A Tentação (@festivaldorio)

por Fred

A TENTAÇÃO (THE LEDGE,) É UM FILME QUE, nos cartazes, pode parecer mais um romance e na sinopse, um thriller policial. Incrivelmente consegue ser uma qualificada abordagem do que é o reflexo de nossa sociedade atual, e trabalhar em uma trama com o que há de mais polêmico na humanidade, religião.

A história se passa no terraço de um prédio, onde um policial tenta convencer um outro homem a não se suicidar. Ambos tem um drama pessoal. O policial acabara de descobrir que não era pai de seus dois filhos, e o suicida um amor trespassado pelo fanatismo religioso. Para entendermos, o personagem de Hunnam, ele é um homem que após uma tragédia familiar se torna ateu e, convicto de suas opiniões, não dispensa uma boa discussão sobre fé. Isso fica claro quando um casal de novos vizinhos chega em seu prédio e, atraído pela mulher (Liv Tyler), se aproxima deles, criando um conflituoso triângulo amoroso, com suas idéias ateistas entre o casal que é extremamente conservador e cristão. Pra temperar mesmo, soma-se o fato dele dividir a casa com um amigo gay.

É claro que a trama se desenolve no caso entre a gostosa vizinha crente e o bonitão descolado ateu. As discussões sobre fé dão o tom do filme e no fundo são fachada e, na minha opinião, a questão maior é sobre os seres humanos e o quanto fugimos de nossa realidade, nos apoiando em crenças e idéias, que podem ser desfeitas por um acaso, enquanto a vida real, cruel, mas cheia de possibilidades, está ao nosso redor.

O filme é muito bem produzido e flui de forma tranqïila, aumentando a tensão aos poucos… Uma boa produção, com uma trama interessantíssima e moderna e atores excelentes (destaque para o sensacional Patrick Wilson)! Recomendo muito!
3 caipirinhas e meia… e mais meia pra Liv Tyler!

FICHA TÉCNICA:

Nome Original: The Ledge
Direção: Matthew Chapman
Produção: Michael Mailer
Mark Damon
Matthew Chapman
Roteiro: Matthew Chapman
Elenco: Charlie Hunnam
Terrence Howard (Awake)
Liv Tyler (Reine Sobre Mim)
Patrick Wilson (Passageiros)
Lançamento: Jan/2011

  • Tullio Dias

    deve ser foda, hein…

Fred