arrecadou mais de $ 700 milhões; a maior animação fora dos EUA; e o segundo maior filme de língua não-inglesa, ficando atrás de outra produção chinesa: Wolf Warrior 2 (2017).

Apesar de ter ficado de fora da pré-lista do Oscar para Melhor Filme Internacional, Ne Zha fez história na China e no cinema mundial.

 

 

 

#09 Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw – $ 758,9M

hobbs e shaw poster

O primeiro spinoff da franquia Velozes e Furiosos tinha tudo pra dar certo e deu. A popularidade dos personagens, o carisma de Dwayne Johnson e Jason Statham e a diversidade do elenco são um dos motivos para o enorme sucesso de bilheteria do filme. Aliado a isso, obviamente, também está a receita de ouro do universo lançado em 2001: humor, família, belos carros e ação de sobra.

Tudo bem que muitos já devem estar de saco cheio desses rostos, mas enquanto a Universal acertar nos roteiros e o público continuar assistindo, os filmes continuarão vindo. Aguardamos Velozes e Furiosos 9 em 2020!

 

 

#08 Aladdin – $ 1,05B

aladdin poster

Mais uma versão live-action da Disney. Mais um sucesso de público no mundo todo. Mas vamos ser sinceros: todo mundo sabia que Aladdin faria isso. Temos aqui uma das animações mais populares da história, lançada pelo maior estúdio do mundo, super bem feita e liderada pelo carisma único de Will Smith. Não tinha como dar errado.

Além disso, temos que reconhecer algumas alterações feitas na história, que empodera Jasmine (Naomi Scott) de diversas formas, incluindo com uma canção inédita: “Speechless”, selecionada pra pré-lista do Oscar de Melhor Canção Original.

 

 

#07 Coringa* – $ 1,06B

coringa poster

Coringa veio como um furacão. Teve um orçamento de $ 55 milhões e arrecadou mais de $ 1 bilhão nas bilheterias. Segunda produção adaptada da DC a conseguir isso, após Aquaman (2018).

O filme pode ter dividido a crítica, mas os espectadores amaram. Ele já coleciona um Leão de Ouro, quatro indicações ao Globo de Ouro, duas ao SAG, sete ao Critics’ Choice, uma ao sindicato dos diretores de arte e outra ao sindicato dos maquiadores.

Resta, agora, saber até onde Coringa vai nesta temporada de premiações.

*ainda em cartaz

#06 Toy Story 4 – $ 1,07B

toy story 4 poster

Woody e Buzz voltaram depois de quase uma década. E com alguns rostos novos ao lado deles, entre eles Duke Caboom (Keanu Reeves).

Não deu outra: sucesso de crítica e de bilheteria. A Disney sabe que o público ama esses personagens e sabe como criar novas histórias envolvendo eles. E é por isso que Toy Story 4 está nesta lista.