A Arte da Conquista (@festivaldorio) | Cinema de Buteco
Críticas de filmes

A Arte da Conquista (@festivaldorio)

TAL COMO A ARTE E A VIDA…

ArtOfGettingBy A Arte da Conquista (@festivaldorio)

Sabe aqueles momentos cruciais da vida, onde realmente precisamos fazer uma escolha, mas não encontramos razão para isso? Tenho certeza que todos já passaram por esse lapso de perda de inspiração… É exatamente nesse momento em que somos apresentados a George, vivido por Freddie Highmore (Isso mesmo, o Wonka boy cansou de fazer filmes de época!).

George é um adolescente de muito talento artístico e com uma mente brilhante que simplesmente não encontra sua inspiração e acaba por se tornar um problema para todos a sua volta. É então quando, sem soar nada clichê (cof cof), ele encontra sua musa inspiradora Sally, vivida pela nova musa indie Emma Roberts.

ArtOfGettingBy A Arte da Conquista (@festivaldorio)

Devo abrir um parêntesis aqui: não é que quando a menina não está fazendo filmes comerciais ela consegue acertar! Já tinha acertado em 2008 com Limelife e agora deu duas dentro, tanto com It’s Kind of a Funny History e agora com The Art of Getting By. É claro que todos tem o mesmo formato, mas convenhamos que o formato filme indie com Emma Roberts protagonizando é incansável.

No mais é isso, George, o problemático, vai ser ajudado pela “sempre pra frente” personagem da Roberts, que se torna uma inspiração para ele. Ela o mostra o lado “cool” e sociável da vida, ele a mostra sua vibe cult, e assim como quem não quer nada o filme cresce, vários fatores são introduzidos na vida de George e o colocam contra a parede resumindo tudo na primeira lei de Newton: um corpo só sai da inercia quando aplicada uma força sobre ele.

O filme do estreante em longas Gavin Wiesen que esteve na seleção oficial do Sundance com o título de “Homework” é bem montadinho, com uma fotografia cool, uma trilha sonora super indie (Pavement, Shins, Mates of State, Leonard Cohen, etc), um desenvolvimento legal e super-romântico, fugindo aos clichês teen… Ainda dá pra conferir nos dias 17, 18, 19 e 20 nos cinemas Cine Sesc 2, Est. Sesc Botafogo 1, Kinoplex Fashion Mall 1 e Est. Sesc Ipanema 2! Confira os horários nos cinemas!

ArtOfGettingBy A Arte da Conquista (@festivaldorio)FICHA TÉCNICA:

Nome Original: The Art of Getting By
Direção: Gavin Wiesen
Produção: Darren Goldberg
Gia Walsh
Kara Baker
P. Jennifer Dana
Roteiro: Gavin Wiesen
Elenco: Freddie Highmore (A Fantástica Fábrica de Chocolate)
Emma Roberts (Pânico 4)
Michael Angarano
Elizabeth Reaser
Sam Robards
Rita Wilson
Blair Underwood
Lançamento: Jun/2011

Jairo Borges