Ela

por Bia

her-movie-joaquin-phoenix

“PASSADO É UMA HISTÓRIA QUE NÓS CONTAMOS”. Esta frase, após assistir ao filme, me bate como sino. Não somente ela (que é a maior quote da obra, com certeza), mas todas as outras. Porque Ela (Her) tem este teor, de ser uma grande quote. Cada frase falada na situação apontada, tudo parece um soco na sua cara. E uma reflexão do nosso presente.

A história é sobre um cara (Theodore, interpretado por Joaquin Phoenix) que com o término de um relacionamento feliz, resolve instalar um novo sistema operacional (com voz de Scarlett Johansson, que particularmente adoro) com a promessa de não se sentir sozinho. O relacionamento cresce e ele passa a se abrir para novas experiências e obtendo uma nova visão mais colorida da sua vida. Se a gente substituir a secretária eletrônica pela própria Johansson em carne e osso, Ela poderia ser mais um daqueles filmes românticos bobinhos que você tenta adivinhar o final (e normalmente acerta). Só que o longa-metragem não trata de amor. Trata de nós. Da nossa natureza humana.

ela joaquin phoenix

Spike Jonze, diretor e roteirista da produção, trabalhou com muito cuidado para escrever uma história que se passasse no futuro e não fosse uma caricatura. Todas as pessoas vestem as roupas que usamos hoje, carros não voam e ninguém usa teletransporte. O futuro que aborda é muito, mas muito próximo. Não, não é impossível (nem tão possível) um computador ser tão nosso amigo porque de fato ele já é. Algumas cenas mostram as pessoas falando sozinhas com seus sistemas operacionais. Isso soa estranho para a gente, mas olhe para um bar próximo e observe… Poucos se falam. A maioria está preso no seu smartphone, lendo notificações do Facebook e o que a outra pessoa está postando. Ou falando com outro pelo Whatsapp. Já estamos presos neste futuro. A diferença que ainda falamos com pessoas reais.

O que mais assusta é a realidade. Ao final sua sensação é de anestesiado. Como se uma pessoa, amigo talvez, chegasse e começasse a falar umas verdades, sem motivo, na sua cara.  Recomendável para todo mundo. Até porque, precisamos de um soco desses de vez enquanto.

Título original: Her
Direção: Spike Jonze
Gênero: Romance
Roteiro: Spike Jonze
Elenco: Joaquin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara, Chris Pratt, Olivia Wilde
Lançamento: 2013
Nota:[cinco]

Bia