Watchmen

por Fred

Há tempos, uma frase ronda na cabeça de todos os fãs de revistas em quadrinhos, da 9ª arte: Who watches the Watchmen?
E desde que foi lançada, Watchemen é considerada um marco, uma das melhores histórias em quadrinhos já feita, uma obra prima da mente de Allan Moore (A Liga Extraordinária, V de Vingança, dentre outras REVISTAS) e das mãos de Dave Gibbons (Judge Dredd, Vertigo(várias)).
E como todo fã dos quadrinhos, eu tinha uma mistura de medo e ansiosidade a cerca de uma adaptação da história em quadrinhos mais icônica dos anos 80.
E como todo fã dos quadrinhos, eu fui lá na estréia para assistir o que foi considerado como a adaptação mais díficil de uma história de super-heróis para o cinema.

Imaginou o clima? M-E-D-O! “Esse filme vai ficar uma m&rd@! Blá,blá,blá hollywood vai estragar tudo, whiskas sachê blá,blá,blá”

Acompanhei o que pude sobre o filme, da produção a escolha do elenco e fui me acalmando devido as críticas positivas que recebia as cenas que eram liberadas… Vi e não acreditei… Watchemen estava ali, na tela, vivo! T_T

Só então, acreditei no trabalho do Snyder (Zack, produtor da adaptação de 300), gostava da sua câmera em slow motion nos momentos de ação, dando um banho de informação visual em meio a porradaria (viram 300?). E acreditei tbm pq sei q ele é mais um fã de Watchemen e assim como fez com que espartanos de papel se tornassem heróis, transformaria aqueles heróis de papel, em SUPER HERÒIS!

E o que eu vi foi o seguinte:
Que seu enredo (dammed Alan Moore!) sempre será o mais importante, Watchemen não é um filme de AÇÃO como os filmes comuns de super heróis, embora tenham transformado as cenas de combate em algo MUITO, MAS MUITO mais extraordinário do que na revista, sua atenção se prende mesmo é na relação entre o mundo e seus “heróis”, e te faz perguntar: Qual a relação de seus heróis com esse mesmo mundo? De que adianta ser um super homem, se vc não pode evitar as emoções tristes? A guerra?
Em que outro filme de super heróis temos sexo, violência, mentiras? Rorschach e os Watchemen são reais!


Quem vigia os vigilantes?

Portanto, eu recomendo, que vejam o filme pelo que ele tem a mostrar como história. Não pelos efeitos especiais (sensacionais diga-se de passagem! :B), não pela ação ou pela linda Malin “Espectral” Åkerman, mas sim para entendermos até onde vamos em busca de um mundo melhor.

Sai do filme com a impressão de que, no final, a vida é uma piada sem graça e o Comediante estava certo!

(E quem sabe dando uma nota de 1 a 5 em formato de caipirinhas?)
5 caipirinhas!!!!!!!

Extras:
1- Para quem não leu as revistas, recomendo. Leia antes, veja o filme, leia novamente, veja o filme mais uma vez.
Link para pirataria:
http://coringa-files.blogspot.com/2008/04/download-12-revistas-de-watchmen-em-um.html
Link para o modo honesto:
http://www.submarino.com.br/produto/1/21491723/pre-venda:+watchmen+-+edicao+definitiva

2- Spoiler positivo:
Muitas coisas foram mudadas entre o filme e a revista, me pareceram mudanças boas, sempre haverão xiitas, mas acreditem, o filme é realmente bom, mesmo assim!

3- Momento Vcs sabiam? O Alan Moore, odeia hollywood e suas adaptações, nunca viu nenhum filme feito sobre suas histórias e nem recebeu o dinheiro ou os créditos… o.O

4- Momento Scarllet: Malim “Espectral” Åkerman
http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1032999-9798,00-ESTRELA+DE+WATCHMEN+TIRA+A+ROUPA+PARA+REVISTA+MASCULINA.html
(hauhauhauauauhauau imaginando a cara das meninas do blog!)

5- No universo de Watchemen, como os supers existem, as revistinhas em quadrinhos têm outros temas, e o mais comum é o de piratas. Na história existe um garoto que passa o tempo todo lendo um quadrinho desses, que entrará como extra no DVD (que terá 1hr a mais nas suas já enormes 2h30min), estrelado por Gerard “Rei Leônidas/Ps: eu te amo” Butler! (Viu meninas?)

  • 2T

    Me deu uma tremenda preguiça de escrever a minha resenha e vou ficar devendo para um futuro não muito distante. Melhor rever o filme, ler a revista e aí criar uma opinião melhor.

    Mas… como grata surpresa… cheguei nesse buteco e dei de cara com o post do filme. E achei bom, embora tenha ficado meio no ar sem ter um conhecimento prévio dos fatos. Mas a direção do Snyder é foda e a cena da luta inicial é FODA… bem como a menção ao 300 no número do apartamento do Comediante (Que é a cara do Javier Bardem misturado com o Downey Jr)…

    recomendo também!

  • Fred Sixx

    HAUhuaau
    Sabia q eu conhecia aquele comediante de algum lugar! hahaha!

  • 2T

    HAHAHAHAHA

  • João

    eu quero veeeeeeeeeer!!!
    agora: falar que o snyder é um diretor visionário é forçação um pouco não?

  • 2T

    Nem acho forçado. Tudo bem que Robert Rodriguez e Frank Miller que abriram as possibilidades para o Snyder, mas o 300 é sensacional e esse aqui se repete em questão de poesia. Mas a diferença é que a poesia de Watchmen é distorcida, é futurista (mesmo se passando no passado), é sutil.

  • Lucas Paio

    As meninas não precisam se animar tanto, porque o extra com o Gerard Butler será em animação! Hehehe

    E Snyder visionário é forçadão mesmo. Mas fez um filme muito bão!

  • Fred Sixx

    deixemos claro q o “visionário” do Snyder, não fui eu quem falei! Eu acho q ele é um diretor que tem a visão da ação que a HQ muitas vezes não consegue passar… Acho q ele fez um bom trabalho com Madrugada dos Mortos e 300 sim, mas tenho minhas dúvidas qd o caso é fzr uma coisa própria, sem storyboard pronto. Só vendo!

  • Fred Sixx

    Ahhhhh POOOW LUCAS, estragou a surpresa das mulheres! hauhauhauh

  • John Pereira

    Não vi, não li! hahaha

    Melhor prevenir do que “spoilear”, como diria um amigo…

Fred