Operação Valquiria

Ah, os filmes da segunda guerra mundial. Não dá para explicar o tesão que estou sentindo atualmente ao assistir algum retrato cinematográfico daquela época em que Hitler tentou dominar o mundo. São tantos bons exemplos que viraram grandes produções, que fica dificil citar ou eleger um favorito. Aliás, bem que seria interessante um especial Segunda Guerra. O que acham? Sei de pessoas aqui que iriam bater palma com os pés (como será que se chama o ato de bater palma com os pés? “solma”?) e escrever felizes até sobre Pearl Harbor.

Operação Valquiria tem a direção de Bryan Singer, o mesmo responsável pelo foderoso Os Suspeitos e os primeiros X-Men. O cara é foda para criar boas histórias e como a moda agora é criar filme de guerra, acabou não deixando muito a desejar. Não deixou muito, vejam bem. Tom Cruise está muito bem interpretando o Coronel Claus von Stauffenberg, o homem que quase matou Adolf Hitler. Na história real, o atentado teria dado certo se a bolsa estivesse um pouco mais para o lado. Lembro de ter assistido um documentário uma vez, mas só fui assimilar as coisas no fim do filme.

O grande problema de Operação Valquiria é que ele é rápido e parado demais. O trailer vende um grande filme de guerra do Tom Cruise sobre um ícone da história alemã, mas a verdade é que a produção chega a dar a sensação de que está arrastando, semimorta. Esperava um pouco mais de ação e que essa reatação do Cruise com o sucesso (o filme dele ainda está queimado depois daquela macaquice no programa da Oprah. Se fosse no Brasil, ninguém ia lembrar… aliás… ninguém ia criticar. O povo ia achar bonito!) fosse um tanto quanto mais chamativa. O Coronel Stauffenberg acaba soando como um herói norte-americano. Não transparece realidade, não convence. Ao contrário do Hitler, que causa arrepios. O ator David Bamber rouba a cena nas poucas vezes que aparece.

No fim das contas… vale a pena!

Ficha Técnica:
Operação Valquiria (Valkirie, 2008)
Dirigido: Bryan Singer
Roteiro: Nathan Alexander , Christopher McQuarrie
Genêro: Drama, Guerra
Elenco: Tom Cruise , Tom Wilkinson

  • Fla

    esse filme me decepcionou muito. acho que é justamente essa mania que alguns tem de fazer um trailer melhor que o filme…

    na boa, isso tem que parar!

    e a pessoa que você menciona adoraria fazer um especial de filmes de guerra… 🙂

  • Fla

    e assino embaixo: eita filme cansativo!

  • Junnel

    Ufa…
    Agora me sinto livre para dizer, que eu dormi 3x tentando assistir o comeco deste filme…
    toda a magica acontecia quando comecava a tocar a Marcha das Valkirias na vitrola…
    após a terceira tentativa fui obrigado a delet… a devolver o filme na locadora.
    e o pior de tudo é assumir que a minha mae assistiu este filme… NO CINEMA!
    e GOSTOU!
    eh… os tempos são outros…
    (acho que estou trabalhando demais)

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.