Review: The Walking Dead s08e02 – “The Damned”

review-the-walking-dead-s08e02-the-damned

OMG!!! The Walking Dead s08e02, “The Damned”, respondeu uma das principais dúvidas dos fãs que me acompanham nas transmissões ao vivo pelo Walking Dead Br. Depois de sete temporadas, finalmente descobrimos o paradeiro de Morales, um dos sobreviventes de Atlanta que deixou a turma de Rick ainda no 1º ano.

Aparentemente, o sujeito uniu forças com os Salvadores de Negan e garantiu um lugar seguro para viver. Pelo menos até agora que teve o azar de cruzar o caminho de Rick novamente. Esse fan service inesperado fez valer todo o episódio! Que momento!

Em “The Damned” acompanhamos as ações de Morgan e Jesus invadindo uma base dos Salvadores; Carol e Ezekiel tentando achar um inimigo perdido na floresta; Aaron conduzindo um ataque a outra base dos Salvadores; e Rick procurando armas com Daryl. Assim como na semana passada, esse é um episódio recheado de ação, para a alegria de boa parte do público.

LEIA TAMBÉM: Review de Stranger Things s02e01 – “MadMax”

Destaque para a sequência em que Morgan entra em modo psicopata e começa a matar todos os inimigos que surgem pela sua frente. A cada tiro, a cada passo, o personagem para a sua caminhada e demonstra os efeitos do tempo e dos traumas no seu psicológico. Parece questão de tempo até Morgan ter um grande colapso nervoso que irá colocar todos em risco.

Durante a invasão de Tara e Jesus temos uma grande reviravolta nas ações dos aliados. Contrariando o desejo de Tara, Jesus decide poupar seus inimigos dizendo: “Não estamos aqui por vingança”. O preço dessa reação de última hora quase custou a morte do personagem, mas no final dá tudo certo.

Mais uma vez temos o velho conflito de matar ou não todos que cruzam seu caminho. Morgan já trilhou esse caminho mais humanista na maioria das temporadas, mas agora está bem longe de seguir por esses rumos novamente, mas Jesus parece disposto a contrariar as ordens de Rick e Maggie para tentar fazer a coisa certa.

É óbvio que um posicionamento diferente pode colocar os personagens em choque com outros. Se em The Walking Dead s08e02 tivemos Tara olhando torto para Jesus, podemos aguardar que muitos outros conflitos acontecerão – vide a aguardada luta de Morgan contra Jesus.

Ainda nesse episódio tivemos mais um episódio a parte do Rei Ezekiel cortejando Carol. De forma sutil e eficiente, o Rei vem trazendo a assassina cada vez mais pro seu lado. Bobo nada, né? Ele retoma o discurso de que é importante sorrir e se manter forte para preservar a moral e vontade dos seus soldados.

Rick já se viu dos dois lados da discussão, mas recentemente passou a encarar as coisas com um olhar mais rigoroso. Isso não impediu, no entanto, que ele se sentisse mal por ter atacado um homem que queria apenas defender a própria filha, que estava adormecida. Pior ainda foi a sua reação ao dar de cara com Morales segurando uma arma. Será que Rick irá fazer a coisa certa?

O resultado dessa eterna dúvida entre fazer o certo ou o que precisa ser feito não terá uma resposta por aqui. Torço apenas que a lógica prevaleça e a série continue mantendo o seu nível sem que isso signifique episódios inteiros em que nada é acrescentado.

PS: E o tiro que Eric (namorado de Aaron) levou?

PS2: A busca pelas armas foi uma cilada?

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.