Cinema por quem entende mais de mesa de bar

O Amor Acontece

Esqueça os rótulos e ignore a possibilidade de ser apenas mais uma comédia romântica. A presença de Jennifer Aniston, a eterna Rachel Green do seriado Friends e/ou eterna ex-mulher de Brad Pitt, pode não cooperar muito para passar dessa fase, mas é preciso persistir. Vencido o primeiro obstáculo, é a hora de combater a sensação de que O Amor Acontece é na verdade, um grande filme de auto-ajuda disfarçado de comédia romântica. Confesso que será um duro combate, mas se você conseguir vencer a disputa, irá receber uma enorme recompensa e um dos dramas mais bem feitos de 2009.

Antes de cometer um grande mal-entendido, devo salientar que, pessoalmente, gostei bastante da produção estrelada por Aaron Eckhart (Dark Knight) e Jennifer Aniston. Percebi diversos clichês típicos de filmes românticos bobinhos, mas quem é que consegue resistir a uma história que te cativa logo nos primeiros momentos? A sequência inicial mostra o personagem principal espremendo limões e lembra demais a abertura do seriado Dexter. O foco da camera na faca deslizando pelo limão soou como uma homenagem ao seriado, que por sua vez já homenageava o cult Psicopata Americano. É um grande contraste falar de um romance comparando-o com uma série e um filme/livro baseado em assassinos seriais, mas é o que consegui imaginar.

- Advertisement -

O personagem de Eckhart escreveu um livro de sucesso e passa boa parte do tempo em viagens de divulgação do trabalho e em palestras. O problema é que enquanto ele diz que as pessoas precisam superar seus problemas e medos, ele próprio continua se enganando e sofrendo pela morte de sua esposa e pelo distanciamento de seu sogro, que o considera um hipócrita. No começo do filme podemos perceber, numa sucessão de cenas engraçadinhas, que a vida do sujeito não vai bem e ele afasta a própria sorte. Até que encontra a personagem de Jennifer Aniston e começa a repensar seus passos.

O diretor Brandon Camp resolveu modificar um pouco a linguagem de comédias românticas (apesar de que O Amor Acontece está mais para drama disfarçado. funciona melhor assim, pelo menos) e filmou cenas em que apenas os pés dos personagens apareciam. Bem divertido e me lembrou de que o uso da camera é bem semelhante ao que acontecia no desenho dos Muppets, que passava no SBT na época em que o Brasil não era nem tetra campeão de futebol ainda. Quanto a trilha sonora, não foi de grande destaque. Infelizmente não era o foco do filme.

Quando for assistir, preste atenção na amiga doidinha de Jennifer Aniston que é interpretada por Judy Greer (Tudo Acontece em Elizabethtown). Por mais batido que seja a “amiga da personagem principal”, a atriz consegue divertir e fazer o espectador rir de suas poesias malucas.

3 caipirinhas

Ficha Técnica:
O Amor Acontece (Love Happens, 2009)
Dirigido:Brandon Camp
Roteiro: Mike Thompson
Genêro: Drama
Elenco: Aaron Ekchart, Jennifer Aniston
Trailer


Comentários