Cinema por quem entende mais de mesa de bar

A Malvada

QUANDO A MALVADA COMEÇA, a impressão que se tem é que a “vilã” do filme, como bem implica o título, será a grande diva dos palcos Margo Channing (Bette Davis). Afinal, é ela quem se destaca na capa e sua personagem é apresentada ao público com uma feição nada amigável. No entanto, à medida que a trama progride, o espectador descobre que, tanto dentro, quanto fora dos palcos, nada é o que parece.

A coxia do teatro é justamente onde tudo acontece. A interpretação do grande elenco segue o ritmo teatral, trazendo todo o lado cômico dos palcos para a tela (não é à toa que o filme logo foi adaptado para a Broadway). Os bastidores ficam em primeiro plano, e, aos poucos, todo o decoro e polidez dão lugar atensão e brigas. Tudo por causa da novata Eve Harrington (Anne Baxter), que é acolhida por Channing após descobrir que a fã cruzou o país, de San Francisco a Nova York, apenas para vê-la todas as noites em cartaz.

- Advertisement -

A hóspede vai aos poucos ganhando terreno e conquistando todos à volta da atriz, com seu charme, carisma e ingenuidade. Channing logo percebe a relação íntima de seu namorado, o diretor da peça, com Eve, e o ciúme dá lugar à desavença. O único que não é enganado por Eve é o crítico teatral Addison DeWitt (George Sanders), que acompanha toda a trajetória da aspirante a atriz. É ele quem narra o filme e explica todo o desenrolar da história que viu de perto.

A trama pode até ter em Eve seu foco, mas este é um filme de Bette Davis. A jovem Anne Baxter até engana bem – literalmente -, mas deixa a desejar na carga dramática, que, perto de Davis, fica quase que apagada.  A veterana consegue arrancar risadas e trazer o público, que a princípio pode achá-la “a malvada”, para seu time. Isso porque, no fim das contas, o filme nada mais é que uma deliciosa batalha de egos e uma sátira bem-humorada sobre o estrelato. Quando as cortinas se fecham e os refletores se apagam, poucos saem ganhando.

Título original: All About Eve
Direção: Joseph L. Mankiewicz
Produção: Darryl F. Zanuck
Roteiro: Joseph L. Mankiewicz
Elenco: Bette Davis
Anne Baxter
George Sanders
Marilyn Monroe
Lançamento: 1950
Nota:         

 

Comentários