Jogos Mortais 4 + Jogos Mortais 5 | Cinema de Buteco
Terror

Jogos Mortais 4 + Jogos Mortais 5

jogos4 Jogos Mortais 4 + Jogos Mortais 5

No começo de fevereiro fiz um breve post sobre o matador da autoajuda Jigsaw e a quarta parte da franquia Jogos Mortais. O texto era meio datado e deixava claro que, na minha opinião, não haveriam mais sequências depois de cinco filmes. Está provado o engano e antes de cometer o mesmo erro depois de assistir Jogos Mortais 6, é bom falar que a próxima sequência já começou a ser produzida e pode ser lançada em 3D. Ou seja, o cinema se tornou uma eterna vítima de Jigsaw e seus jogos.

Continuo acreditando que os dois primeiros longas não serão superados. Naquela época os filmes não pareciam ser apenas um e os flashbacks eram controlados. Em Jogos Mortais 4 e 5 fica dificil parar e lembrar exatamente que parte pertence a cada um e portanto, eis a explicação para resolver fazer apenas um post juntando as duas histórias (todo mundo sabe que é uma só, mas relevem). Jigsaw, interpretado por Tobin Bell, morreu no terceiro filme e desde então deixou um legado para ser seguido por seu discipulo. As limitações de ter matado o personagem principal são as responsáveis pela “enganação” que acontece nos filmes da série, que contam com diversas repetições de cenas de filmes antigos ou do próprio. Afinal de conta os roteiristas de Jogos Mortais não são assim tão brilhantes.

Em Jogos Mortais 4, dirigido por Darren Lynn Bousman (que escreveu o roteiro de Jogos Mortais 2), nós temos um personagem decidido a encontrar e salvar a vida de seu parceiro desaparecido. Ao mesmo tempo dois agentes do FBI começam a desconfiar que Jigsaw contou com um comparsa desconhecido, possivelmente alguém do departamento do detetive Hoffman. Só no final descobrimos que, em um recurso que já chega a ser cansativo, a história se passa ao mesmo tempo que o que foi visto no terceiro episódio.

jogos4 Jogos Mortais 4 + Jogos Mortais 5

Já em Jogos Mortais 5, o agente Hoffman pensava que era o único sobrevivente do “último” golpe de Jigsaw. A surpresa ficou por conta do agente do FBI que conseguiu escapar de uma armadilha e começou a desconfiar da integridade de Hoffman. Mas é claro que Jigsaw não escolheu qualquer um para ser seu aprendiz e o agente do FBI terá muitos problemas para provar que está certo.

Jogos Mortais merece a atenção justamente por estar anualmente nos cinemas do mundo inteiro desde 2004. A cada ano os sinais de desgaste ficam mais evidentes, mas quem é que vai querer desarmar essa armadilha de entretenimento que funciona e cativa vários fãs do genero. Pode ser que Jogos Mortais 7 encerre o legado de Jigsaw, quem sabe? Só não vou correr o risco de afirmar mais nada tratando-se dos filmes do assassino com as mãos mais limpas que o cinema já produziu.

jogos4 Jogos Mortais 4 + Jogos Mortais 5

Ficha Técnica:
Jogos Mortais 4
(Saw 4, 2007)
Dirigido:
Darren Lynn Bousman
Roteiro: Patrick Melton e Marcus Dunstan
Genêro:
Suspense
Elenco:
Tobin Bell

jogos4 Jogos Mortais 4 + Jogos Mortais 5

Ficha Técnica:
Jogos Mortais 5
(Saw 5, 2008)
Dirigido:
David Hackl
Roteiro: Patrick Melton e Marcus Dunstan
Genêro:
Suspense
Elenco:
Tobin Bell

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.

Comentários

  1. o Bell tem contrato para até o 10º. E eu acho a franqui mt boa. Não achei desgastante. COmo falei no meu post, se vc abstrair as mortes, acho a história foda! Achei o lance das histórias paralelas mt foda! xD

    Mas td bem bigode, vc gosta de Molejo e eu não! AHHAHAHAHAH