Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Cataploft, ou Sobre o Oscar 2013

jlawdedo

O LADO BOM DO OSCAR é poder assistir à cerimônia sem sofrer ou se importar com quem ganha ou perde, já que nada ali é pra ser levado a sério mesmo. Ganhar o prêmio não garante que o trabalho de alguém ou de uma equipe seja bom. CLARO que isso não é uma regra, mas a qualidade atrelada à premiação tem se tornado uma exceção.

Tudo estava indo relativamente bem na 85ª edição do Academy Awards. Até mesmo a desnecessária abertura com números musicais do apresentador Seth MacFarlane (talentoso como cantor e dançarino!) não comprometeu. Tanto no tapete vermelho quanto nas premiações nada de bizarro ou injusto, com exceção do playback descarado de Zeta-Jones, que tinha tudo para arrasar no remake de sua Velma Kelly de Chicago, e da apresentação meia-boca (e forçada) do elenco de Os Miseráveis da canção indicada ao Oscar. Todos os prêmios estavam nas mãos dos atores-aposta, sem surpresas. Waltz/Landa/Schultz ganha e faz um discurso interessante, Anne Hathaway sobe ao palco com seu vestido… miserável, e Sr. Tarantino recebe sua estatueta das mãos da DI-VI-NA Charlize Theron e do fofo Dustin Hoffman (cês também repararam na comoção da plateia? Todo mundo ama a figura de Tarantino – fato).

- Advertisement -

Daí o primeiro choque da noite: BARBRA STREISAND CANTA WAY WE WERE COM A VOZ PERFEITA, IMPECÁVEL E MARAVILHOSA DE SEMPRE. E quem liga para o fato de ela estar um pouco cafona? Eu quase caí pra trás de vontade de ver Nosso Amor de Ontem… Linda homenagem a Marvin Hamlisch.

Segundo choque: Ang Lee ganhando o prêmio de direção!!! Se ele merecia? CLARO QUE SIM! Mas os merecedores ganham prêmios da Academia? ÓBVIO QUE NÃO! Mesmo com todas as chances e previsões a respeito do “azarão” e de suas possibilidades de ganhar graças a não indicação de Ben Affleck (por falar nisso, o que vocês acharam da piadinha do MacFarlane?), Lee mereceu e ponto. Minha única previsão que se concretizou? APENAS!

ang

Terceiro choque: J Law caindo? CLARO QUE NÃO! Cair usando um Dior Haute Couture é para poucos, com licença. Mas J Law ganhando de Emmanuelle Riva foi sim uma surpresa desagradável. Apesar das apostas, apesar de achar que a academia NUNCA teria um momento de lucidez como esse, eu ainda tinha esperanças, assim como qualquer pessoa com o mínimo de juízo. A J Law é uma linda, carismática, espontânea, gente como a gente, e dizem as más línguas que está pegando o Bradley Cooper. Sim, nós já a amamos, MAS SEJAMOS JUSTOS? Foi uma triste constatação de que não há esperança.

falldown

Quarto choque (em forma de combo): Meryl Streep usando o mesmo vestido do ano passado (só que prata, enquanto o de 2012 era dourado) e a cara de satisfação/alegria/felicidade de Joaquin Phoenix quando anunciaram seu nome entre os indicados a melhor ator.

jp

Quinto (e último) choque: Amor ganhando o prêmio de melhor filme…. TÁ ACORDEI.

indomavel

Menções honrosas: Hushpuppy sem paciência pra responder às perguntas chatas e repetitivas no tapete vermelho, Jennifer Hudson (vestida de travesti) magra e vozeruda, Adele ganhando a estatueta e apresentando ao mundo seu parceiro de composição e magia Paul Epworth, Sally Field beijando Seth MacFarlane, Kristen Stewart vestida de Cristiane F., Paul Rudd sendo Paul Rudd, o susto com a mulher do Hugh Jackman, Renée Zellweger bêbada , e eu mudando minha opinião sobre o merecimento de Jennifer Lawrence depois de assistir a este vídeo do encontro da nova diva com nada mais nada menos que Jack Nicholson (assista apenas até 1:54, que é quando a Anne Hathaway aparece, e daí não vale mais a pena).

montagemoscar

No mais é o mais do mesmo, e chega de Oscar, quero minha timeline repleta de comentários sobre Avenida Brasil o quanto antes produção! TÁ ACORDEI DE NOVO…

Comentários