Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Três Anúncios para um Crime é destaque no SAG

Drama vence três prêmios e ganha força na corrida para o Oscar.

O SAG é o principal termômetro das categorias de atuação do Oscar. Raramente, o Sindicato de Atores erra. Vamos explicar isso com alguns dados históricos antes de fazermos uma análise da premiação de ontem:

Melhor Atriz Coadjuvante: desde 1994, o sindicato acertou 16 vezes a futura ganhadora do Oscar.

- Advertisement -

Melhor Ator Coadjuvante: 14 vezes.

Melhor Atriz: 17 vezes.

Melhor Ator: 18 vezes.

Ou seja, os colegas de profissão geralmente apontam o que a Academia está pensando. É claro que já tivemos surpresas ao longo dos últimos anos, então não podemos dar 100% de certeza em todos os casos. Podemos dar certeza quando é um ator renomado que nunca venceu um Oscar e tem vencido todos os principais prêmios da temporada, como foi o caso de Leonardo Dicaprio e, agora, Gary Oldman.

Na categoria de melhor atriz, Frances McDormand vem repetindo o feito de Fargo (1996) e tem tudo pra levar a segunda estatueta pra casa. Não sei se o discurso dela no SAG vai surtir efeito nos membros da Academia, mas acho difícil vê-la perder após ganhar em várias listas de associações, o Globo de Ouro, Critics’ Choice e SAG. A segunda da lista seria Saoirse Ronan, caso tenhamos uma zebra em março.

Entre os atores coadjuvantes, Sam Rockwell tem desbancado Willem Dafoe até o momento. A vitória de ontem coloca o Oscar nas suas mãos praticamente. No entanto, Dafoe é outro com carreira aclamada que nunca levou a estatueta e já acumulou diversos prêmios nesta temporada de premiações (majoritariamente de associações de críticos). Quem sabe?

No caso das atrizes coadjuvantes, a dúvida era entre Allison Janney e Laurie Metcalf. Ambas foram reconhecidas por muitas associações de críticos e pareciam disputar com unhas e dentes a estatueta. O problema é que este último mês acabou revelando que Janney está bem à frente por seu papel em Eu, Tonya. Ela tem as mãos no Oscar também.

A categoria de melhor elenco não diz muita coisa sobre a de melhor filme. Foram 11 eventuais ganhadores do Oscar nos últimos 24 anos. E como também temos A Forma da Água caminhando com força na corrida, creio que a Academia ficará entre o longa de Guillermo del Toro e o de Martin McDonagh (Três Anúncios para um Crime).

Confira a lista de vencedores do SAG 2018 a seguir e veja nossas previsões para o Oscar, cujos indicados serão anunciados amanhã.

 

MELHOR ATRIZ
FRANCES McDORMAND, Três Anúncios para um Crime

MELHOR ATOR
GARY OLDMAN, O Destino de uma Nação

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
ALLISON JANNEY, Eu, Tonya

MELHOR ATOR COADJUVANTE
SAM ROCKWELL, Três Anúncios para um Crime

MELHOR ELENCO
Três Anúncios para um Crime

MELHOR DUBLÊ
Mulher Maravilha

 

Comentários