Cinema por quem entende mais de mesa de bar

O Despertar

Em 1921, a Inglaterra estava devastada pelo sofrimento e a falta de expectativa trazida pela 1° Guerra Mundial. Nessa situação, muitos apelavam para feiticeiros, espíritas, paranormais e todos os indivíduos que prometiam entrar em contato com os mortos. Florence Cathcart é especialista em desvendar os truques realizados por charlatões que ganham dinheiro “iludindo” pessoas que sofrem com a morte de seus entes queridos.

- Advertisement -

Florence é autora de um livro que conta suas experiências no trabalho. Apesar de não acreditar, ela se diz uma caçadora de fantasmas. Através de sua obra, um colégio interno a convida para desvendar as aparições de um fantasma de um menino que ali morreu anos atrás. A governanta do pensionato é quem sugeriu chamar Florence para resolver o mistério. Vale lembrar que isso aconteceu logo após a morte de um aluno, que até então não tinha explicações concretas.

Por um segundo ela acha que o mistério inteiro foi resolvido: a recente morte do aluno que acontecera no colégio foi causada por uma crise de asma devido ao medo que o menino sentiu do professor, que maltratava as crianças. Mesmo com essa parte já esclarecida, Florence continua sendo perseguida pelo fantasma do menino que ali morrera há anos atrás.

Após esse problema solucionado, todos os meninos vão para a casa dos pais, somente um fica no colégio. A governanta inventa uma história a respeito dos pais daquela criança e Florence acredita. Com isso, em uma conversa com professor que a contratou, a personagem descobre que não há nenhuma criança no local. O verdadeiro mistério começa ai.

O filme é inglês e carregado de características de outras obras da mesma nacionalidade. A fotografia, o cuidado com os detalhes que compõem o cenário e o elenco são perfeitos. Porém o seu roteiro não surpreende tanto. Chamaria atenção do público que considera “O Chamado” um filme assustador. Vale a pena ver sim, mas isso só se você estiver sem opção. Ele chega a causar alguns “sustinhos”, mas nada que te faça ficar acordado com medo do fantasminha. Valem 3 caipirinhas e ½  pela perfeição nos detalhes estéticos, ok?

 

Título original: The Awakening
Direção: Nick Murphy
Produção: David M Thompson
Sarah Curtis
Julia Stannard
Roteiro: Stephen Volk
Nick Murphy
Elenco:  Rebecca Hall
Dominic West
Imelda Staunton
Lançamento: 10.Fevereiro.2012
Nota:

Comentários