Cinema por quem entende mais de mesa de bar

A Casa dos Sonhos


E QUANDO O FILME É VENDIDO DE UM JEITO QUE NÃO AGRADA NEM MESMO O SEU DIRETOR? A Casa dos Sonhos sofreu tantos problemas durante sua produção e o lançamento, que Jim Sheridan pediu para ter seu nome retirado dos créditos. O diretor alegou que o estúdio tomou todas as direções criativas do projeto, lançou trailers que traziam spoilers e praticamente “tomou” o filme de suas mãos. Daniel Craig também se recusou a divulgar o filme, demonstrando certo constrangimento com o resultado final.

A produção aparenta ser mais um daqueles filmes de terror inspirados em O Iluminado ou Horror em Amityville: Craig interpreta um escritor que vai morar com a sua família numa casa nova e então coisas estranhas passam a acontecer, levando o público a temer pela segurança da família. Durante boa parte do longa, nós ficamos com essa sensação. Mas então ele se transforma num drama espiritual e finalmente entra como uma velha tramoia envolvendo conspirações e assassinos. Um verdadeiro samba do criolo doido.

Em momento algum A Casa dos Sonhos consegue manter as expectativas ou sustentar sua trama. Naomi Watts por exemplo, surge como uma coadjuvante apagada e que só aparece para ser apontada como culpada por alguns dos acontecimentos do filme, ou seja, sua personagem é fraca e sem graça. Rachel Weisz também tem uma performance apagada, mas pelo menos consegue chamar a atenção como a esposa que nem desconfia do que está acontecendo ao seu redor. Craig até tenta agradar, mas além de lidar com um roteiro fraco e com a sombra de outros tantos personagens idênticos ao seu Will Atenton, acaba sendo complicado demais buscar uma forma de fugir do estereotipo.

- Advertisement -

Mesmo enfrentando tantos problemas na conclusão, e especialmente na forma como o roteiro é conduzido, dizer que o filme é um lixo seria um grande equívoco. Pode estar bem longe dos padrões de qualidade que estamos acostumados, mas não deixa de ser uma boa diversão para quem esquece/ignora que o cinema também é um momento de reflexão.

Título original: Dream House
Direção: Jim Sheridan
Roteiro: David Loucka
Elenco: Daniel Craig, Naomi Watts, Rachel Weisz
Nota

 

Comentários