Cinema por quem entende mais de mesa de bar

O Lobisomem (1941 x 2010)

Eis q no meio da modinha vampiresca, ressucitam um clássico do terror! Fui a estréria conferir o remake do clássico de 1941, O Lobisomem! Claro, assisti o old one pra poder falar bem/mal do remake! E até o não fizeram um mal trabalho! Mas inventaram cada coisa que francamente…

A essência de ambos os filmes é sutilmente a mesma. Numa cidadezinha no interior da Inglaterra, as pessoas acreditam no mito do Lobisomem. Um trecho de poema é citado em ambosos filmes que dão aquele impacto: Mesmo o homem que é puro de coração e fazer suas preces à noite, irá se transformar num lobo quando o aconitum florescer e a Lua de outono brilhar. Nessa meiúca, Larry Talbot (Lon Chaney Jr/Benicio Del Toro) volta para este fim de mundo, sua cidade natal, após a morte do irmão. Subitamente surge um grupo de ciganos e numa noite, ele é atacado por um Lobisomem, pegando a licantropia e uivando a cada Lua Cheia! No básico é isso. Agora vamos diferenciar!

1941
A idéia do filme não é focar o terror, mas sim o lado psicológico. Dá pra perceber que tem boas referências do Clássico Dr. Jekyll e Sr. Hyde! No original, Larry se apaixona pela filha do dono de uma loja, Gwen (Evelyn Ankers) que é comprometida com Frank (Patric Knowles) um cara qualquer na cidade aspirante a caçador. Mas, entre Larry e Gwen, fica o tempo todo na tensão sexual, não rola nem um beijo. Bela Lugosi faz uma ponta no filme como o cigano/lobisomem que morde Larry. Seu pai, John Talbot (Claude Rains), mesmo sem saber da real situação do filho, o ajuda a tentar manter a sanidade, mas acaba matando o filho sem saber que ele era o Lobisomem. Claro, os efeitos são dignos de 1941! A marca do pentagrama aparecendo com um flash chega a ser hilária! Inclusive, nesta versão, o lobisomem vê a marca aparecer em quem será sua próxima vítima (Premonição feelings). Mas a transformação de homem > lobisomem ficou mt bem feita! Vale falar que o som de uivo de cachorro é bizarra! Mas td bem, estamos em 1941!

- Advertisement -

Direção: George Waggner
Produção: George Waggner
Roteiro: Curt Siodmak
Elenco: Lon Chaney, Jr.
Claude Rains
Warren William
Ralph Bellamy
Patric Knowles
Bela Lugosi
Maria Ouspenskaya
Evelyn Ankers
Lançamento: Dez/1941
Duração: 70min

2010
Aqui, o q manda é o terror! Larry vai parar em Londres, vira lobo e faz a festa. O lobisomem inicial não é um cigano e ainda rola duelo de lobisomens no fim! Ainda inventaram uma história sobre a morte mãe dele e um tratamento psicológico em Londres na sua infância que faz todo sentido em ele achar q tem problemas na cabeça (fora o fato dele ser ator shakesperiano). Hugo Weaving faz o papel do detetive Francis Aberline, chamado para investigar os assassinatos e John Talbot é interpretado por Anthony Hopkins. Inclusive, ele sabe da condição do filho e diz a melhor frase do filme “Coisas terríveis Larry. Você fez coisas terríveis.” Acredite, qdo Anthony “Hannibal” Hopkins diz q vc foi mal, então se prepare, voc está enrascado! Caçadas e muita ação depois, Larry é morto por Gwen (Emily Blunt), ex-mulher do irmão por quem ele acaba se apaixonando. Os efeitos especiais estão sensacionais! A transformação é foda e as cenas de ação são ótimas!

Direção: Joe Johnston
Produção: Benicio del Toro
Scott Stuber
Rick Yorn
Sean Daniel
Roteiro: Curt Siodmak
Elenco: Benicio del Toro
Anthony Hopkins
Emily Blunt
Hugo Weaving
Geraldine Chaplin
Lançamento: Fev/2010
Duração: 102min

Rolou uns spoilers básicos, mas nada q comprometa o filme! O legal é que tem muita coisa que é citada no remake q é um tipo de “homenagem” ao original. Por exemplo, a bengala de prata com a cabeça de um lobo. No 1941, tem toda uma história, já no remake, ela só aparece e pronto! xD O que eu achei mais egal foi manterem o lobisomem bípede. Tanto no original como remake, o lobisomem anda em duas patas, não tendo aquela coisa de lobo gigante (fala sério, isso ficou ridículo em Lua Nova!) Enfim, vale a pena ver os 2. De preferência em ordem cronológica! Dou 4 caipirinhas para George Waggner e Lon Chaney por 1941 e 3 e meia para Benício Del Toro e o Sméagol/Lobisomem Indiano por 2010! Ver para crer (e entender)! ;P

Comentários