Harry Potter e a Camara Secreta | Cinema de Buteco
Críticas de filmes

Harry Potter e a Camara Secreta

hp Harry Potter e a Camara Secreta

Ao contrário do Joubert, eu era um dos adolescentes de 16 anos fissurados nas histórias criadas pela britânica J.K. Rowling. Há quase 10 anos eu descobria o universo mágico de Harry Potter e junto de alguns dos primeiros fãs dos livros, fui dos membros do site Harry Potter BP. Na época que antecedia o lançamento do primeiro filme, eram raras as pessoas que sabiam do que se tratava. Era um assunto quase que exclusivo do universo nerd. O terceiro livro foi lançado quase que simultaneamente ao primeiro filme, ou seja, quem já gostava/conhecia o livro já estava MUITO PUTO com a quantidade de fãs de ocasião e o alto teor infantil da primeira adaptação. Mas a verdade é que mesmo o fã mais xiita estava aguardando ansiosamente pela estreia do primeiro filme. Junnel fez um post interessante falando sobre como a experiência de ver o filme antes de ler o livro foi negativa. Tudo bem que depois ele traiu o movimento dos leitores e elogiou o primeiro (e pior) longa da série, mas cada um tem a sua opinião. Né?

A Pedra Filosofal me decepcionou. Me decepcionou muito. Até hoje quando assisto, me sinto mal. A trilha sonora é ótima, Alan Rickman OWNA como o Snape (aquela entrada triunfal no primeiro filme é inesquecível) e tudo é muito interessante. O problema é o direcionamento da história para as crianças (em A Camara Secreta, o personagem Dooby consegue ser mais chato que os Ewoks em O Retorno dO Jedi) e em conquistar ainda mais fãs para a escritora Rowling. Fato que conseguiram e que os filmes viraram sinônimo de recordes de bilheteria. Todos os filmes conseguiram marcas impressionantes, o que só deixou a Warner ainda mais confiante em dividir o sétimo e último livro da saga em dois longos filmes. Ah. Este é um ponto interessante: todos os filmes são longos. Eles bem que tentaram agradar aos fãs. Mas, infelizmente, ficaram só na tentativa.

Vou tentar parar de ser xiita e começar a falar exclusivamente da Camara Secreta. Antes de reler todos os livros, este era o que eu menos gostava. A Flávia odeia esse livro e eu o considero atrás apenas de O Enigma do Principe (que é o que vai estrear no meio da semana que vem) , O Prisioneiro de Azkaban e Relíquias da Morte. A Camara Secreta apresenta todas as peças que explicam a estranha conexão de Harry Potter e o bruxo das trevas Voldemort. É o livro mais importante para o desenvolvimento da saga, é quase como O Império Contra-Ataca: fundamental. Na época de lançamento do filme, os fãs ainda digeriam o quarto volume e não tinham a menor noção do que viria a seguir. Apenas a escritora sabia onde ia chegar e cabia a ela a missão de transformar esse filme em algo digno do livro. Pois bem. Como SEMPRE acontece se tratando de Harry Potter, não conseguiram esse resultado e é mais um filme corrido, sem aprofundamentos nos personagens, vago para quem não conhece o livro, e infantil em excesso. Tudo bem que J.K. Rowling se vingou no último livro e eu aguardo ansiosamente pela adaptação, mas A Camara Secreta tem mistérios demais para ser um filme tão cuzão. Só não é pior que o primeiro.

Bem, eu vou ficar por aqui. Amanhã volto com O Prisioneiro de Azkaban e no dia seguinte com O Cálice de Fogo. Até!

De 1 a 5 caipirinhas, esse aqui merece 2!

hp Harry Potter e a Camara Secreta
pela lealdade aos livros

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.

Comentários

  1. gente!
    não sabia que o livro tinha tanta coisa a acrescentar à história assim!
    o que ficou de fora da adaptação por exemplo?!

  2. HAHAHAHAHHA
    Se amarrou no meu ranking de caipirinhas tb né? 😛

    Tb dou 2 capirinhas pra Câmara secreta!
    Mas o livro é mt interessante msm!

    E João, o 2T vai saber te responder melhor pq ele releu recentemente!
    Assim q acabar com o Lua Nova, pretendo reler todos os Harry Potters! ^^

  3. Cara… não vou lembrar exatamente o que, mas o diário do Riddle foi muito pouco explorado. No livro o Harry fica MUITO fissurado no diário e em suas conversas com o jovem Voldie. A Gina revela coisas importantes sobre o Harry…