Crítica: A Incrível História de Adaline, de Lee Toland Krieger
Críticas de filmes Destaques Drama Romance

Filme: A Incrível História de Adaline

Adaline-838x558 Filme: A Incrível História de Adaline

Quem quer viver para sempre? Segundo o eterno retorno de Nietzsche, a imortalidade pode ser encarada como uma grande punição: viver para assistir todos que você ama envelhecer e morrer. Esta ideia já foi utilizada várias vezes no cinema, como em o Feitiço do Tempo, O Homem da Terra e A Espera de um Milagre, mas é a primeira vez que vejo um filme com esta temática centrada numa personagem feminina.

O resultado é a centenária Adaline, uma mulher bonita, inteligente e sofisticada que por um grande acaso do destino parou de envelhecer quando tinha 29 anos. Não se enganem com romantismo aparente da história, pois o início do filme é mesmo permeado de grande melancolia. Ela passou tanto tempo no mesmo lugar que passou a fazer parte dele. Cada objeto, cada detalhe a traz uma lembrança, que o diretor faz questão de mostrar ao espectador em formato de flashback.

Os destaques ficam para o design de produção, cabelo, maquiagem e figurinos. Todos eles combinam muito bem com as diversas diferentes décadas da história americana que a protagonista percorre. Destaque também para a presença e atuação de Harrison Ford, como um astrônomo aposentado capaz de declarar belas metáforas amorosas referindo-se a efemérides. Blake Lively também conferiu a Adaline grande carga dramática, emocionando a platéia desde cenas adocicadas até cenas mais depressivas.

Adaline-838x558 Filme: A Incrível História de Adaline

A Incrível História de Adaline não chega a ser uma versão feminina para O Curioso Caso de Benjamin Button, uma vez que temos no primeiro ato uma grande construção de personagens e universo, o segundo ato se desenrola com a chegada de um novo interesse amoroso para protagonista e o terceiro ato acaba pecando por simplificar demais a trama numa comédia romântica extremamente previsível.

O filme ainda peca em seu andamento e ritmo. E apesar de ter uma boa proposta de enredo, o diretor não conseguiu implementar áudio-visualmente tudo aquilo que gostaria de transmitir para a película, apelando para grandes narrações em off para explicar ao público exatamente a mensagem desejada.

Será que o amor será capaz de curar as feridas causadas pelo tempo? Assista A incrível história de Adaline, de preferência em boa companhia, e descubra.

Leonardo Carnelos

Leonardo Carnelos é engenheiro mecânico aeronáutico, árbitro de tênis e responsável pelo blog Art Perceptions (www.artperceptions.com). Paulista, paulistano e palmeirense, acredita que a vida não faz sentido sem o estudo da Arte.