Cinema por quem entende mais de mesa de bar

REC 2

Se você esperava um filme tão bom quanto o original, desista. A continuação de REC deixa muito a desejar e em momento algum consegue repetir os sustos da primeira parte. Na verdade, não existiu um momento sequer de susto na história. A impressão que fica é que os diretores perderam a mão e se empolgaram demais com o sucesso do filme anterior. Isso acabou atrapalhando no desenvolvimento de uma história boa e (principalmente) no que diz respeito a incomodar o espectador. Infelizmente tudo que vimos de bom em REC foi ignorado. Faltou suspense, ritmo e um bom roteiro. Pelo menos REC 2 resultou em um bom filme de terror e infinitamente melhor que Quarentena, a versão norte-americana da história.

- Advertisement -

Recomendo que não façam do jeito que eu fiz e (re)vejam REC. A continuação se passa exatamente a partir do momento em que o original termina e acaba sendo preciso deixar a trama (e seus detalhes) bem fresquinhos na cabeça. Obviamente que REC 2 não deve ser visto por não-iniciados, já que estes acabariam ficando confusos com grande parte do desenvolvimento da trama. Tudo que eu havia criticado no filme original ganhou força e explicação com a presença de um padre no meio da equipe de seguranças que invadem o prédio onde a ação acontece. Ou seja, no fim das contas Jaume Balaguero, Luis Berdejo e Paco Plaza (roteiristas do filme) acabaram conseguindo manter uma coerência na história.
O problema é que REC 2 perde demais a essência. Longe de ser ruim, claro, mas mais distante ainda de chegar perto de superar o original. Principalmente na sequência final, digna de filmes como O Exorcista (que aliás é evocado durante diversas cenas), Poltergeist e tantos outros no estilo. A trilha sonora (leia-se ausência) continua sendo marcante e essencial para alimentar o clima de tensão dos personagens. A bela atriz Manuela Velasco volta no mesmo papel de reporter, mas sua participação é bem reduzida. O que é uma pena, já que REC 2 só tem homem no elenco…
De qualquer maneira, a franquia REC conseguiu conquistar vários fãs e mesmo que a segunda parte seja bem fraca, ainda está bem acima da maioria dos filmes norte-americanos do gênero. Vale a pena assistir e tirar suas próprias conclusões. E vejam acompanhados. Excelente filme para o mocinho bancar o herói que protege a mocinha que finge ser indefesa…

Comentários