Cinema por quem entende mais de mesa de bar

CineFestival – Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe abre convocatória para o Troféu Araibu 2021

Evento chega a 4a edição e ocorrerá de 15 a 20 de março, em formato online e gratuito, e homenageia Veronica Guedes (For Raibow)
Inscrições e regulamento – https://filmfreeway.com/cinefestival

 

- Advertisement -

A partir desta quinta-feira (14), o CineFestival – Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe está com inscrições abertas para a Mostra Competitiva e Não-Competitivas de Curtas-metragens.
Os interessados devem acessar o formulário de inscrição e regulamento através do link https://filmfreeway.com/cinefestival até o dia 31 de janeiro. Serão aceitas obras finalizadas a partir de 1 de janeiro de 2019, de médias e curta-metragens produzidos ou co-produzidos no Brasil.
O CineFestival – Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe chega a sua 4ª edição em 2021 de forma online e gratuita, que ocorrerá de 15 a 20 de março, incluindo exibições de filmes, debates,webinários e apresentações especiais.
Todos os filmes serão exibidos gratuitamente através de plataforma online ao longo dos cinco dias de festival, que tem curadoria de Pedro Azevedo, programador do Cinema do Dragão.
Na edição de 2021, o CineFestival homenageará Veronica Guedes, diretora do For Rainbow, Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero. “Por tudo que faz pelo cinema, pela diversidade e pela cultura do Ceará, estamos felizes com a escolha de Verônica Guedes como homenageada. Há 14 anos é prova da resistência e diversidade no cinema com o seu festival, naturalmente é uma escolha que abraça a área do audiovisual e da militância LGBTQ+”, destaca Allan Deberton.
Iniciativa culturalO 4º CineFestival – Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe é uma iniciativa de caráter cultural, idealizada pelo cineasta Allan Deberton (Pacarrete, 2019), e que tem como objetivo de multiplicar olhares, e expandir a cultura através das mais diferentes formas de se fazer cinema, no formato de curta-metragem.
O festival apresenta o melhor da produção brasileira, revelando novos talentos, possibilitando diálogos culturais e a formação de novos públicos.O projeto, em sua quarta edição, considerando os efeitos da Pandemia Covid-19, será realizado totalmente online, com a possibilidade de bater recorde de público ao democratizar o acesso dos filmes, gerar grande interação online e aumentar o interesse na votação popular.

O evento será totalmente gratuito e acontecerá entre os dias 15 a 20 de março de 2021. A programação contará com mostras competitivas e não competitivas. Teremos as seguintes mostras: Competitiva Nacional, Mostra Criança, Mostra Negra, Mostra Melhor Idade, Mostra Universitária, Mostra Cearense e Mostra Diversidade (LGBT+), conferindo ao evento um panorama plural com foco nos diversos temas e narrativas.

Uma das novidades dessa edição é que a programação terá recursos de acessibilidade disponíveis, como legendas descritivas, audiodescrição ou libras.
Trofeú AraibuComo estratégia de reconhecimento dos artistas da região e fortalecimento da economia criativa, o principal prêmio do CineFestival – Troféu Araibu, conferido aos melhores filmes escolhidos pelo Júri Oficial, é um troféu criado e produzido pela Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Russas, feito totalmente da carnaúba, árvore-símbolo de nosso estado. O nome do troféu homenageia o importante riacho Araibu, patrimônio histórico do município.
O FestivalA 1ª edição do festival foi realizada no ano de 2013, com apoio da Prefeitura Municipal de Russas, nas cidades de Russas e Limoeiro do Norte, e colocou a região vale jaguaribana dentro do eixo de circulação e difusão do cinema independente brasileiro.
Quarenta e seis produções de todos os estados foram exibidas durante os quatro dias de evento. Em 2015, na 2ª edição, o festival se tornou internacional. Patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através do Edital de Cinema e Vídeo 2014, e com apoio da Prefeitura Municipal de Russas, foram exibidos 18 filmes brasileiros, e 9 filmes estrangeiros (Suíça, Espanha, França, Canadá, Camboja, Estados Unidos, Argentina, Croácia e Portugal). Hilton Lacerda (Tatuagem), foi o grande homenageado da edição e também ministrou a “Oficina de Roteiro”.
O distrito de Flores, zona rural de Russas, recebeu a oficina “Som para animação”, com o conceituado Alexandre Jardim. A 3ª edição (2019) contou com a apresentação de diversos filmes, em mostras especiais e competitivas, além do cinema na praça.
Realizamos mostra itinerante no Lar Santa Clara (Casa de Idosos), com recursos de acessibilidade. Incrementamos com oficinas de “Animação em Stop Motion”, com Quiá Rodrigues, “Cinema Documentário”, com Marlon Rodrigues e “Interpretação para Cinema” com René Guerra.

O 4º CINEFESTIVAL é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual de Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal 14.017/2020, Lei Aldir Blanc , de 29 de junho de 2020 | Inscrições e regulamento – https://filmfreeway.com/cinefestival | Acesse @cinefestivalrussas