Como Você Sabe

Jovem atleta é cortada do time de softball e precisa repensar sua vida. Ela conhece dois homens e começa a se perguntar sobre o que vale mesmo à pena na vida, enquanto vai entrando em um divertido triângulo amoroso.
James L. Brooks é um dos principais nomes por trás do sucesso da série Os Simpsons e dentre os poucos filmes que dirigiu, se destaca Melhor é Impossível de 1997. O sujeito é daqueles que fazem poucos filmes, mas sempre que resolve se aventurar na direção, o resultado é no mínimo agradável. Como Você Sabe é um desses exemplos, onde uma simples história sobre decepções profissionais é contada de maneira sutil e agradável. Claro que o carisma do elenco ajuda bastante, afinal quem resiste a um filme estrelado por Reese Witherspoon?
Se você pensou em Legalmente Loira 2 como um exemplo para detonar a minha argumentação, saiba que mesmo as mais belas e apaixonantes atrizes já tiveram o seu momento Miss Simpatia. Witherspoon tem crédito de sobra depois de ter vencido o Oscar de melhor atriz por sua performance no lindo Johnny and June. Outro ator que pode ser vítima de críticas cruéis é Owen Wilson. Infelizmente não tenho muitos argumentos para defender o cara, então… ame ou odeie.
A verdade é que independente de gostar ou não dessa dupla (ou do Paul Rudd, que completa o triângulo amoroso), o importante é que o roteiro de Brooks é simples, objetivo e engraçado. O melhor de Como Você Sabe é a maneira como a história é conduzida, sem cansar o espectador com clichês previsíveis ou cenas sem necessidade. Bem como a presença de várias piadas e momentos que funcionam. Quando o personagem de Wilson tenta descobrir se está apaixonado, recebe um conselho que entra fácil para a lista dos mais politicamente incorretos (e que é a cara de nossa e qualquer outra geração) do cinema. Aliás, o carisma que Wilson consegue colocar em seus personagens é sempre algo digno de elogios. Aqui ele vive um atleta sem o mínimo tato sentimental e que vibra como um garoto quando fala ou age como um adulto.
De qualquer forma, o roteiro é bem inferior ao excelente Melhor é Impossível. Nem mesmo a presença de Jack Nicholson (que faz um papel importante, mas tem poucas cenas. e nas que aparece, não faz nada de especial) conseguiu deixar as duas produções no mesmo nível. Claro que essa é uma comparação besta e sem sentido, pois são duas obras completamente distintas. E em tempos diferentes. Mas não se pode dizer que em tempos onde surgem poucas comédias românticas inteligentes, Como Você Sabe não merece um lugar de destaque.