Top 5: Noites Infernais – Cinco grandes filmes de terror sobre sobrevivência

SEI QUE A MAIOR PARTE DOS FILMES DE TERROR COSTUMAM ACONTECER NUMA ÚNICA NOITE, mas vi uma lista incrível num site (Great “survive the night” horror movies) e pensei em como seria a minha lista de filmes de terror favoritos que se passam numa única noite.

A minha ideia foi reunir apenas os títulos que lembrei imediatamente depois de pensar no tema. Como normalmente acontece na nossa lista de TOP 5, se trata de material pessoal e que poderia ficar bem diferente no caso de uma lista maior e mais elaborada sobre o tema. Tentei fazer um recorte para selecionar apenas histórias que se passam quase que inteiramente num ambiente fechado para tentar limitar um pouco as opções – óbvio que continuei com trezentas ideias. 

Convido os leitores a deixarem os seus respectivos top 5 e sugerir um ranking maior com os principais filmes que abordam o tema. O que acham?

5- Os Estranhos

Um casal volta de uma festa e começa a ter uma pequena discussão, que acaba interrompida quando alguém bate na porta da casa de campo em que estão passando a noite. Detalhe: são mais de três horas da manhã. O casal fica intrigado por um tempo, mas logo a sensação passa a ser de pavor depois que três pessoas mascaradas começam a fazer violentas investidas contra a casa.

Estrelado por Liv Tyler e Scott Speedman, Os Estranhos é um daqueles filmes de terror angustiantes que conseguem prender a atenção do espectador e nos deixar absolutamente sem ar temendo pelo destino dos personagens. Depois de assistir a esse filme de Bryan Bertino, eu nunca mais atendi a campainha da minha casa depois das 22h…

Cinco grandes filmes de terror sobre sobrevivencia - Os Estranhos

4- The Invitation

[Alerta de spoilers!]

A obra mais fresca na minha cabeça (e só por isso ela tirou Abismo do Medo da lista) é esse terror psicológico sobre um casal convidado para um jantar de amigos e descobre que alguma coisa muito errada está prestes a acontecer.

No post em que falei de The Invitation pela primeira vez no Cinema de Buteco evitei entrar em detalhes de spoilers para que todos assistissem ao filme sem saber exatamente do que se trata. Desta vez não poderei repetir o feito: pior que ficar trancado numa casa com um trio de psicopatas mascarados é descobrir que a sua ex-esposa virou uma maníaca religiosa decidida a matar todos que fizeram parte de sua vida para garantir um lugar no céu. Tenso define.

The Invitation Filmes de sobrevivencia

3- Um Drink no Inferno

Como é que eu poderia fazer um TOP 5 de filmes de terror sobre sobrevivência deixando de fora um dos meus títulos favoritos de todos os tempos? Tá. Não chega a tanto, confesso, mas realmente tenho uma história de amor com Um Drink no Inferno. Digna até de aparecer na nossa coluna Histórias de Cinema…

Quentin Tarantino (que escreveu o roteiro) e George Clooney interpretam dois irmãos criminosos que viajam até um bar nos cafundós do Judas para passar a noite antes de encontrar com um grupo de comparsas. O que eles não imaginavam é que o local super frequentado por gente do bem, servia como um covil de criaturas noturnas sedentas por muito sangue.

Mesmo se não tivesse o lendário striptease de Salma Hayek, Um Drink no Inferno se sustentaria como uma das noites mais quentes que o cinema já viu.

salma hayek um drink no inferno

2- Halloween: A Noite do Terror

Em 1978, John Carpenter escreveu, dirigiu e produziu um dos filmes mais importantes do gênero: Halloween: A Noite do Terror apresentou para o cinema o assassino Michael Myers, que buscava vingança contra a sua família nas noites de 31 de outubro, também conhecida como Halloween.

A premissa do longa-metragem original, e da maioria das continuações, segue um roteiro pré-definido: Michael reaparece e começa a fazer suas vítimas logo cedo antes das festas comemorativas; descobre o paradeiro da sua vítima da vez; e o terror começa.

Mais que um clássico do terror e responsável por criar os chamados “slashers movies“, Halloween é uma aula de como se fazer cinema e manter o espectador vidrado na tela. Filmaço!

halloween 1978

1- A Morte do Demônio

Difícil definir qual é melhor: Uma Noite Alucinante ou A Morte do Demônio. Aliás, precisamos lembrar que Uma Noite Alucinante, de Sam Raimi, já era uma espécie de remake de A Morte do Demônio. Basicamente é a mesma história, mas com uma pegada mais voltada para o humor. Por sua vez, o lançamento de 2013, acaba entrando na lista de remakes disfarçados de continuações, como Jurassic World, Star Wars: O Despertar da Força, O Exterminador do Futuro: Genesis, dentre outros.

De qualquer maneira, o fato é que A Morte do Demônio possui uma premissa assustadora sobre um grupo de adolescentes cheios de hormônios, curiosidade e burrice que invocam um capiroto com sangue nos olhos disposto a ceifar a vida de todos. Pouco a pouco, o capetão vai possuindo e eliminando os amigos até que reste apenas o nosso herói Ash, vivido por Bruce Campbell.

A Morte do Demônio também aparece numa lista de muito sucesso que temos no Cinema de Buteco: filmes que se passam em cabanas. Recomendo a leitura!

evil dead jane


Menções honrosas:

Uma Noite de Crime quase entrou em quinto lugar por ter uma premissa incrível, mas tenho um pouco de resistência com o produto final. Poderia ser bem melhor; Battle Royale não é exclusivamente um filme de terror, é meio que uma versão sangrenta oriental de Jogos Vorazes (e muito melhor); Incluiria Assalto à 13ª DP, de John Carpenter, mas ele não é bem terror também. Caso ele entrasse, Rio Bravo, de John Hawks, teria que vir junto e estamos falando de um top 5, porra!; Você é o Próximo é o único longa-metragem que realmente doeu na minha alma deixar de fora desta lista: caso não tenha assistido ainda, corrija e seja feliz!; [REC] é mais uma das inúmeras produções que se passam numa única noite e apresentam personagens lutando para sobreviver. O plus é que existem zumbis, né? Assim como no clássico A Noite dos Mortos-Vivos; por último, mas não menos importante, Abismo do Medo é um dos grandes longas de terror dos anos 2000 e se passa numa única noite depois de um grupo de mulheres se perderem numa caverna. Épico define.

O Abismo do Medo - filmes de sobrevivencia

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.