Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Jean Charles

No último dia 23 de novembro a família do mineiro Jean Charles de Menezes, que em 2005 foi confundido com um terrorista e assassinado, conseguiu um acordo com o governo britânico e irá receber uma grande indenização. Quem não se recorda do “acidente” bizarro (no qual o cara foi confundido com um muçulmano) na época em que Londres era vítima de ataques terroristas, pode ter uma boa oportunidade de saber um pouco da história assistindo ao filme dirigido por Henrique Goldman e com produção de Stephen Frears.

Um dos grandes desafios que o diretor encontrou foi em retratar a vida de Jean Charles da melhor forma possível. Para isso contou com a ajuda de duas pessoas que conheceram Jean na vida real e aceitaram interpretar eles mesmos no longa metragem: o chefe Maurício Varlotta e Patrícia Armani, prima de Jean. Já o ator Selton Mello acaba não repetindo suas atuações em outros filmes de sucesso, mas está longe de ser ruim no papel principal. Seu Jean Charles é um sonhador, como o próprio ator disse em algumas entrevistas, e uma de suas frases marcou o filme: “A vida é agora. Quem pensa no futuro é cartomante”.

- Advertisement -

Outra curiosidade é que o episódio envolvendo Sidney Magal realmente aconteceu, mas com o cantor Zeca Pagodinho e não se tratava de um show, mas sim de um almoço em um restaurante brasileiro. O problema é que o equipamento do buffet deu defeito e se não fosse por Jean Charles, o cantor iria passar fome no dia.

Jean Charles não é uma produção política que visa atacar a polícia britânica. É uma reconstituição da vida de um homem que, como tantos, embarca para o exterior na expectativa de juntar um bom dinheiro e acima de tudo, conseguir ser feliz. Aliando bom humor com o famoso jeitinho brasileiro, Selton Mello conseguiu dar um ar de alegria para a história trágica do mineiro. Pode até não ser o melhor papel do cara, mas a verdade é Mello é um ator acima da média até quando não agrada de primeira. Recomendo demais o filme!

3 caipirinhas

Comentários