Resenha: Confissões de uma adolescente grávida - Graciela Paciência | Cinema de Buteco
Buteco Literário Destaques

Resenha: Confissões de uma adolescente grávida – Graciela Paciência

Sem clichês e sem rios de lágrimas! Assim a autora Graciela Paciência  escreveu seu primeiro livro Confissões de uma adolescente grávida.

Minha intenção inicial, era citar alguns acontecimentos do livro, mas me dei conta de que  não tenho o talento que a autora possui para impedir que uma história tão comum, acabe se tornando um clichê e afaste os leitores. Sendo assim, este texto será sobre os meus “achismos literários”.

Quando comecei a leitura desse livro, lembrei que na maioria das vezes, ao decidir ler uma obra voltada para o público (pré) adolescente, o enredo e a linguagem sempre me pareceram ser um pouco previsíveis. Lendo este, surpreendentemente, vi que estava errada, muito errada! Confissões de uma adolescente grávida, da autora Graciela Paciência foge completamente à regra aplicada ao universo infanto-juvenil e acabou por se tornar um maravilhoso achado em meio a tantos livros similares.

Confissões-de-uma-adolescente-gravida-02 Resenha: Confissões de uma adolescente grávida - Graciela Paciência

Em seu livro de estreia, a autora, que traz uma narrativa – que consegue, ao mesmo tempo, cativar e enriquecer o vocabulário do adolescente e não entediar o adulto – que conta a história de Mirella, uma adolescente que descobre sua gestação precoce aos 16. Ela e Fabrício, seu namorado, são apaixonados um pelo outro e ele assumiu todas as responsabilidades que um jovem da idade dele poderia assumir. Mas mesmo com o apoio da família, da amiga e do namorado, Mirella precisa lidar com sua insegurança, a rejeição de inúmeras pessoas e com a incerteza de seu futuro acadêmico. Esse é o momento, em que você, leitor deste texto pensa: “Ah, não! Mais um desses livros sensacionalistas!”, e eu respondo: “Palma, Palma! Não priemos cânico!”

Graciela Paciência escreveu o Confissões de uma adolescente grávida, de uma forma doce, jovem e intelectual. Um diário que não parece diário. Confissões que mais me remeteram a desabafos do que a confissões propriamente ditas. E apesar de ser seu livro de estreia, Graciela Paciência escreve com maturidade para adolescentes, mas de forma a chamar o público adulto para a conversa. Retratando a dura realidade de personagens com personalidades doces e fortes na medida certa, e falando a quem se interessar sobre a necessidade de apoiar as adolescentes e “casais grávidos”.

Dois adolescentes, e suas famílias, que têm seus sonhos interrompidos e ficam à mercê de uma boa fatia da sociedade machista, tradicionalista e que não é capaz de enxergar a fragilidade imbuída em situações que milhares de Mirellas vivenciam diariamente. Por que não desmascarar toda a dificuldade que uma gestação precoce acarreta na vida de todos que cercam uma jovem que se tornou “má influência” para as amigas?

Confissões-de-uma-adolescente-gravida-02 Resenha: Confissões de uma adolescente grávida - Graciela Paciência

Acredito veementemente que esse livro tenha sido publicado para que inúmeras famílias sejam auxiliadas, ou até mesmo resgatadas do desgaste em que se encontram/encontraram, abrindo portas para diálogos que provavelmente seriam irrealizáveis sem um “empurrãozinho”.

Imagine o poder transformador desse livro, em uma biblioteca escolar:

CORPO DOCENTE FAZ COM QUE @S ALUN@S LEVEM O LIVRO PARA CASA → PAIS QUESTIONAM POR QUE A ESCOLA EXIGIU A LEITURA → ESCOLA E ALUN@S EXPÕEM O PROPÓSITO DA LEITURA E O CONTEÚDO DO LIVRO.

É um trabalho de formiguinha, eu sei! Mas é um trabalho! É um livro cumprindo seu papel social e literário: transformar vidas!

Graciela Paciência, espero que sejam necessárias inúmeras reimpressões do seu livro de estreia!

Parabéns!

 

Confissões-de-uma-adolescente-gravida-02 Resenha: Confissões de uma adolescente grávida - Graciela PaciênciaFicha Técnica

Título: Confissões de uma adolescente grávida
Autor: Graciela Paciência
Editora:  Círculo das Artes
Lançamento: 12/2016
Nº de Páginas: 118
Gênero: Literatura infanto-juvenil
ISBN: 978-85-68782-08-8
Valor: r$

Colaboração: Ludymilla Duarte Borges

 

 

Sarabolica

Sou uma gateira apaixonada por livros e por qualquer (qualquer um MESMO) trabalho do Humberto Gessinger. Também sou amante do trabalho dos meninos (lindos) da Móveis Coloniais de Acaju, que também pode ser chamada de “Banda do Amor”. Atualmente trabalho(?) para as (maravilhosas) empresas Stereophonica e Many Mugs.