A Lei do Desejo | Cinema de Buteco
Comédia Drama

A Lei do Desejo

por João

a_lei_do_desejo A Lei do Desejo(La Lei del Deseo) De Pedro Almodóvar. Com Antonio Banderas, Carmen Maura, Eusevio Poncela, Bibi Andersen, Manuela Velasco.

Filme essencial pra quem quer conhecer a filmografia de Almodóvar, para além de seus trabalhos mais atuais, e reconhecidos. Um filme que fala basicamente sobre o desejo, e sobre a lei cujo preço, por mais alto que seja sempre, é pago por nós (nas palavras do próprio diretor). Não há como não perceber algumas referências, mais tarde utilizadas em Má Educação de 2004.

A começar pelo protagonista: assim como no filme de 2004, é um cineasta de sucesso, Pablo (Eusevio Poncela), que se envolve com um jovem que acabou de assumir sua sexualidade, Antonio (Antonio Banderas), e que, misterioso, a príncípio se mostra um rapaz apaixonado e dedicado, mas capaz de tudo para manter sua relação, nem que para isso tenha que tirar do caminho outros amores de Pablo. Para completar o triângulo amoroso temos Tina (Carmen Maura, a mãe de Penélope Cruz em Volver), transexual irmã de Pablo que dedica sua vida a cuidar da filha de sua amiga, e desistiu de se envolver com homens, por causa de um trauma de infância.

A todo momento somos levados a pensar sobre o que é o amor e a obsessão, e sobre a possibilidade de condenar alguém por seus atos impensados, cuja motivação, por mais infundada que seja, acaba sendo legítima para quemm o comete.

Fantásticas atuações do elenco principal, sobretudo de Carmen Maura como o transexual Tina: nunca exagerada, ela sempre consegue passar uma certa feminilidade apesar de nunca ser frágil.

Um ótimo filme, que além da história, nos dá a oportunidade de conhecer o estilo tão característico de Almodóvar, ainda no começo de sua carreira.

João

Filósofo, arte educador, amante de cinema, funk carioca e de uma boa conversa acompanhada de cerveja.