Vanilla Sky

Forget everything you know about love, hate, dreams, life, work, play, friendship, sex, death and just open your eyes.”
Acordo de um pesadelo e descubro que não estava dormindo: essa é minha vida. Nada do que sonhei é realidade, estou preso a uma vida distorcida e desesperadora. E sem saída.
Assim defino o filme.
Quando assisti Vanilla Sky pela primeira vez, não entendi nada. Tive que me aventurar pela segunda vez para compreender a “beleza” do filme, que trás um conceito bem interessante.

David (Tom Cruise) é um playboy milionário e filhinho de papai. Herdou uma grande empresa, então não se preocupa com horários ou com os diretores, que detém 49% das ações, e aos quais apelidou carinhosamente de “Os Sete Anões”. Tem a mulher que quer, a do momento é Julie Gianni (Cameron Diaz), que ele diz ser apenas uma amiga com que transa às vezes. Julie quer ser bem mais que isso.

David conhece então Sofia (Penelope Cruz), por quem se apaixona perdidamente. Ao se envolverem, Julie fica com ciúmes e passa a seguí-lo. Eles se encontram, e ela convence-o a entrar no carro para darem uma volta e conversarem. Mas, movida por um ciúme doentio, ela se joga de um viaduto e morre, deixando David com o rosto desfigurado.
Após acordar de um coma de 3 semanas, ele se desespera e faz qualquer coisa para ter o velho rosto de volta. Qualquer coisa…

David se vê numa prisão, conversando com Dr. Curtis (Kurt Russell), um psicólogo que tenta entender os motivos que o levaram a cometer o crime que cometeu. Mas David não se lembra. E, a partir de flashbacks, ele descobre que seu sonho se tornou um grande pesadelo, na qual ele estava preso.

Recomendo demais! Tentei não entrar muito em detalhes pra não estragar o que o filme tem de diferente e que o faz ser ótimo. O diretor/roteirista Cameron Crowe (Quase Famosos e Tudo Acontece em Elizabethtown) tomou um quartinho e viajou legal pra criar esse filme. O resultado vale a pena! Vale comentar que somos agraciados com uma música do Radiohead na trilha-sonora… assista!

Ficha Técnica
Título Original: Vanilla Sky
Ano de Lançamento (EUA): 2001
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 145 minutos
Direção: Cameron Crowe
Roteiro: Cameron Crowe, baseado em roteiro de Alejandro Amenábar e Mateo Gil
Produção: Tom Cruise e Paula Wagner
Música: Nancy Wilson

Trailer

Redação do Buteco

Cinema por quem entende mais de mesa de bar.