Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Máquina Mortífera 4

- Advertisement -


JÁ OUVIRAM FALAR DE FILMES COMEMORATIVOS? Máquina Mortífera 4 é um desses exemplos. E podemos afirmar isso antes mesmo de chegar até os créditos finais, onde o diretor Richard Donner (Superman – O Filme) escancara o clima festivo do “encerramento” de uma das franquias de ação mais divertidas que o cinema já produziu.

O charme da saga está na química perfeitamente explosiva de Mel Gibson e Danny Glover (Jogos Mortais), conforme já havia mencionado nas críticas dos filmes anteriores. Apesar de serem perfeitamente capazes de sustentar uma trama sem o auxílio dos velhos conhecidos personagens de Joe Pesci e Rene Russo e mesmo do novato Chris Rock (Madagascar), marido (secreto) da filha do personagem de Glover, os produtores acharam melhor manter o clima de alegria familiar e manter a fórmula dos outros filmes. O resultado? Mesmo sendo fraquinho, Máquina Mortífera 4 só perde para o primeiro filme da série.


Martin Riggs (Gibson) e Roger Murtaugh (Glover) começam a sentir o peso da idade ao mesmo tempo em que precisam lidar com um perigoso criminoso chinês (Jet LiA Múmia: A Tumba do Imperador Dragão), disposto a fazer tudo para tirar o irmão da prisão.


A ideia de colocar Li como o vilão da trama, numa época em que Jason Statham ainda não redundância para filmes de ação, havia sido genial. Dessa vez Riggs teria um oponente muito mais ágil e habilidoso do que os vilões dos outros filmes, o que significaria muita porrada. Não por acaso, Máquina Mortífera 4 tem as melhores sequências de lutas da série e tudo isso com o acréscimo do humor ácido da dupla de policiais e da ingenuidade do safado Leo Gertz (Pesci) e o desbocado Lee Buters (Rock).

O melhor momento do filme, sem dúvidas, é a parte em que os detetives invadem um consultório odontológico e interrompem o tratamento de um mafioso chinês. As risadas são garantidas, especialmente se você estiver num dia em que qualquer coisa é capaz de te alegrar.

DADOS TÉCNICOS

Título Original: Lethal Weapon 4
Direção: Richard Donner
Roteiro: Channing Gibson
Produção: Richard Donner
Joel Silver
Elenco: Mel Gibson
Danny Glover
Joe Pesci
Rene Russo
Chris Rock
Jet Li
Duração: 127min
Lançamento: Julho/1998

Comentários