Duro de Matar

Duro de Matar é um dos filmes de ação mais marcantes que o cinema já produziu. Na época, o nome do ator Bruce Willis era mais conhecido pelo seriado A Gata e o Rato e só mesmo depois de encarnar o policial John McClane que ele se tornou um astro. A franquia gerou três sequências, mas nenhuma consegue tirar o charme do filme original, que ainda conta com Alan Rickman (Severus Snape de Harry Potter) no elenco e direção de John McTiernan (O Predador).

Pouca gente deve saber, mas o roteiro de Duro de Matar é baseado em um livro chamado “Nothing Lasts Forever” do escritor Roderick Thorp. O projeto inicial seria para uma sequência de um filme do gigante Arnold Schwarzenegger, mas acabou dando origem a uma das franquias mais interessantes de Hollywood. Todo ator de ação/aventura tem a sua própria franquia e com Bruce Willis não poderia ser diferente. John McClane é um policial sarcástico, esquentadinho e muito, muito rabugento. Todas essas características aumentam a identificação do público com o personagem, que consegue agradar desde aqueles que gostam de tiros e porrada até os que não se importam com um pouco de humor.


A trama é simples. Um grupo de terroristas invade um prédio durante a celebração do natal e sobra para o John McClane, que é casado com uma das pessoas que festejava o natal junto de seus companheiros de serviço, salvar a pátria a tempo de todos poderem chegar em casa e trocar presentes. Muita ação, muito tiro e se tratando de um roteiro que se passa todo em um único ambiente, McTiernan fez um trabalho incrível e inesquecível.

Recentemente comprei a edição “definitiva” em DVD e fui surpreendido pelo interessante material interativo no disco 2. O usuário pode brincar de ser o montador do filme em três cenas diferentes, usando uma das tomadas disponíveis. Para quem gosta de cinema e de entender mais sobre o funcionamento da coisa, o dvd acaba sendo peça indispensável na coleção. Além desse bônus, o segundo disco ainda tem algumas cenas deletadas e versões alternativas de tomadas que acabaram entrando na versão final.

São quatro caipirinhas no nosso Buteco!

  • Jairo Souza

    gnt q compra DVD de duro de matar… tsc tsc tsc… como vc msm disse o filme é simples… clichesão… tudo bem q Bruce Willis dá uma salvada no genero… mas nd q mel gibson e danny glover ja ñ tivessem feito exatamente no ano anterior… fórmula repetida… 4 caipirinhas… forçou hein 2T! forçou! hhuahauhauhauhauhau

  • 2T

    ACHO
    que Maquina Mortifera veio DEPOIS de Duro de Matar, hein… Em maio tem posts dos filmes da saga…

    Esse filme é foda, Jairo!

  • Junnel

    eu acho que ele deu 4 caipirinhas pq gosta de beber iuaehiaeahue

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.