Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Blitz

- Advertisement -


JASON STATHAM É O CULPADO PELAS ONDAS DE ATAQUES EM LONDRES. Pelo menos é essa a ideia que fica no começo de Blitz, o seu novo filme de ação (perdoem a redundância). O ator interpreta um violento policial que tem o costume de agredir os meliantes e arruaceiros. A sorte dele é que ele não matou ninguém enquanto alguém resolvia filmar tudo escondido.

Mas o problema na vida do personagem e que rende todo o desenvolvimento da trama, é que surge um perigoso e desmiolado assassino de policiais disposto a se vingar dos abusos da lei. Na verdade, ele quer se vingar de todos os policiais responsáveis por colocar-lo atrás das grades. Sempre de maneira justa, vale dizer. Sobra para o brutal agente da lei a missão de interromper esses assassinatos e jogar o criminoso atrás das grades.

Como em todo bom filme de ação que se preze, o pau quebra em Blitz. Felizmente isso acontece de maneira inteligente e sem apelar para a pancadaria excessiva. Statham chuta alguns traseiros, quebra algumas cadeiras em narizes alheios e bebe muito, mas tudo isso se encaixa no contexto da produção inglesa dirigida por Elliot Lester. Uma prova de que os filmes do ator podem resultar em entretenimento para a parcela de público que não é exatamente fã de observar dois homens se estapeando e quebrando metade de uma cidade, quando tudo poderia ser resolvido com um belo tiro.

O problema do filme está na forma como a trama, baseada em um livro, é conduzida. Começa como uma ação non-sense, com trilha sonora eletro-rock e a impressão de que tudo será bem zoado, com direito a explosões e tiros em menos intervalos que os cortes dos filmes de Michael Bay. Mas essa primeira impressão logo é substituída por um estilo policial antigão e que tenta soar como uma cópia de Dirty Harry. Se fosse qualquer outro ator, Blitz naufragaria…

Mas no fim das contas, o que realmente importa num filme é a sua capacidade de divertir e entreter o público. E se tem algo em que Statham é competente, além de salvar o dia, é fazer uma pipoca com guaraná valer a pena.

Blitz, 2011
Direção: Elliot Lester
Roteiro: Nathan Parker
Elenco: Jason Statham , Aidan Gillen

Comentários