O Máskara | Cinema de Buteco
Comédia

O Máskara

Antes de mais nada, quero pedir desculpas pelo desaparecimento deste que vos escreve no nosso querido “Cinema de Buteco”, mas os afazeres estão maiores do que o tempo ocioso…

Mas, chega de papo e vamos ao que interessa.

Hoje, depois de milhares de posts, Oscar, estréias e véspera de aniversário, eu volto aqui para falar de um filme de 1994, que nos conta a história de um tímido bancário que tem a sua vida modificada por completo quando encontra na rua uma estranha máscara. Ao colocá-la, ele ganha superpoderes e passa por uma grande transformação de personalidade.

Já identificou a história?

Pois é, hoje falo d’O Máskara, filme dirigido por Chuck Russell, responsável por Queima de Arquivo e O Escorpião-Rei, entre outros, e com Jim Carrey e Cameron Diaz no elenco.

themask1 O Máskara
O filme é o responsável pelo “boom” na carreira de Carrey e também pela estréia no cinema de Cameron Diaz, mas a história contada no cinema não retrata fielmente o que o Máskara representava nos gibis, onde ele era uma pessoa violenta e que só procurava vingança, ao contrário da história contada no cinema, onde ele tem poderes acima de tudo cômicos.

themask1 O Máskara
Em Edge City vive Stanley Ipkiss (Jim Carrey), um bancário decente, mas socialmente desajeitado e sem muito sucesso com as mulheres. Após um dos piores dias da sua vida, ele encontra a estranha máscara de Loki, um deus escandinavo. Quando Stanley coloca a máscara, se transforma em O Máskara, um ser com o rosto verde que possui a coragem para fazer as coisas mais arriscadas e divertidas que Stanley não conseguia fazer, devido a sua timidez, inclusive flertar com Tina Carlyle (Cameron Diaz), a bela e sensual cantora que se apresenta no Coco Bongo, a discoteca mais badalada da cidade.

O Máskara tem velocidade sobre-humana e um humor não-convencional e, enquanto isto, o gângster Dorian Tyrrell (Peter Greene), que namora Tina, se esforça para destruir o Máskara e se apoderar da máscara para usar seus poderes para o mal.

themask1 O Máskara
O filme em si não é aquela obra-prima do cinema mundial e até mesmo a atuação do Jim Carrey não é a melhor que ele já fez até hoje, mas é um filme que consegue cumprir muito bem o seu papel de divertir e traz cenas memoráveis. Quem que já viu o filme e não se lembra de “Cuban Pete” ou, trocando em miúdos, da cena de dança d’O Máskara com os policiais?!

Não é um clássico, não é uma obra-prima, é simplesmente um bom filme, com mil outros por aí, mas sabe como os fãs se comportam, né? Adoram exaltar os seus ídolos em qualquer lugar!

Ficha Técnica:
O Máskara (The Mask, 1994)
Dirigido: Chuck Russell
Roteiro: Mike Werb, baseado em estória de Michael Fallon e Mark Verheiden
Genêro: Comédia
Elenco: Jim Carrey (Stanley Ipkiss / Máskara), Peter Riegert (Tenente Mitch Kellaway), Cameron Diaz (Tina Carlyle) e Peter Greene (Dorian Tyrrell)

Redação do Buteco

Cinema por quem entende mais de mesa de bar.

Comentários

  1. é seu aniversário, né? meus parabeeeens!!! o/
    e excelente escolha! o máscara… amo esse filme e a tal sequeência de dança é a mais hilária do cinema… hahahaha, aliás… pq será que as sequências de danças são as mais engraçadas do cinema?